RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quarta-feira, 28 de maio de 2025

Cia. Camarim lança séries infantis com Libras

 


Produções promovem cultura e inclusão para a população surda e estão disponíveis on-line

Com tradição no teatro e vasta experiência em contações de estórias, a produtora artística Cia. Camarim lança dois novos projetos ao público infantil: os seriados “Causos do Zé Barbado, o mistério do cesto de frutas” e “Abre a boca e feche os olhos!”. Com mais de 20 anos de história no meio cultural, a Companhia expande repertório ao levar suas narrativas para a cena audiovisual, por produções que conservam a estética de seus espetáculos e apostam na diversidade ao incluir Língua Brasileira de Sinais – Libraslegendas descritivas e audiodescrição em seus vídeos.

No novo trabalho, desenvolvido com incentivo da Lei Paulo Gustavo, por meio do Ministério da Cultura e do Governo Federal, os conhecidos personagens “Zé Barbado” e “Emili”, presentes nas produções da Camarim desde meados dos anos 2000, protagonizam séries pensadas para proporcionar uma experiência lúdica às crianças de forma gratuita, on-line e com recursos de acessibilidade. “Acreditamos que o tempo da infância é valioso e por isso queremos tornar as nossas estórias acessíveis a mais crianças”, explica Bruno Wan-Dick, lider da Cia. Camarim e criador das séries.

Ao formatar as produções em atenção à língua de sinais, as narrativas promovem cultura e diversão à comunidade surda, conforme comenta a intérprete de libras das séries, Andresa Lins: “conteúdos infantis que pensam na acessibilidade mostram o respeito e a importância dessa língua, além de fazer diferença na vida da criança surda, que passa a entender o conteúdo e usar a imaginação para se sentir pertencente a estória”.

“Os causos do Zé Barbado, o mistério do cesto de frutas” está disponível no canal do youtube @ciacamarim e narra as estórias do pescador Zé Barbado e seus amigos do folclore brasileiro na “Cidade Cesto de Frutas”, uma vila inspirada em Bauru, município-sede da Cia. Camarim. No enredo, os personagens vivem uma série de aventuras para resolverem um intrigante mistério envolvendo o sanduíche bauru, uma onça e uma vitória régia. Celebrações tradicionais, do ponto de vista da infância, como a Festa do Livro e a Festa da Criança, também ganham destaque na produção, que aposta na interação entre atores e bonecos para estimular as crianças a valorizarem a cultura através de seus mitos.

“Abre a boca e feche os olhos!”, também disponível no canal do youtube @ciacamarim, é baseada no livro homônimo de Wan-Dick, publicado em 2020. A série conta a história da garota Emili, uma menina que passa os dias deitada no sofá, brincando no celular e comendo doces, até que adoece. O tratamento receitado pelo Doutor inicia uma fantástica aventura: a garota terá que se engolir e lutar contra o ‘Grande Vírus’, o causador da doença. Durante a viagem, Emili faz descobertas importantes sobre higiene bucal e bons hábitos de saúde que transformam para sempre o seu estilo de vida.

O conteúdo das séries tem classificação indicativa livre. Além das narrativas audiovisuais, um guia de atividades ficará disponível para download, em formato PDF, na página oficial do projeto, com propostas que poderão ser desenvolvidas em sala de aula a partir dos episódios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.