Objetivo:
- Fornecer aos docentes referenciais teórico e práticos para re(conhecerem) quem são os estudantes com Deficiência Auditiva oralizados e quais são os processos de aprendizagem para esse alunado na escola inclusiva;
- Definir o que é o AEE atendido no contraturno, planos de acompanhamento e capacitar os docentes do ensino especial à solução de problemas, a partir da prática de casos de ensino que englobe ações voltadas ao Atendimento Educacional Especializado - AEE dos educandos com deficiência auditiva oralizados;
- Apresentar os diversos tipos de Salas de Recursos, seus possíveis equipamentos e materiais pedagógicos, tecnologias, além de desenvolver estratégias de ensino, de identificação dos domínios e de desenvolvimento de habilidades para esses alunos nas salas comuns de ensino, com ênfase nas salas especiais de oferta de AEE;
- Capacitar docentes para ampliar as possibilidades de aprendizagem de alunos com deficiência auditiva oralizados atendidos nas escolas públicas brasileiras, assim como quanto à atribuição social da escola inclusiva, seu currículo, suas práticas e as implicações em relação à inclusão educacional desses estudantes.
Conteúdo do curso:
Unidade I - Políticas de Educação Especial, AEE e os surdos oralizados: conceitos, concepções de educação de surdos e os marcos legais da inclusão da pessoa com deficiência e do AEE;
Unidade II - Processo de Identificação, Identidades surdas, tecnologias assistivas e diagnóstico diferencial: quem é o aluno surdo oralizado no contexto da educação especial, aspectos teóricos, adequações curriculares, capacidades, AEE, talentos e os domínios dos estudantes.
Unidade III – A escolarização da pessoa surda oralizada: Material didático, atuação, metodologias e estratégias propositivas, Planos de atendimento (PAEE, PDEI, PIPE, PPE, PEI, PAI e PDI) e práticas inclusivas (estudos de casos à luz de teorias, das políticas de inclusão e da BNCC).;);
Unidade IV - Legendagem, Acessibilidade, Práticas Educacionais e Programas para surdos oralizados: capacitação do professor no seu fazer diário e as tecnologias assistivas, aplicando metodologias, estratégias e atividades adaptadas e o conhecimento no atendimento de surdos oralizados;
Unidade V - Atendimento Educacional Especializado- AEE para surdos oralizados, profissionais da área e as Tecnologias assistivas: o professor no seu fazer diário no AEE, PDI, atividades adaptadas, estratégias de ensino e avaliação no AEE.
Unidade I - Altas Habilidades/Superdotação - AH/SD: conceitos, aspectos teóricos, política de educação especial e inclusiva, adequações curriculares, desenho universal, capacidades e talentos e os domínios dos estudantes
Informações complementares:
- Este curso é exclusivo para os professores e profissionais da educação da rede pública brasileira, em especial, os profissionais atuantes no AEE.
- Curso gratuito (financiado pelo MEC)
Pré-requisitos:
- Possuir Graduação
- Estar atuante na rede de ensino.
Público-alvo:
Profissionais de AEE, professores da rede pública, profissionais da educação e demais profissionais atuantes na inclusão de pessoas com deficiência.
Modalidade de ensino:
100% EaD e assíncrona
Local:
Acesso online pela Plataforma Moodle do CEAD/UFU (o link e as instruções serão encaminhadas aos participantes por e-mail)
Coordenação:
Profª Eliamar Godoi – ILEEL / LPDL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!
Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.
BJOS SINALIZADOS.