RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

Especialização em Educação de Surdos e Ensino de Libras (EaD) abre inscrições

 


Estão abertas as inscrições para o curso de especialização em “Educação de Surdos e Ensino de Libras”, na modalidade a distância. As atividades serão realizadas de forma assíncrona e síncrona, por videoconferência, com uso de metodologias ativas de participação e engajamento dos alunos.

São 150 vagas gratuitas distribuídas em cinco polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB): Belo Horizonte, Juiz de Fora, Cataguases, Paraisópolis e Ponte Nova. As inscrições vão até as 16h do dia 28 de fevereiro. A seleção dos candidatos será feita pela análise dos documentos obrigatórios. Veja no edital.

O público-alvo são professores surdos e ouvintes que atuam na Educação Básica e/ou Superior e que tenham a Libras ou a Língua Portuguesa como língua de instrução. Também podem se inscrever os graduados em outras áreas que sejam proficientes em Libras. A especialização tem como fundamento o respeito à diversidade linguística e o acolhimento de pessoas com surdez, reafirmando o valor da inclusão e da equidade na educação.

De acordo com  a coordenadora, Hadassa Rodrigues, a especialização visa o aprimoramento das carreiras do magistério por meio de conhecimentos teóricos e práticos relevantes para a formação continuada e para a qualificação na área. Além de promover melhorias na qualidade do ensino oferecido nas redes públicas e privadas do país, o curso é mais uma forma de fomentar a educação bilíngue e inclusiva à comunidade surda.

Segundo a professora, os egressos poderão atuar nas funções de docente ou agentes da Educação, em cursos livres, podendo, ainda, exercer atividades nas áreas de assessoria cultural e pedagógica. “Dando continuidade a sua formação específica, o cursista poderá, também, atuar como docente de Ensino Superior e pesquisador na área de Libras”, comenta.

A divulgação do resultado final da seleção será feita no dia 12 de março, a partir das 18h, no site do Cead/UFJF.

Inscrições aqui.

FONTE:

https://www.librasol.com.br/especializacao-em-educacao-de-surdos-e-ensino-de-libras-ead-abre-inscricoes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.