RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Aluno da UNIR realiza primeiro registro da língua Paiter Suruí de Sinais

 Ibobinha Suruí, indígena e acadêmico do curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ji-Paraná, tornou-se recentemente o primeiro acadêmico da UNIR a conduzir um estudo inédito e inovador de mapeamento e registro da Língua Paiter Suruí de Sinais. 

Intitulado “Registrando a Língua Paiter Suruí de Sinais: Uma Abordagem Didática Intercultural com Arthur Pamãyãd Suruí da Aldeia Oykatxer Surui”, o estudo teve como objetivo mapear e registrar os sinais de comunicação específicos em Paiter Suruí. A pesquisa é fruto do trabalho de conclusão de curso do acadêmico, que é professor indígena na aldeia Oykatxer Suruque, e contou com a participação especial de seu filho surdo, Arthur Pamãyãd Suruí. Aliando a pesquisa e a motivação pessoal, o trabalho resultou no canal "Língua Paiter de Sinais" no YouTube. 

O estudo traz registros de sinais em Paiter, com imagens da sinalização e sua sequência. Para proporcionar uma experiência visual mais completa, imagens e vídeos das sinalizações da Língua de Sinais Paiter Suruí foram disponibilizados através de QR codes com tradução. Cada sinalização feita por Arthur foi documentada e disponibilizada no YouTube, permitindo fácil acesso e utilização como material pedagógico. 

A abordagem inovadora proposta por Ibobinha no estudo busca promover a acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva no contexto escolar indígena, especialmente na Terra Indígena 7 de Setembro, pertencente ao Povo Paiter. Além disso, sua produção também poderá ser utilizada como material de apoio pedagógico, contribuindo para a valorização da Língua Paiter Suruí de Sinais. 

O autor conduziu este trabalho inédito de mapeamento e registro da Língua Paiter Suruí de Sinais sob a orientação das professoras Vanubia Sampaio dos Santos Lopes (Deinter/UNIR) e Rosiane Ribas Eler (DACHS/UNIR), cuja defesa foi em dezembro. 

FONTE: 

https://www.unir.br/noticia/exibir/10733

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.