"O SILÊNCIO TORNA-SE UMA BARREIRA ENTRE SURDOS E OUVINTES, MAS A LÍNGUA DE SINAIS PODE QUEBRÁ-LA."
(desconhecido)
RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS
DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS
“Em minha silenciosa escuridão, Mais claro que o ofuscante sol, Está tudo que desejarias ocultar de mim. Mais que palavras, Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer. Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria, Verdadeira amizade ou mentira, Tudo se revela ao toque de uma mão: Quem é estranho, Quem é amigo... Tudo vejo em minha silenciosa escuridão. Dê-me tua mão que te direi quem és." Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)
SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."
LIBRAS
LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota
LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão
QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar
quinta-feira, 1 de agosto de 2024
Curso de Letras-Libras da Ufal celebra dez anos com evento internacional
Em comemoração aos seus 10 anos, o Curso de Letras-Libras da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) celebra a data com a realização do Internellis - Congresso Internacional de Estudo em Linguística de Línguas de Sinais, que está com inscrições e submissões de trabalhos abertas até o dia 31 de julho.
Artigos selecionados poderão ser publicados em revista acadêmica Qualis A3 e resumos inscritos serão divulgados em anais. No evento - que acontecerá entre 24 e 27 de setembro, na UFAL e na Uninassau de Maceió, campus Farol - os participantes terão acesso a palestras, minicursos, debates, simpósios temáticos, mesas redondas, dentre outros. Para se inscrever e saber mais informações, o interessado deve acessar o endereço https://doity.com.br/congresso... o objetivo de animar e socializar, o Congresso promoverá a primeira edição do Surday, balada em comemoração ao dia da pessoa surda, que ocorrerá em 25 de setembro, na Boate Rex, Jaraguá, a partir das 20h30.
De acordo com o docente do curso de Letras-Libras da Ufal e coordenador do Internellis, Humberto Meira, a data é importante para reafirmar os laços da comunidade surda, celebrar conquistas e fortalecer o engajamento da comunidade na reinvindicação de políticas públicas voltadas para a comunidade. “Todos, independentemente, se surdos ou não, estão convidados”, frisa Humberto Meira. O professor ainda afirma que a experiência só será possível pela parceria estabelecida com o Rex Bar.
O evento Internellis colabora para o desenvolvimento dos estudos na área de Linguística das Línguas de Sinais existentes no mundo. Para o docente Humberto Meira, “as pesquisas que se referem às Libras são fundamentais para o fortalecimento da língua no Brasil”. Sobre a importância de um evento internacional para se discutir a descrição da gramática, do léxico, da cultura surda e das relações entre Libras e outras línguas, Meira afirma que é importante promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre professores, intérpretes e outros profissionais, tanto do Brasil quanto de outros países.
Dentre os 17 palestrantes, o evento contará com a presença do professor de Linguística da Universidade do Texas em Austin, David Quinto-Pozos, da professora da Universidade Federal de Santa Catarina Mariane Stumpf - que realiza pesquisas relacionadas à escrita das línguas de sinais, da docente Pâmela Pernis, que pertence à Universidade de Colônia/Alemanha, do pós-doutor e professor titular da Ufal. Alexandre Melo, dentre outros convidados do Brasil e outros países. As referências sobre os pesquisadores que vão palestrar podem ser conferidas no site do Internellis.
O Surday
O Dia Nacional do Surdo, o Surday, é comemorado, no Brasil, no dia 26 de setembro e foi instituído por meio do decreto 11.796. A data foi escolhida como comemoração à primeira escola de surdos do país, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!
Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.
BJOS SINALIZADOS.