RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

terça-feira, 5 de outubro de 2021

SURDOS, EDUCAÇÃO BILINGUE E LDB: DESAFIOS E POSSIBILIDADES - 07/10/2021

 




De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) divulgados em 2020, mais de 10 milhões de pessoas tem algum problema relacionado a surdez, ou seja, 5% da população é surda. Sob esta ótica, o Programa Amalibras, da Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA, por meio do evento SURDOS, EDUCAÇÃO BILINGUE E LDB: DESAFIOS E POSSIBILIDADES, convida-os para dialogar conosco sobre a situação social e educacional de surdos no Brasil, principalmente a respeito da educação bilíngue de surdos, recentemente sancionada pela Lei Nº 14.191. Sabe-se Inúmeras dúvidas surgem em torno da (necessária) escolarização das pessoas surdas. Entretanto, o objetivo deste evento é dialogar a respeito do ser surdo, da educação bilíngue como atual modalidade de educação escolar que constitui a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB e, sua cidadania.
O Evento acontecerá no dia 07/10/2021, a partir das 13h45h, no facebook oficial do Programa Amalibras, com certificação gratuita.
Informações: progamalibrasufra@gmail.com
#PraCegorVer: Cartaz em formato retangular em fundo verde, apresenta o evento organizado pelo Programa Amalibras/Ufra, com o tema escrito em letras maiúsculas na cor branca, Surdos, Educação bilingue e LDB, desafios e possiblidades, em sequência informações das inscrições pelo link: http://bit.ly/amalibraspalestras2021 com certificação de 04 horas, no dia 07 de outubro de 2021, às 14h. Transmissão ao vivo pelo Programa Amalibras - UFRA, abaixo a imagem em círculo até o ombro de uma mulher de nome Pamela Matos, mediadora do evento. Do lado direito a imagem em círculo dos 4 palestrantes do evento, de cima para baixo, a imagem de uma mulher de nome Crisiane Bez Batti, da Diretoria de Políticas de Educação Bilingue de Surdos – MEC, em sequência a imagem de um homem de nome Hamilton Rodrigues, Coordenador do Curso de Letras/Libras da UFAM, segue a imagem de um homem de nome Felipe Linhares, Coordenador da Educação Especial da Seduc-Pará, o último palestrante é homem de nome Magno Prates, Vice-presidente da FENEIS. Na barra inferior as logomarcas dos realizadores do evento: Ufra 70 anos, Núcleo Acessar e Programa Amalibras, como apoio: Curso Letras/Libras, ICIBE, Proaes e Instituto mãos de ouro.

FONTE: https://www.facebook.com/amalibrasufra/photos/a.121869649512365/394838672215460/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.