RYBENINHA
DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS
“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."
Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)
SINAL DE "Libras"
quarta-feira, 30 de outubro de 2024
segunda-feira, 28 de outubro de 2024
Exames de Proficiência para TILS do CAS Curitiba
FONTE:
https://www.instagram.com/p/DBjphy-JjMW/?igsh=cGN2OXk3d256cXo%3D
Exames de Proficiência para Professor Bilíngue do CAS Curitiba
FONTE:
https://www.instagram.com/p/DBjpPgnJ2W1/?igsh=bW44Nzlza3FtN2xh
Minicurso de Edição de Vídeo em Libras
FONTE:
https://www.instagram.com/p/DBkjUBYJH_X/?igsh=dDAyb2JvYWhlNnBz
Processos de ensino e aprendizagem para estudantes com surdocegueira - 30/10/24
FONTE:
https://www.instagram.com/p/DBkeN83pCR9/?igsh=MXNkam00amRpOHdobg%3D%3D
sexta-feira, 25 de outubro de 2024
OFICINA DE PRODUÇÃO DE MATERIAIS DID´STICOS PARA O ENSINO DE LIBRAS COMO L1 - 31/10/24
FONTE:
https://www.instagram.com/p/DBd-k75ulWN/?igsh=MXRjeWYwYTlyNDE2NQ%3D%3D
II SEMINÁRIO EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL - 26/10/24
FONTE:
https://www.instagram.com/p/DBg0I3QxhVu/?igsh=OWQ0bjkweTFwdGRq
Espetáculo O Pequeno Príncipe busca impactar crianças ouvintes e surdas
Companhia curitibana Fluctissonante apresenta a obra do francês Antoine de Saint-Exupéry em português e na língua de sinais
O clássico que jamais envelhece ganhou versão inclusiva. No espetáculo da companhia curitibana Fluctissonante, O Pequeno Príncipe é encenado em português e Libras.
Os artistas pretendem mostrar a crianças surdas a obra do francês Antoine de Saint-Exupéry e apresentar a língua de sinais aos pequenos ouvintes.
Aliando realismo à magia, com tecidos que simulam dunas de areia e um avião de papel machê em grandes proporções no palco, três atores se desdobram em oito personagens para contar a história do aviador que encontra um principezinho de um planeta distante, interpretado por Catharine Moreira, atriz surda.
Teatro I do Sesc Tijuca. Rua Barão de Mesquita, 539, Tijuca – RJ. Sáb. e dom., 16h. R$ 2,00 a R$ 10,00. Ingressos na bilheteria. De 2 de novembro a 8 de dezembro.
FONTE:
https://www.librasol.com.br/espetaculo-o-pequeno-principe-busca-impactar-criancas-ouvintes-e-surdas/
Professora de inglês surda e sua orientadora publicam livro pela Editora CRV
O Instituto Federal de Brasília (IFB) comunica a publicação do livro da professora de inglês Ana Clara Feitosa Palhares, que é surda e uma das docentes dessa língua envolvidas na plataforma Sinaliza ENEM.
A obra, desenvolvida em colaboração com sua orientadora, Bruna Lourenção Zocaratto, docente de língua inglesa do IFB Campus Riacho Fundo e líder do grupo de estudos e pesquisas Letramento em Avaliação, Formação Docente e Prática Pedagógica (LAFOPE), aborda os desafios e possibilidades do ensino de inglês para estudantes surdos.
Ana Clara, ex-integrante do LAFOPE, dedicou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) à análise das experiências inclusivas no ensino de inglês nos últimos cinco anos. Em suas palavras, “realmente foi uma experiência desafiadora, pois a língua portuguesa é minha segunda língua. Meu esforço foi maior e compensou muito em cada texto escrito neste trabalho.” Ela ressalta a importância de abordar temas que são pouco pesquisados: “É um aprofundamento em um tema tão específico como o ensino de inglês para surdos, que carece de atenção na área acadêmica.”
Ana Clara acredita que o livro pode trazer contribuições significativas para o ensino e a aprendizagem de inglês para surdos. “Por eu ser uma pessoa surda e ter estudado em uma escola inclusiva, adquiri a noção da importância de adequar métodos e materiais conforme as necessidades de acessibilidade linguística”, explica. Ana Clara destaca que a obra oferece “estratégias práticas que incluem os estudantes surdos em sala de aula, respeitando suas particularidades de comunicação, com recursos visuais e atividades interativas.”
Bruna, que orientou Ana Clara durante seu TCC, compartilha uma visão crítica sobre a inclusão no contexto educacional. “A inclusão não deve ser vista apenas como uma obrigação, mas como uma oportunidade de enriquecer o ambiente escolar. Precisamos refletir sobre como nossas práticas pedagógicas podem ser transformadoras, garantindo que todos os alunos, independentemente de suas habilidades, tenham acesso a uma educação de qualidade. O livro de Ana Clara é um passo importante nessa direção, pois traz à tona a necessidade de adequar o ensino às realidades dos estudantes surdos.”
O lançamento oficial do livro acontecerá durante a 1ª Jornada Pela Inclusão (JOPIN): Transformando Educadores para uma Educação Inclusiva, que ocorrerá nos dias 5, 6 e 7 de dezembro de 2024. Este evento será uma oportunidade para discutir a inclusão no ambiente educacional e promover práticas que beneficiem todos os estudantes.
Para aqueles que desejam conhecer mais sobre esta importante obra, o livro pode ser acessado aqui.
FONTE:
https://www.librasol.com.br/professora-de-ingles-surda-e-sua-orientadora-publicam-livro-pela-editora-crv/
ENEM - Confira a Cartilha do Participante em Libras
Material detalha Matriz de Referência da redação do Enem. Participantes que se comunicam em Libras podem consultar os vídeos no canal do Inep no Youtube
Está disponível a tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras) do documento “A Redação do Enem 2024 – Cartilha do(a) Participante Surdo(a) ou com Deficiência Auditiva”. Os participantes podem consultar os vídeos no canal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no Youtube.
Redação – Os participantes precisarão escrever um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, a partir da situação-problema proposta, dos textos motivadores e dos conhecimentos construídos ao longo de sua formação.
- A redação será aplicada no primeiro dia do exame, 3 de novembro.
Cada avaliador atribuirá uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências avaliadas. A soma desses pontos vai compor a nota total aferida por cada um dos avaliadores, que pode chegar a 1000 pontos. A nota final do participante será a média aritmética entre as notas totais atribuídas por eles.
Entre os critérios que conferem nota zero, estão fuga ao tema, texto com até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema, desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.
O Enem oferece uma avaliação de redação especializada aos participantes surdos ou com deficiência auditiva, que tiveram a solicitação de atendimento especializado deferida. A avaliação das redações considera características e aspectos linguísticos específicos desses participantes que têm a língua portuguesa como segunda língua, conforme apresentado na Cartilha.
Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
FONTE:
https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/enem/confira-a-cartilha-do-participante-em-libras
terça-feira, 22 de outubro de 2024
1ª Mostra Científica do Curso de Letras Libras | 1º Seminário de Tradução de Línguas de Sinais e Negritude - 04/11/24
FONTE:
https://www.instagram.com/p/DBQ55R3p2QI/?igsh=MWxsOG04OXE4MDg1Yw%3D%3D