RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quarta-feira, 17 de setembro de 2025

Comissão aprova legenda descritiva obrigatória em 50% dos filmes brasileiros

 


A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou projeto que torna obrigatória a exibição de legenda descritiva em ao menos 50% das sessões de filmes brasileiros nos cinemas. A medida visa garantir acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva e outros grupos que necessitam de suporte textual.

O Projeto de Lei 834/25 determina que, ao menos, 50% das sessões de filmes brasileiros exibidas em salas de cinema deverão ter legenda descritiva em língua portuguesa.

Com esse recurso, é possível descrever não apenas os diálogos, mas também outros sons importantes no filme, como efeitos sonoros, músicas e sons ambientais.

Em análise na Câmara dos Deputados, o projeto abrange todas as obras cinematográficas de língua portuguesa (idioma original ou dublado).

Deficiência auditiva
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (
IBGE), 5% da população brasileira (cerca de 10 milhões de pessoas) têm algum grau de deficiência auditiva.

O autor da proposta, deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), relatou que muitas pessoas com deficiência auditiva reclamaram da falta de legenda descritiva nas sessões do filme nacional “Ainda estou aqui”, ganhador do primeiro Oscar para o Brasil. Segundo ele, é comum os espectadores surdos usarem um aplicativo no celular que gere a legenda.

“Ou seja, a pessoa surda precisa ficar acompanhando duas telas simultaneamente: a do cinema (para ver as imagens) e a do celular (para ver a legenda). Apesar de [o aplicativo] ser uma iniciativa que busca a inclusão, isso na prática não é inclusivo”, ressaltou o deputado.

Lindbergh Farias destacou que as legendas em filmes falados em português também beneficiam idosos e outras pessoas com dificuldades de compreensão auditiva em ambientes ruidosos. É o caso de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) e com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) que têm mais facilidade em processar informação e ter sua atenção focada com texto do que com áudio.

Próximos passos
A proposta tramita em 
caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de
Cultura; de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois de passar pela Câmara, o texto será enviado ao Senado.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

FONTE:

https://www.librasol.com.br/comissao-aprova-legenda-descritiva-obrigatoria-em-50-dos-filmes-brasileiros/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.