RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

terça-feira, 26 de julho de 2022

Curso de Aperfeiçoamento "Serviço de Atendimento Educacional Especializado aos educandos com deficiência auditiva oralizados"



INSCRIÇÕES ABERTAS!!!

 21/07/2022 - 16:17

INSCREVA-SE AQUI

Carga horária: 180 horas
Vagas: 300 vagas
Período de inscrição:  20/07/2022 até 30/08/2022 (podendo ser encerrada anteriormente, condicionada ao preenchimento das vagas)
Período de realização 10/10/2022 a 21/04/2023

Objetivo:

  1. Fornecer aos docentes referenciais teórico e práticos para re(conhecerem) quem são os estudantes com Deficiência Auditiva oralizados e quais são os processos de aprendizagem para esse alunado na escola inclusiva;
  2. Definir o que é o AEE atendido no contraturno, planos de acompanhamento e capacitar os docentes do ensino especial à solução de problemas, a partir da prática de casos de ensino que englobe ações voltadas ao Atendimento Educacional Especializado - AEE dos educandos com deficiência auditiva oralizados;
  3.  Apresentar os diversos tipos de Salas de Recursos, seus possíveis equipamentos e materiais pedagógicos, tecnologias, além de desenvolver estratégias de ensino, de identificação dos domínios e de desenvolvimento de habilidades para esses alunos nas salas comuns de ensino, com ênfase nas salas especiais de oferta de AEE;
  4. Capacitar docentes para ampliar as possibilidades de aprendizagem de alunos com deficiência auditiva oralizados atendidos nas escolas públicas brasileiras, assim como quanto à atribuição social da escola inclusiva, seu currículo, suas práticas e as implicações em relação à inclusão educacional desses estudantes.

Conteúdo do curso:

Unidade I - Políticas de Educação Especial, AEE e os surdos oralizados: conceitos, concepções de educação de surdos e os marcos legais da inclusão da pessoa com deficiência e do AEE;

Unidade II - Processo de Identificação, Identidades surdas, tecnologias assistivas e diagnóstico diferencial: quem é o aluno surdo oralizado no contexto da educação especial, aspectos teóricos, adequações curriculares, capacidades, AEE, talentos e os domínios dos estudantes.

 Unidade III – A escolarização da pessoa surda oralizada: Material didático, atuação, metodologias e estratégias propositivas, Planos de atendimento (PAEE, PDEI, PIPE, PPE, PEI, PAI e PDI) e práticas inclusivas (estudos de casos à luz de teorias, das políticas de inclusão e da BNCC).;);

Unidade IV - Legendagem, Acessibilidade, Práticas Educacionais e Programas para surdos oralizados: capacitação do professor no seu fazer diário e as tecnologias assistivas, aplicando metodologias, estratégias e atividades adaptadas e o conhecimento no atendimento de surdos oralizados;

Unidade V - Atendimento Educacional Especializado- AEE para surdos oralizados, profissionais da área e as Tecnologias assistivas: o professor no seu fazer diário no AEE, PDI, atividades adaptadas, estratégias de ensino e avaliação no AEE.

Unidade I - Altas Habilidades/Superdotação - AH/SD: conceitos, aspectos teóricos, política de educação especial e inclusiva, adequações curriculares, desenho universal, capacidades e talentos e os domínios dos estudantes

Informações complementares: 

  • Este curso é exclusivo para os professores e profissionais da educação da rede pública brasileira, em especial, os profissionais atuantes no AEE.
  • Curso gratuito (financiado pelo MEC)

Pré-requisitos: 

  • Possuir Graduação
  • Estar atuante na rede de ensino.

Público-alvo: 

Profissionais de AEE, professores da rede pública, profissionais da educação e demais profissionais atuantes na inclusão de pessoas com deficiência.

Modalidade de ensino:

100% EaD e assíncrona

Local: 

Acesso online pela Plataforma Moodle do CEAD/UFU (o link e as instruções serão encaminhadas aos participantes por e-mail)

Coordenação:

Profª Eliamar Godoi – ILEEL / LPDL.

Tópicos: 

FONTE: http://www.cead.ufu.br/noticia/2022/07/curso-aperfeicoamento-servico-atendimento-educacional-especializado-educandos-deficiencia-auditiva-oralizados

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