RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

domingo, 1 de dezembro de 2024

Lançado curso de Libras para melhorar atendimento a eleitores surdos

 


iniciativa do TRE do Pará é voltada para servidores e ensina sinais específicos para uso no sistema ELO, garantindo mais acessibilidade e inclusão na Justiça Eleitoral.

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) lança, nesta sexta-feira (29), o curso LibrELO, uma formação em Libras desenvolvida especialmente para os servidores da Justiça Eleitoral. O objetivo é capacitar os atendentes para se comunicarem com eleitores surdos durante o uso do sistema ELO, utilizado no cadastro e na atualização de dados eleitorais.

curso, promovido pelo Núcleo Socioambiental e de Acessibilidade (NSA) em conjunto com a Comissão Multidisciplinar de Acessibilidade, busca garantir mais acessibilidade e inclusão no atendimento. Apesar de não ser um curso completo da Língua Brasileira de Sinais (Libras), o LibrELO é focado na prática de perguntas específicas que facilitam o diálogo em situações do dia a dia no sistema, priorizando respostas simples como “sim”, “não” ou escritas pelo eleitor.

A iniciativa faz parte das ações da gestão 2023-2024 do presidente do TRE do Pará, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, que tem como prioridade implementar medidas voltadas para acessibilidade e inclusão, garantindo um atendimento mais humano e eficiente para todos os eleitores.

Segundo a chefe do NSA, Lísia Dias, o curso é essencial para promover um atendimento mais inclusivo e eficaz. “O curso tem toda a importância para que o atendimento na Justiça Eleitoral ao eleitorado seja eficaz, acessível e dê autonomia tanto para o atendente quanto para o eleitorado surdo. Isso é dar acessibilidade”, destacou.

curso é oferecido na modalidade de ensino a distância (EAD) e traz conteúdos práticos e interativos. Ao acessar a plataforma, os participantes encontram módulos como: introdução à Libras, orientações para atendimento ao público surdo e frases específicas para situações comuns, preenchimento de dados pessoais no cadastro eleitoral.

Nos módulos do curso LibrELO, os participantes têm acesso a vídeos didáticos apresentados por uma intérprete de Libras do TRE do Pará. Esses vídeos demonstram, de forma prática e detalhada, como realizar os sinais específicos utilizados no atendimento eleitoral, além de orientar sobre a construção correta das frases em Libras.

Para complementar o aprendizado, o curso também oferece exercícios interativos, que permitem aos servidores praticar os sinais aprendidos nos vídeos. Essa abordagem reforça o conteúdo e ajuda a fixar as informações, garantindo que os participantes estejam mais preparados para atender eleitores surdos durante o dia a dia.

Como acessar o curso

Os interessados em participar do curso LibrELO podem acessá-lo pelo site do TRE do Pará. Para isso, basta entrar na página oficial, clicar na opção “Espaço do Servidor” e, em seguida, acessar o “Portal de Acesso aos Sistemas e Aplicativos”. Na barra de pesquisa, é necessário digitar “EAD Moodle” e clicar na opção correspondente. Dentro da plataforma, o curso pode ser encontrado na categoria “Cursos Diversos / STD”.

Se o servidor ainda não possuir um cadastro na plataforma, é possível criar uma conta rapidamente. Para isso, basta preencher os dados solicitados. Após o cadastro, o curso estará disponível para acesso, permitindo que o participante explore os módulos e aproveite o conteúdo oferecido.

Ao concluir todas as etapas do curso, os participantes recebem um certificado de conclusão.

FONTE:

https://www.librasol.com.br/lancado-curso-de-libras-para-melhorar-atendimento-a-eleitores-surdos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.