RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

I See What You Say: curso de leitura labial em inglês




Aprendi a ler lábios em inglês com o Canal Sony e meu vício eterno em seriados americanos - agora sinto ódio mortal quando vou assistir aos meus seriados favoritos domingo à noite e todos estão…dublados! Dá vontade de chorar e arrancar os cabelos. Leio MUITO rápido, tão rápido que chego a ficar chocada quando alguém está lendo uma página de revista ao meu lado, por exemplo, e eu já li a página três vezes e a pessoa ainda nem terminou de ler. Que nervoso!!! Mas acho que foi isso que me ajudou nessa tarefa: eu lia tão rápido as legendas em português que podia calmamente acompanhar os lábios dos personagens já sabendo o que eles iriam falar em inglês. Pronto! Foi exatamente assim que aprendi.
Um belo dia, resolvi fazer uma busca sobre cursos de lipreading e acabei caindo num site que vendia um DVD com um curso de leitura labial em inglês. Achei muito interessante o negócio e, como estava de viagem marcada pro exterior, comprei e mandei entregar na casa de um amigo que mora em Londres (só porque assim eu teria o DVD em mãos mais rápido do que se mandasse entregar na minha própria casa!). O site é www.lipreading.com e custa U$49.
A autora é uma especialista em patologias da linguagem e da fala e trabalha com crianças e adultos que têm deficiência auditiva. Só uma dica: não compre se você não tem um vocabulário bom em inglês, porque aí complica. Esse DVD é indicado para quem já tem um vocabulário vasto, porque penso eu que não adianta ficar lendo lábios em inglês se a gente não souber o significado das palavras que estão sendo pronunciadas, certo?? :) 





Além de treinamento visual, esse DVD dá um ótimo treinamento auditivo. O que me desanimou um pouquinho foi que ele deve ter sido gravado bem lá no início dos anos 90, então o look das pessoas parece uma viagem no tempo. O começo é até fácil, mas requer concentração máxima. São 25 frases bem curtas que a moça fala com uma articulação de lábios perfeita (ahhhhh se todo mundo articulasse os lábios como ela!) e a gente precisa entender o que ela diz sem som, só fazendo lipreading mesmo. A partir daí, o nível de dificuldade só aumenta. O engraçado é que, ao mesmo tempo em que dá um nó no cérebro, faz com que ele fique atordoado querendo desvendar o que está ‘lendo’ nas bocas alheias.
A mulher é ninja, porque criou um método que faz a gente ‘entender’ como funciona a leitura labial. Fiquei impressionada com o modo como ela dividiu os tipos de movimentos que fazemos com os lábios em categorias, o que torna tudo ainda mais didático.
Quem tirou algumas dúvidas foi a própria autora, Mary Kleeman, no email hearingvisions@yahoo.com. Pessoa prestativa! Paguei usando PayPal, não tem mistério. Pra entregar no Brasil rola uma taxa de frete de dez dólares. Acho que vale o investimento para quem quer aprimorar o seu inglês, aprender leitura labial em outra língua, treinar o ouvido para a pronúncia das palavras e, principalmente, para quem quer entender a ‘teoria’ da leitura labial em inglês em vez de só ficar na base da tentativa em frente à TV.

 http://cronicasdasurdez.com/i-see-what-you-say-curso-de-leitura-labial-em-ingles/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+CronicasSurdez+%28Cr%C3%B4nicas+da+Surdez%29

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.