RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quarta-feira, 3 de setembro de 2025

Professores lançam coleção de videolivros infantis em Libras

 


Na próxima terça-feira (02/09), os professores Fabiana Moro Van Abbema, Máriam Trierveiler Pereira e Samuel Ronobo Soares, do Campus Curitiba, e Claudio Luiz Mangini, do Campus Umuarama, publicarão a coleção infantil “Mãe, como faz?” em Libras, em videolivros. O lançamento acontecerá no XVII Congresso Nacional de Educação, EDUCERE, na PUCPR de Curitiba.

A produção foi uma parceria entre o projeto Literando, do Campus Umuarama, que já tinha publicado os livros em e-book e impressos, e o projeto Tec Vídeo, do Campus Curitiba, que produz materiais audiovisuais diversos. O trabalho contou com a participação de estudantes do curso técnico em Produção de Áudio e Vídeo, que realizaram todas as etapas técnicas e criativas, como captação de imagens, gravação de intérpretes de Libras, narração e edição audiovisual. Os vídeos foram elaborados com foco na acessibilidade, utilizando recursos visuais que integram a interpretação em Libras com as ilustrações dos livros, e estão disponíveis gratuitamente em plataformas digitais. Os intérpretes dos vídeos foram Maikon da Costa e Israel Bispo dos Santos, ambos do Campus Curitiba.

Entre os principais resultados, destaca-se a disponibilização dos videolivros no YouTube e o impacto formativo na trajetória dos estudantes envolvidos, que relataram ganhos pessoais e profissionais.

A coleção “Mãe, como faz?” é composta por nove volumes voltados ao público do 1º ciclo do ensino fundamental e aborda temáticas relacionadas ao cotidiano e à educação ambiental.

Link para os videolivros:

Fonte: 

https://www.librasol.com.br/professores-lancam-colecao-de-videolivros-infantis-em-libras/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.