RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

domingo, 7 de junho de 2020

Projeto da UFPA produz máscaras especiais de proteção à Covid-19 para surdos

Uso de máscara facial para a proteção contra a doença também precisa de especificidades: pessoas com deficiência auditiva precisam ver a boca para fazer leitura labial.

Pessoas com deficiência auditiva enfrentam desafios ainda maiores na pandemia. O acesso à informação sobre a doença, algo fundamental para a população, não chega aos surdos, que necessitam da tradução em Libras.

 


O uso de máscara facial para a proteção contra a doença também precisa de especificidades: pessoas com deficiência auditiva precisam ver a boca para fazer leitura labial. Pensando nisso, um projeto da Universidade Federal do Pará (UFPA) tenta garantir a inclusão social deste público e produz máscaras especiais de forma sustentável.
Segundo a professora Pâmela Matos, que é surda, e vice-coordenadora do curso de Letras/Libras da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) muitas informações não são acessíveis, o que dificulta o entendimento sobre precauções, prevenção e cuidados sobre o coronavírus.
Há cerca de 3 anos, o projeto Costuraê, uma iniciativa do time Enactus UFPA, busca trazer para mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica uma fonte de renda e empoderamento, dando a elas uma melhor qualidade de vida. Na pandemia, a iniciativa desenvolveu uma máscara de proteção especial para surdos.

https://www.librasol.com.br/projeto-da-ufpa-produz-mascaras-especiais-de-protecao-a-covid-19-para-surdos/?fbclid=IwAR28acm8U-bKxi-coO4XnfRMJ3Y-OuVdEgmsj-Zf5dW9D1Dic2STEVM-tC4

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.