RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

domingo, 21 de fevereiro de 2021

Tese de doutorado apresenta jogo educativo para a aprendizagem significativa de Libras

 


O trabalho foi realizado por Herleson Paiva Pontes. Um dos produtos finais está sendo utilizado nas aulas do Superior do Instituto Federal do Ceará (IFCE)

A tese acadêmica desenvolvida por Herleson Paiva Pontes, durante o Doutorado em Informática Aplicada, da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, propõe um jogo educativo para a aprendizagem significativa de libras.
Um dos produtos finais da tese – O jogo educativo MatLIBRAS Racing – está sendo utilizado em aulas da disciplina de Libras nos níveis educacionais Médio e Superior do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Além disso, outra contribuição do trabalho – Conjunto de estratégias e boas práticas voltadas para a construção de soluções para o público surdo – vem sendo empregada na construção de aplicativos e jogos educacionais inclusivos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa em Informática Aplicada, Redes e Telecomunicações (IART) do Instituto Federal do Ceará (IFCE), em projetos apoiados pelo CNPq/IFCE.

Herleson Paiva Pontes é doutor em Informática Aplicada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e coordenador e professor do IFCE campus Jaguaribe

Qual o objetivo da pesquisa?
Estimular a comunicação entre surdos e ouvintes pela aprendizagem significativa de sinais na Libras por crianças e adultos, a partir de um aplicativo digital, multiplataforma, baseado em turnos, fortemente visual, com suporte a internacionalização e que utiliza interfaces naturais como o Microsoft Kinect e o Thalmic Myo para sua operação.

Por que é importante saber?
Na Educação, a inclusão dos surdos baseia-se principalmente na oferta de soluções que estimulam a comunicação e a interação com os demais atores dos ambientes acadêmicos, uma vez que a oferta de um ambiente educacional igualitário baseia-se em dois pilares da universalização do acesso à Educação: a inclusão de pessoas com deficiência no dia-a-dia das instituições e a sua socialização com os demais membros dessa sociedade. No entanto, o número de soluções para a aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (Libras) é, em todos os níveis educacionais, insuficiente para a atual demanda de estudantes surdos, seus professores, pais, família e sociedade.

Quais foram as conclusões?
O projeto evidenciou a importância do emprego dos jogos digitais como instrumentos que reforçam, motivam, catalisam e significam o aprendizado da Libras pelos estudantes nos ambientes escolares, estimulou a interação entre surdos e ouvintes no meio acadêmico e elencou estratégias e boas práticas que podem ser empregadas na construção de sistemas educacionais efetivos para o público surdo, combinando de elementos das áreas linguística, cultural, biológica, psicológica e tecnológica.

+ LEIA A DISSERTAÇÃO COMPLETA

https://www.librasol.com.br/tese-de-doutorado-apresenta-jogo-educativo-para-a-aprendizagem-significativa-de-libras/?fbclid=IwAR07q95cDWOWvZJn5xlOE_cYLplg_bVRuNIZ7uvw35BRrGIaGV23ZQYQRaw

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