FONTE:
https://www.instagram.com/p/DCPjo4pvJj-/?igsh=MXNsdXZpdWRrMWd4
Aguardem!
Novo curta-metragem
“A chuva é importante em LIBRAS”
As crianças da comunidade surda terão uma surpresa neste final de ano. É o lançamento do curta-metragem “A chuva é importante em LIBRAS”.🧏♂️
A produção é baseada no livro “A chuva é importante em LIBRAS”, que foi lançado em 2022 pelo cartunista surdo Lucas Ramon (Tikinho).
O enredo traz o personagem Vitor, que faz amizade com a Chuva e descobre coisas incríveis sobre o meio ambiente.
O curta está previsto para ser lançado em 25 de novembro, às 10 horas, no cinema do Shopping de Taboão da Serra.
A produção é de Simone Ferreira, com direção de Lucas Ramon e animação de Gabriel Ferreira.
O curta conta com apoio do Governo Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo, por meio da Lei Paulo Gustavo de apoio ao desenvolvimento de atividades de economia criativa e solidária e demais áreas da cultura.
🥰Acompanhe mais novidades por aqui
Link para reservar seu ingresso na Bio.
https://www.sympla.com.br/evento/curta-metragem-a-chuva-e-importante-em-libras/2729325?share_id=whatsapp
FONTE:
https://www.instagram.com/p/DCQYgybu8Hd/?igsh=MXVlbDhpNDRxbGhuOQ%3D%3D
FONTE:
https://www.instagram.com/p/DCR7R4vJ04f/?igsh=bjdhMms2N3NmZnpj
FONTE:
https://www.instagram.com/p/DCSPztZNqIt/?igsh=MmZkbXkxM2k0NHhq
INSCRIÇÃO:
FONTE:
https://www.instagram.com/p/DCSM8Utx_kQ/?igsh=MTU1emdtcXRuMmVwcA%3D%3D
FONTE:
https://www.instagram.com/p/DCU-sj7S0zV/?igsh=bHhxODJjaW1ncHlz
FONTE:
https://www.instagram.com/p/DCT_xy5Jlf5/?igsh=MXUxcGk5cjluMjY4NA%3D%3D
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https://www.instagram.com/reel/DCU7UrORK_x/?igsh=eTc2bHF3OGF5aWY2
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https://www.instagram.com/reel/DCSli_1CYp4XV6wGG1tafBX3NvMG00vSdKNfPI0/?igsh=eTIwdmNzNTl1cTE5
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https://www.instagram.com/p/DCHJ9jdJhOH/
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https://www.instagram.com/p/DBZZAB7PCfe/
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https://www.instagram.com/p/DCU2I1gJRe7/?igsh=MXBueG8xaDNuOGFzNw%3D%3D
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https://www.instagram.com/p/DCUGqPHOIKR/?igsh=MWxqb21ndDBsNXNlZg%3D%3D
Os alunos matriculados poderão acessar os conteúdos e aulas gravadas ministrados por professores surdos com formação específica na área
A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) abre nesta quarta (13) as inscrições para o curso “Introdução a Libras”. Com 1,5 mil vagas disponíveis, as aulas on-line integram a Escola da Inclusão, ambiente virtual dedicado à promoção e à disseminação do conhecimento sobre inclusão de pessoas com deficiência na sociedade. A iniciativa é resultado da parceria entre a SEDPcD e a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).
Os alunos matriculados poderão acessar os conteúdos e aulas gravadas ministrados por professores surdos com formação específica na área e, ao final do curso, receberão o certificado de conclusão.
FONTE:
https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/ultimas-noticias/escola-da-inclusao-de-sp-abre-inscricoes-para-curso-de-introducao-a-libras-no-dia-13/
FONTE:
https://www.instagram.com/p/DCT2OTbJaCi/
FONTE:
https://www.instagram.com/p/DCPVTWQPDYc/?igsh=MTIzcHpzczk5Zmk0ZQ%3D%3D
A Direção Geral do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei, usando das atribuições legais e normativas que lhe confere, junto à Direção de Ensino do Campus e ao Pró-Reitor de Ensino do IF Sudeste MG tornam público nesta data, 17 de janeiro, o Edital N° 01/2024 que trata sobre o período de inscrições para preenchimento de vagas para o Curso de Formação Inicial e Continuada, a ser ofertado no primeiro semestre de 2024. As inscrições são de 18 a 29 de novembro.
Os cursos e Programas de Formação Inicial e Continuada (FIC) de profissionais são ofertados pelos institutos federais e tem por objetivo a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização em todos os níveis de ensino, nas áreas da Educação Profissional e Tecnológica.
A carga horária do curso Língua Brasileira de Sinais (Libras) Básico é de 160 horas ( 2 semestres) e ocorrerá presencialmente uma vez por semana no período noturno. As aulas iniciarão em 2025 e seguirá calendário dos cursos FIC, Técnicos subsequentes e graduação.
As inscrições serão realizadas, no período de 18/11/2024 a 29/11/2024 no pelo link https://forms.gle/i2JbGYJLpB1ViZr99. Poderão inscrever-se os interessados que contemplem os requisitos mínimos de escolaridade, conforme Quadro 1 do referido edital.
Clique aqui para acessar o edital
FONTE:
https://www.librasol.com.br/campus-sao-joao-del-rei-lanca-edital-para-curso-de-libras-gratuito-2/
Anote aí a novidade do 9° SELL!
