RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quarta-feira, 8 de abril de 2020

Estudante produz máscaras de proteção para surdos nos EUA

Crédito: Reprodução/Facebook Ashley Laurence
Ashley estuda educação para surdos em Kentucky, nos Estados Unidos (Crédito: Reprodução/Facebook Ashley Laurence).

Com o coronavírus se espalhando rapidamente pelos Estados Unidos e os equipamentos de proteção entrando em escassez, uma estudante norte-americana começou a produzir máscaras com abertura transparente na região da boca para a comunidade surda. A leitura labial é essencial na comunicação entre deficientes auditivos.
Ashley Lawrence, de 21 anos, estuda educação para surdos na Eastern Kentucky University e teve a ideia após perceber que as pessoas estavam fazendo as próprias máscaras para se protegerem da pandemia. São mais de 245 mil infectados pelo coronavírus nos EUA – o maior registro em todo o mundo – e 6 mil pessoas morreram até o momento.

“Logo antes da pandemia as máscaras foram feitas e comercializadas para ajudar as pessoas com perda auditiva a terem acesso à boca do médico para leitura labial”, disse Ashley em seu perfil no Facebook. “Então pensei, por que não fazê-las para todos?”, completou.

Ao portal Lex 18, Ashley contou que pediu ajuda à mãe e juntas começaram a fazer máscaras com aberturas de plástico na região da boca. Após o post no Facebook o número de interessados cresceu consideravelmente e ela começou a produzir mais itens de proteção.
É possível pedir máscaras para ela através do email dhhmaskproject@gmail.com> ou ajudá-la financeiramente pela página do GoFundMe. E caso você queira produzir as suas próprias máscaras nestes moldes, Ashley disse que criou um tutorial de como fazer o equipamento e está liberando a quem pedir.

Fonte: https://www.istoedinheiro.com.br/estudante-produz-mascaras-de-protecao-para-surdos-nos-eua/


Agradeço a meu aluno do componente de Libras da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), João Bourgalber, pela indicação de postagem.

Valeu João!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.