RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quarta-feira, 21 de julho de 2021

Libras será incluída nos programas curriculares das escolas municipais de Campo Grande

 O Programa poderá ser inserido como atividade extracurricular ou na forma transversal, de modo a permitir a inclusão social.

Prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD) autorizou a inclusão do Programa “Língua Brasileira de Sinais – Libras” nas estruturas curriculares das escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme).

O projeto foi aprovado pela Câmara Municipal, e o prefeito sancionou a lei nesta terça-feira (20) em publicação no Diário Oficial de Campo Grande.

O Programa poderá ser inserido como atividade extracurricular ou na forma transversal, de modo a permitir a inclusão social.

De acordo com a publicação, o Poder Executivo Municipal poderá celebrar convênios ou parcerias com entidades públicas e privadas para aplicar o Programa. Além disso, as despesas com a execução ficarão a encargo da prefeitura.

Últimas notícias
O autor do projeto na Câmara, Silvio Pitu (Dem) disse em sua justificativa que a comunidade surda enfrenta dificuldades e limitações no que diz respeito a comunicação e educação, mesmo que a inclusão social e acessibilidade sejam assuntos muito debatidos.

“Muito se fala sobre a importância da aprendizagem de uma segunda língua na infância, mas raramente vemos a Língua de Sinais sendo utilizada como uma opção para crianças ouvintes”, aponta.

Ele completou ainda ressaltando que durante o ensino fundamental e médio, não há oferta do ensino de Libras, “resultando na completa falta de conhecimento pelo povo brasileiro da Língua Brasileira de Sinais, impossibilitando a comunicação e expressão”.

As escolas estaduais de Mato Grosso do Sul já foram contemplados com a Língua de Sinais. Em setembro de 2020, a Assembleia Legislativa (Alems) aprovou projeto de lei para incluir o tema em caráter complementar programático.

FONTE: https://www.librasol.com.br/libras-sera-incluida-nos-programas-curriculares-das-escolas-municipais-de-campo-grande/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.