https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdW3GMCI8Sx8rwABsVpk_YaBb1_s55-gujmcU1gCzmJnh0fbg/viewform
FONTE:
https://www.instagram.com/reel/DIKncSEJudF/?igsh=MXd5cjNiMHExczExZw%3D%3D
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdW3GMCI8Sx8rwABsVpk_YaBb1_s55-gujmcU1gCzmJnh0fbg/viewform
FONTE:
https://www.instagram.com/reel/DIKncSEJudF/?igsh=MXd5cjNiMHExczExZw%3D%3D
Congresso de Linguística Aplicada e Ensino de Libras como Segunda Língua para Ouvintes, na Unidade Acadêmica de Letras da Universidade Federal de Campina Grande.
INSCRIÇÃO:
FONTE:
https://www.instagram.com/p/DGRe5c8AO2_/?igsh=MXFpeXNmbnZxcDBz
Com objetivo de promover a inclusão social e educacional de pessoas surdas, garantindo o direito à comunicação, ao aprendizado e à convivência plena em todos os espaços da sociedade, O CAS/AC, realiza o curso básico de Libras em contexto, visando habilitar profissionais da educação, familiares e comunidade para que possam estabelecer uma comunicação efetiva com surdos, promovendo respeito, empatia e acessibilidade. Portanto, o curso básico de Libras em contexto, não é apenas uma oportunidade de aprendizado, mas um compromisso coletivo com a inclusão, contribuindo para a construção de uma sociedade que valoriza a diversidade linguística e humana.
FONTE:
https://www.facebook.com/photo/?fbid=2002414520167000&set=a.131094050632399
FONTE:
https://www.facebook.com/photo/?fbid=1417990339367281&set=a.130826651416996
A unidade de Araguatins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), está com inscrições abertas, até o dia 18 de abril, para o curso gratuito de Língua de Sinais Brasileira (Libras).
O curso é promovido pela Coordenação do Núcleo Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (CNAPNE) e é considerado um meio difusor da língua e da cultura do povo Surdo. O objetivo é oferecer suporte intelectual para quem deseja conhecer e se aprofundar no idioma dos Surdos-Brasileiros.
São 70 vagas para a modalidade presencial, distribuídas da seguinte forma: 40 vagas para o curso de nível básico e 30 vagas para o curso intermediário. O curso será ministrado de terça a sexta-feira, nos seguintes horários: das 9h30 às 11h30 e das 13h30 às 15h30. A aula inaugural será realizada no dia 24 de abril.
Curso Básico: AQUI!
Curso Intermediário: AQUI!
Dúvidas ou mais informações sobre a oferta do curso podem ser consultadas no seguinte contato telefônico: (99) 99110-3472.
FONTE:
https://www.librasol.com.br/curso-gratuito-de-libras-esta-com-inscricoes-abertas/
Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), disponibilizou o edital que trata da isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Disponíveis no canal do Inep no YouTube, os vídeos também orientam os participantes quanto às justificativas de ausência no Enem 2024 para quem faltou aos dias de prova da última edição. Os editais em Libras fazem parte da Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep, que busca ampliar as oportunidades de participação da sociedade em seus exames e avaliações.
Isenção – Os interessados deverão pedir a isenção pela Página do Participante, com o login único do gov.br. Quem não lembrar a senha da conta poderá recuperá-la seguindo as orientações da própria plataforma. O Inep prevê a gratuidade do Exame para pessoas que se enquadram nos seguintes perfis:
Justificativa de ausência – Quem não compareceu aos dois dias de Enem em 2024 precisa justificar a ausência caso queira participar gratuitamente da edição de 2025.
Solicitação de isenção da taxa/Justificativa de ausência – 14 a 25 de abril
Resultado das solicitações de isenção da taxa/Justificativa de ausência – 12 de maio
Período de recursos – 12 a 16 de maio
Resultados dos recursos – 22 de maio
Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do Exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Edital que trata da isenção e da justificativa de ausência no Enem (DOU)
FONTE:
https://www.librasol.com.br/enem-edital-em-libras-sobre-isencao-da-taxa-esta-disponivel/
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Joinville aprovou parecer favorável ao projeto de lei que autoriza a prefeitura a criar uma central de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras). A proposta segue agora para exame das comissões de mérito.
Em seu projeto, Brandel Junior (PL) explica que a central poderá contar com recursos tecnológicos para atendimento remoto ou presencial, além de profissionais intérpretes e guias-intérpretes para acompanhamento nas repartições públicas.
“É um projeto esperado pela comunidade surda há muito tempo”, disse o vereador, na reunião da CCJ desta segunda-feira (7). “Eu me coloco no lugar de uma mãe, que é surda, e tem que relatar pro médico o que o bebê está sentindo”, afirmou.
Para Brandel, a melhor forma de criar a central seria como uma parceria público-privada (PPP), como é na cidade de São Paulo, onde o vereador conheceu o modelo.
O Projeto de Lei Complementar nº 202/2024 passou com parecer favorável de Neto Petters (Novo) e com mudanças no texto feitas por um substitutivo.
FONTE:
https://www.librasol.com.br/ccj-autoriza-criacao-de-central-de-interpretes-para-surdos/