RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

sábado, 6 de junho de 2020

Alunos da UFRB criam animação acessível em Libras sobre o Coronavírus

Alunos dos Centros de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas e Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia criaram, em conjunto, uma animação acessível em Libras com informações importantes sobre a pandemia do Coronavírus.

O vídeo é uma iniciativa do Projeto de Extensão Farol – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Surdos na Perspectiva Sócio-Antropológica, coordenado pelo professor Anderson Siqueira e com atuação em diversos campi da Universidade. “No momento atual de pandemia, informações podem literalmente salvar vidas”, aponta o professor, ressaltando a escassez de informações acessíveis à comunidade surda a respeito da doença, inclusive dos órgãos públicos de saúde.
A intenção do professor era criar um vídeo que trouxesse informações visuais de fácil assimilação e que pudesse circular tanto entre surdos que utilizam a Língua Brasileira de Sinais quanto entre aqueles que não a dominam. “Aí entrou a ideia de trabalhar com o cinema de animação, que é uma língua predominantemente visual”, ressalta. A partir dessa ideia, o docente formou parceria com a também professora da UFRB e gestora do núcleo de extensão do Cecult, Ludmila Carvalho, para realizar a animação.
Alunos dos cursos de Licenciatura em Artes e do Bacharelado Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias foram envolvidos na produção. “O interessante é que, antes da pandemia, eu estava justamente trabalhando com os discentes sobre a linguagem da animação em stop-motion. Então a atividade, além de prestar um serviço público de fundamental importância, ainda teve um caráter formativo para todos os participantes”, conta a professora.
Todo o processo foi feito de forma remota e colaborativa, com reuniões virtuais de planejamento e execução. Os alunos fizeram tudo a partir de suas casas: da concepção da ideia ao roteiro, a criação das ilustrações, a filmagem quadro a quadro, até a montagem e pós-produção. Cada um contribuindo em uma parte do processo, que contou ainda com a consultoria de uma pessoa surda e de uma pessoa da área da saúde.“O fato de termos obtido esse resultado em condições de trabalho longe do ideal é uma conquista”, conclui a professora.

VÍDEO:

https://www.youtube.com/watch?v=GFL_hZW5ENk&feature=emb_logo 

FONTE:
https://www.librasol.com.br/alunos-da-ufrb-criam-animacao-acessivel-em-libras-sobre-o-coronavirus/?fbclid=IwAR134egZS10HN4kE_ov7p4si9oI4aXBUVfCKKdZj49nCYNAr_WnOvsS394E

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.