RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Deaf Teens, Hearing World: agora dá para assistir ao documentário britânico

Lembram que em fevereiro deste ano postei aqui sobre o documentário da BBC chamado “Deaf Teens, Hearing World“? Naquela época, a gente não podia assistir porque isso era permitido online somente para residentes do Reino Unido. O tempo passou, e um dia recebi um email do Renato Lamadrid, dizendo que ele tinha o vídeo e me passaria se eu quisesse. A esposa dele fez uma licenciatura e uma das disciplinas era Libras, e ela usou o documentário numa das aulas. Topei na hora, pois queria muito assistir. O único jeito que encontramos foi o seguinte: o Renato dividiu o vídeo em seis partes (devidamente legendadas, ufa!) e me mandou o link.



Como dizem no Rio Grande do Sul, me caiu os butiá do bolso. É muito interessante!!! Tem até mesmo uma dupla de gêmeos idênticos, sendo que um é surdo e o outro, ouvinte – a relação que eles desenvolveram é impressionante e de arrepiar. Me chamou a atenção quando uma surda de nascença que faz parte de uma família só de surdos disse que, quando você nasce surdo e alguém chega dizendo que pode ‘te transformar num ouvinte’, aquilo soa como uma agressão, uma ofensa. Isso me abriu os olhos. Há uma menina que fez implante coclear, um surdo que está tirando carteira de motorista…muitas situações do dia-a-dia sobre as quais já conversamos em posts do Crônicas, porém com uma visão diferente, pois são pessoas que moram em outro país – aliás, o país mais desenvolvido em termos de acessibilidade para deficientes auditivos.

CLIQUEM AQUI para baixar as seis partes e assistir a “Deaf Teens, Hearing World”! 

Fonte:
http://cronicasdasurdez.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.