RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

2ºCONGRESSO INTERNACIONAL DE TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM E COMPORTAMENTO PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 24 À 27/02/2021


Estão todos convidados para celebrar a beleza da linguagem em crianças neurotípicas e cegas ouvintes cuja L1 é Português, e em crianças surdas videntes cuja L1 é Libras e L2 é Português (lido orofacialmente por visão e alfabeticamente por Braille), e em crianças surdocegas cuja L1 é Libras tátil e L2 é Português (lido orofacialmente por tato como no Tadoma e alfabeticamente por Braille). E crianças estrangeiras ou indígenas (ouvintes ou surdas) cuja L1 não é o Português (como as bolivianas nas tecelagens do Bom Retiro de SP, ou as utentes da Língua de Sinais Urubu-Kaapor). O que muda em cada caso?
Data: 27 de março, das 11h15 às 12h.

LINK INSCRIÇÃO:

Leitura em voz alta e silenciosa.
Escrita sob Ditado da Fala Ouvida do Interlocutor ou apenas Audibilizada Mentalmente.
Escrita sob Ditado da Fala Lida Orofacialmente por Visão na face do Interlocutor ou apenas Visualizada Mentalmente.
Escrita sob Ditado da Fala Lida Orofacialmente por Tato na face do Interlocutor ou apenas Tatealizada Mentalmente.
Princípios que permitem descobrir Como Prever os Erros de Leitura e Escrita em Qualquer Palavra do Português por Ouvintes Cegos (Distribuição de Relações FonoGrafêmicas ou OtoLaliGrafêmicas); Videntes Surdos (Distribuição de Relações OptoLaliGrafêmicas); Surdocegos (Distribuição de Relações TatoLaliGrafêmicas).
Mapeamento da distribuição estatística das propriedades da Língua Portuguesa: seus impactos para Explicar, Prever e Modular processos de Linguagem.
Como Mensurar Precisamente o Impacto do Acordo Ortográfico sobre o Aumento da Dificuldade de Leitura e de Escrita do Português Brasileiro. (Gramáticos: por favor ouçam os neurocientistas da linguagem antes de fazer novas reformas ortográficas).
Diferenças cruciais entre a Alfabetização de Ouvintes e a Alfabetização de Surdos (Princípio Semiotático precede Fonotático, Desenvolvimento de Libras como porta de Acesso Semântico, e seu Uso como Metalinguagem para aprender o significado da palavra e a compreensão de como este deriva da combinação entre suas unidades morfêmicas; Soletração Digital como meio de Análise da Composição Grafêmica para Morfossintaxe; Ancoragem na Fala para entender como letras (e suas combinações) compõem Grafemas que representam Lalemas, e seus benefícios para Aprimorar a Qualidade Ortográfica da Escrita e propiciar Inclusão Social).
Proposta de Adaptação das Pré-Escolas de EI como Escolas de Pais de Surdos para Aprender Libras para interagir com seus filhos desde o Teste da Orelhinha , e para Inserção Precoce em Comunidade Linguística Sinalizadora para Aproveitar a Plasticidade Neural e Preparar os Pré-Requisitos para Escolarização Bilíngue nos primeiros anos do EF e, a partir do Ciclo 2, em Turno Complementar, Escolarização Inclusiva.
Necessidade de tornar LDB mais inclusiva e atualizada para que possamos contemplar todas as modalidades da Educação: A Bilíngue, a Especial, a Indígena e todas as demais.

Compreendendo melhor, amamos melhor, servimos melhor.
A vida é curta. A apresentação também: só 45 minutinhos para abordar um universo de belezuras científicas e seus benefícios para nossas amadas crianças.
Reserve sua vaga se você for Fonoaudiólogo, Neurocientista, Psicopedagogo, Pedagogo, Psicólogo, Neuropsicólogo, Psicolinguista.

FONTE:

https://www.facebook.com/photo?fbid=1444527299226899&set=a.333992230280417

 

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