O evento acontecerá nos dias 18 a 22 de novembro de 2024, será presencial e localizado no CCE, bloco B, UFSC.
FONTE:
https://sell.paginas.ufsc.br/programacao-2024/?fbclid=PAZXh0bgNhZW0CMTEAAaY5etBSWGlYxapMbktyC0sfy58X69iOCA9rGB2Y-6XQftdi0pQrztu6WIE_aem_22nzr-w_z1Ma67eMBy45EQ
FONTE:
https://www.instagram.com/p/DBU7vU2RKQ8/
Promover a inclusão de pessoas com deficiência é cada vez mais reconhecido como algo essencial na nossa sociedade. Com soluções cada vez mais personalizadas, a IA está facilitando o dia a dia de muitas pessoas e contribuindo para um mundo mais inclusivo.
A IA já está mudando a vida de muitas pessoas com deficiência de maneiras bastante práticas. Os assistentes virtuais, como a Alexa e o Google Assistant, têm ajudado pessoas com mobilidade reduzida a controlarem dispositivos domésticos, acessarem informações e se comunicarem sem precisar tocar em aparelhos. Esses assistentes tornam tarefas cotidianas, como acender luzes ou enviar mensagens, muito mais acessíveis.
Para pessoas com deficiência visual, apps como o Seeing AI da Microsoft funcionam como “os olhos digitais”. Eles descrevem o ambiente, lápis o que está em volta, identificam objetos e leem textos em voz alta. Esse tipo de tecnologia está ajudando muita gente a navegar pelo mundo de maneira mais autônoma e confiante.
A inteligência artificial está promovendo inclusão para pessoas com deficiência auditiva em reuniões com legendas automáticas e personalizando o ensino para atender às necessidades específicas de alunos com dificuldades de aprendizagem.
Já para as pessoas com deficiência auditiva, os sistemas de reconhecimento de fala são um grande ganho. Hoje, plataformas como Zoom e Microsoft Teams já incluem legendas automáticas, tornando as reuniões mais inclusivas para todos. Essa solução tem sido fundamental para garantir que as pessoas com deficiência auditiva consigam acompanhar e participar ativamente das conversas.
No campo da educação, a IA está ajudando a tornar o aprendizado mais inclusivo. Plataformas adaptativas conseguem personalizar o ritmo e o conteúdo de ensino, atendendo às necessidades específicas dos estudantes. Isso é especialmente importante para alunos com dificuldades de aprendizagem, como dislexia ou TDAH, pois possibilita um acompanhamento mais individualizado.
A inteligência artificial está promovendo inclusão educacional e profissional ao oferecer ferramentas de conversão de texto em fala, tradução de linguagem de sinais e automação para adaptação de postos de trabalho, beneficiando pessoas com diferentes tipos de deficiência.
Outras ferramentas, como as de conversão de texto em fala, também ajudam estudantes com deficiência visual a acessar materiais educacionais, enquanto tecnologias de tradução da linguagem de sinais facilitam a comunicação entre estudantes surdos e seus colegas.
No ambiente profissional, a IA está criando oportunidades para que pessoas com deficiência se integrem de forma mais efetiva ao mercado de trabalho. Tecnologias de automação permitem adaptar postos de trabalho — como o uso de controle por voz e interfaces que possibilitam que uma pessoa com limitações motoras possa operar computadores e máquinas.
Recursos como transcrição automática e suporte a leitores de tela estão sendo incorporados em ferramentas de colaboração, garantindo que colaboradores com diferentes necessidades possam contribuir em igualdade de condições.
Apesar dos avanços serem significativos, ainda há desafios a serem enfrentados. Questões de privacidade e segurança dos dados são um ponto de atenção, pois muitas dessas soluções dependem de dados pessoais sensíveis. Outro aspecto é o risco de vieses nos algoritmos de IA, que podem perpetuar preconceitos já existentes. Para mitigar esses problemas, é essencial que pessoas com deficiência participem do desenvolvimento dessas tecnologias, garantindo que elas realmente atendam às suas necessidades.
A boa notícia é que o futuro é promissor. Tecnologias como a inteligência artificial emocional, que tenta reconhecer e responder às emoções humanas, estão sendo desenvolvidas para facilitar as interações sociais, especialmente para pessoas neurodivergentes. Já os avanços em robótica assistida e exoesqueletos prometem oferecer mais autonomia para quem tem mobilidade reduzida, ampliando as possibilidades de inclusão. A realidade virtual e aumentada também têm potencial para criar experiências inclusivas na educação e na reabilitação. Por exemplo, ambientes virtuais controlados podem oferecer uma forma segura para estudantes explorarem novos conceitos ou para pacientes praticarem atividades de reabilitação.
Para que todo esse potencial se concretize, é necessário que governos, empresas e sociedade trabalhem juntos. Políticas que incentivem o desenvolvimento de tecnologias acessíveis e investimentos em infraestrutura digital inclusiva são cruciais para que todos possam se beneficiar desses avanços.
A IA está provando ser uma ferramenta poderosa para promover a inclusão. Ainda que desafios existam, os benefícios são imensos, e as oportunidades são reais. Com um esforço conjunto e uma abordagem centrada nas pessoas, podemos garantir que a tecnologia sirva para unir e empoderar todos nós, rumo a uma sociedade mais justa e inclusiva.
Imagens retiradas do site: https://www.canva.com/
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FONTE:
https://guiaderodas.com/ia-inclusao-pessoas-com-deficiencia/