RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Dunkin’ Donuts nega atendimento a americana por ser surda

 


A americana Shannon Heroux, que vive na Califórnia, compartilhou dois vídeos no TikTok após denunciar ter sido discriminada numa loja da rede de rosquinhas Dunkin’ Donuts por ser surda. De acordo com o site do programa Today, da emissora americana NBC, Heroux não foi atendida porque não conseguia se comunicar com a equipe da franquia.

Os vídeos foram compartilhados no dia 13 de setembro e logo se tornaram virais na plataforma chinesa de vídeos e chamaram a atenção para as dificuldades enfrentadas por pessoas surdas ou com deficiência auditiva durante a pandemia de covid-19. A primeira gravação já conta com 11 milhões de visualizações.


“Quando cheguei na frente [do balcão], desci minha máscara e disse rapidamente à funcionária: ‘oi, sou surda, como faço o pedido?’. Puxei minha máscara de volta e estava pronto para fazer o pedido”
, conta a americana ao Today.Em conversa com o programa de TV, Shannon Heroux, que usa implante coclear e é capaz de ler lábios, explica que estava trabalhando no Uber quando decidiu parar numa loja do Dunkin’ Donuts para lanchar. Ao entrar no estabelecimento usando máscara e se aproximar do balcão não foi capaz de entender a funcionária, que estava falando atrás de uma barreira de acrílico.

Segundo Heroux, a atendente acenou para o gerente que, após alguns minutos, se aproximou e começou a falar com ela. Como o responsável pela loja estava falando usando máscara, atrás do acrílico e a certa distância, além de outros ruídos do local, ela não conseguiu entendê-lo.

“Eu disse a ele: ‘sou surda, não consigo ouvir você’. E ele continuava falando comigo. Eu sei dizer quando uma pessoa está falando porque a máscara se move, óbvio. Eu continuei dizendo: ‘não consigo ouvir você, preciso ler seus lábios’”, diz Shannon Heroux ao programa da NBC.

Ela diz que o gerente ficava gesticulando para a porta e “repetindo a mesma frase indefinidamente”. A americana presumiu que se tratava de uma brincadeira do tipo “tenha um bom dia”.

Heroux tentou pedir ajuda a um cliente que estava na fila atrás dela, mas também não conseguiu ouvi-lo através da máscara. Além disso, apesar de o estabelecimento permitir o uso de formulário para realização de pedidos, não havia caneta disponível.

“Percebi que ele estava apenas repetindo a mesma frase e depois da terceira vez eu disse: ‘então você não vai anotar meu pedido?’. E ele apenas balançou a cabeça negativamente. Meu coração afundou. Pensei: ‘o que eu fiz de errado?’. Então, saí do Dunkin’ e entrei no carro. Demorei um minuto para entender que meu serviço havia sido negado”, afirma Shannon Heroux ao Today.

Em comunicado enviado por e-mail ao programa de TV, a famosa rede americana de rosquinhas afirma que está “comprometida em criar um ambiente acolhedor” para os clientes.

“Levamos questões como essa muito a sério. Na Dunkin’, estamos empenhados em criar um ambiente acolhedor e tratar todos os clientes com dignidade e respeito. Entramos em contato com a cliente para nos desculparmos e estamos trabalhando ativamente com ela para resolver o problema”, diz o texto enviado pela Dunkin’ Donuts ao programa da NBC.

FONTE: https://www.librasol.com.br/dunkin-donuts-nega-atendimento-a-americana-por-ser-surda/?fbclid=IwAR3ndmVWY0uDBKnMLVEHY3guaORCGbvIvGjCyT02gCZZjyqTAfks7nRAWtg

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