RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

sábado, 6 de junho de 2020

Conteúdo em Língua de Sinais é disponibilizado para aluninhos da Educação Infantil



A Secretaria Municipal de Educação está disponibilizando conteúdos em Língua de Sinais no portal Aprender Brincando, voltado para os pequeninos de zero a cinco anos. Lançado no dia 18 de maio, o site tem atividades dirigidas para os alunos da Educação Infantil, com músicas, brincadeiras, contação de histórias e diversas sugestões de exercícios lúdicos e afetivos para as famílias realizarem com as crianças em casa durante a pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19).
Nesta semana, foi disponibilizada a primeira atividade em Língua de Sinais, tanto para alunos surdos e suas famílias, como para os ouvintes, proporcionando o primeiro contato com a Libras, neste momento de distanciamento social.
Em vídeo, a coordenadora do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado Dr. Tarso de Coimbra, Fabiana Scassiotti Fernandes Solia, ensina as cores em Língua de Sinais. O conteúdo foi inserido no contexto da brincadeira “Amarelinha diferente”, que utiliza recortes coloridos em sua execução. A atividade está disponível no link https://bit.ly/2XfuXW0.
Os conteúdos são atualizados semanalmente e novos vídeos em Língua de Sinais serão disponibilizados, com noções básicas que geram empatia, facilitando a comunicação entre surdos e ouvintes, desde a primeira infância.
Tarso de Coimbra
 
As aulas presenciais no Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado Dr. Tarso de Coimbra também estão suspensas desde o dia 18 de março. Para promover a acessibilidade dos alunos com surdez e deficiência auditiva às atividades remotas no Ensino Fundamental e Médio, a equipe da unidade trabalha com os conteúdos enviados pela escola regular de origem do estudante, em Língua de Sinais ou oralidade, de acordo com as especificidades de cada caso.
A unidade mantém contato com os alunos e suas famílias por meio de recursos como grupos de Whatsapp e Zoom. “As famílias participam e está sendo um aprendizado para todo mundo. É o reinventar-se enquanto professor. É um desafio para todos: alunos, família, professores. Todos nós saímos da zona de conforto e estamos enfrentando essa nova maneira de trabalhar, buscando outros caminhos e novas estratégias, tendo que aprender a lidar com a tecnologia”, destaca a pedagoga Fabiana Scassiotti, que coordena a unidade.
O Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado Dr. Tarso de Coimbra, que completou 60 anos de atividade em 2019, atua em consonância com a legislação e política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. A escola conta com aproximadamente 40 estudantes surdos e com deficiência auditiva, oferecendo atendimento educacional especializado, de forma não substitutiva à escolarização, no contraturno escolar.

http://pocosdecaldas.mg.gov.br/noticias/conteudo-em-lingua-de-sinais-e-disponibilizado-para-aluninhos-da-educacao-infantil/?fbclid=IwAR1FEgGmOuNTYSkn5OWhhJqLH7caRjtbWFJ7ZIY9SLvzZzlWlfeBhWnhQq0

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