Dois amigos encontram uma chave e uma porta misteriosas na loja em que trabalham. Ao atravessar, ficam perdidos na linha do tempo. Agora eles precisam encontrar o caminho de volta para a sua época, enquanto viajam por marcos históricos importantes para as comunidades surdas do Brasil, e ainda lidar com a perseguição de um homem misterioso através do espaço-tempo.
A HISTÓRIA
Samuel e Louise na loja, prestes a abrir a porta misteriosa.
Enquanto os outros funcionários vão para um bar comemorar a promoção a gerente de um dos colegas, Samuel e Luise são dois amigos surdos que acabam ficando para trás para limpar e fechar a loja. Durante a limpeza, os dois encontram uma chave estranha e uma porta que não existia antes. Ao destrancar a porta, eles descobrem que a chave abre uma passagem pelo tempo, e são jogados duzentos anos no passado, em uma época em que as línguas de sinais ainda estavam se desenvolvendo e eram proibidas.
Agora eles precisam encontrar o caminho de volta para a sua época usando, a chave para encontrar a porta certa que os guiará para casa. Enquanto isso, eles vão passando por marcos históricos importantes para as comunidades surdas do Brasil e do mundo, enfrentando os problemas de cada época para pessoas como eles que podem não ser tão diferentes quanto os problemas do seu tempo, além de ter que lidar com a perseguição de um homem misterioso através do contínuo espaço-tempo.
Samuel e Sofia passaram pela porta misteriosa e chegaram à uma outra época.
O PROJETO
Uma das coisas que diferencia o ser humano dos outros animais é a sua capacidade de criar histórias e de repassá-las, seja para entreter ou ensinar uma lição. Desde criança, sempre gostei de acompanhar histórias. Eu amava contos como Cinderela, Chapeuzinho vermelho e Os Três Porquinhos. Mas havia um problema: haviam pouquíssimos lugares onde uma criança surda teria acesso à esse tipo de conteúdo. Tendo a Libras como minha língua materna, os livrinhos infantis pouco me atraíam, pois eram escritos em português, uma língua oral e auditiva.
Eu não conseguia entender a história por trás daquelas ilustrações, pois não havia alguém para contar de uma forma que eu pudesse entender. Na época, os materiais que existiam para crianças como eu não tinham tanta qualidade, pois não recebiam a atenção adequada para esse público. Infelizmente, esta é uma realidade comum entre muitas famílias no Brasil, que têm filhos surdos e nenhuma referência para ensiná-las como educar essas crianças, atender as suas necessidades.
Cena do livro retratando a época em que professores puniam nos alunos que falavam em língua de sinais.
Por isso, neste livro, nosso objetivo é oferecer protagonismo e representatividade para adultos e crianças surdas através de uma aventura divertida, com um bônus de celebrar a luta das pessoas surdas pelos seus direitos ao longo da história. Os personagens vão de encontro a alguns acontecimentos reais que foram muito importantes para a formação das comunidades surdas no Brasil, como o Congresso de Milão, em 1880, quando numa reunião de educadores foi decidido que era proibido o uso e o ensino das línguas de sinais, e também como a Criação do Imperial Instituto de Educação de Surdos (atual INES - Insituto Nacional de Educação de Surdos), por fundado em 1857 por D. Pedro II e E. Huet.
É uma aventura com mistérios para serem resolvidos e pistas escondidas nas ilustrações. Venha com a gente nessa jornada e nos ajude a solucionar esses segredos.
SAMUEL (SAM)
Ele é um rapaz surdo oralizante que nasceu numa família de ouvintes. Usa aparelhos auditivos para ouvir os sons do seu ambiente, mas não entende a fala 100% e não gosta de fazer leitura labial. Por isso prefere conversar em Libras, que foi como ele se conectou com o mundo à sua volta e com sua melhor amiga. Na loja onde trabalha, ele é um dos candidatos à promoção a gerente, porém sofre com o desprezo dos outros funcionários e acaba perdendo o cargo para um outro colega. Na noite que a turma sai para comemorar, ele é obrigado a ficar para limpar a loja e encontra a chave para sua aventura. Em seu arco, Samuel passa de alguém conformado que aceita o que a vida impõe, para alguém capaz de transforma sua própria realidade e que não leva desaforo para casa.
SOFIA
Ela é uma moça surda, que nasceu em uma família de ouvintes, mas tinha uma avó surda que a ensinou a falar em Libras. Melhor amiga de Samuel, não larga o celular por nada, documentando sua vida nas redes sociais em cada passo que dá. Em sua jornada, ela sofre com sua dependência, pois não existe conexão com a internet para guiá-la pelo caminho. No final da história ela percebe que existem coisas mais importantes que curtidas e comentários, e passa a ter uma atitude mais firme para enfrentar as dificuldades.
O GORRO AMARELO
Não sabemos quem ele é, e nem seus objetivos. Mas de uma coisa temos certeza, esse homem misterioso também é um viajante do tempo, pois de alguma forma está perseguindo os dois amigos ao longo das diferentes épocas e sempre consegue encontrá-los, independente de onde estejam. Em algum momento, a dupla terá que parar de fugir e enfrentar o perigo de frente. Só assim poderão encontrar o caminho de volta para casa.
A ARTE E O LIVRO
Sam e Sofia é um projeto de história em quadrinhos. O desenho será em cores e com contorno. Cada época tem sua própria paleta de cores, demarcando a passagem dos personagens através do tempo. O traço é feito de forma que agrade tanto o público adulto quanto o infantil. Além disso, terão pistas e easter eggs escondidos nas ilustrações que podem revelar segredos dos personagens e da história.
*Essa é uma capa provisória/temporária, e será atualizada nas próximas semanas.
Tamanho: 15 x 21 cm
Capa cartonada
56 páginas em papel 120g
Colorido
Ambas as linguagens (textual e imagética) terão o máximo de cuidado para que haja maior compreensão da história. Muitos surdos têm dificuldades com a língua portuguesa e por isso os textos serão adaptados para que haja uma conexão clara com a narrativa das ilustrações. Essa revisão será feita com a ajuda de ___________________, que é especialista em...
OS IDEALIZADORES
GABRIEL ISAAC / @isflocos
Designer Gráfico, fotógrafo, videomaker e Intérprete de Libras, Gabriel Isaac é surdo e criador de conteúdo, onde através de vídeos feitos em Libras no Youtube e no Instagram. Foi através de sua experiência como pessoa surda que essa história em quadrinhos foi escrita. Ele vem representando as Comunidades Surdas e transmitindo mensagens de incentivo, motivando mais pessoas a mostrarem suas realidades e promovendo a união da sociedade em uma só.
ARIEL XAVIER / @meninovoador
Ariel é Designer Gráfico e trabalha fazendo ilustrações publicitárias, editoriais e caricaturas para presentes. Ele usa seus estudos e habilidades para dar vida aos personagens, e será o responsável por ilustrar a jornada de Sam e Sofia através da linha do tempo, e por esconder os segredos para que os leitores encontrem no decorrer da história.
FONTE:
https://apoia.se/achavedestra
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!
Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.
BJOS SINALIZADOS.