1. Sobre o Curso
Conteúdo programático:
Módulo 1: Introdução ao Curso e aos princípios de desenvolvimento da pessoa surda
- Ambientação digital (15h) - O objetivo desta disciplina é apresentar aos cursistas o ambiente virtual e as possibilidades de trabalho a partir da ferramenta. Tem caráter prático.
- Infância e desenvolvimento de linguagem (45h) - O objetivo desta disciplina é promover uma reflexão sobre língua e linguagem e de pensar nas infâncias de maneira que os participantes entendam como e qual a melhor maneira de promover o desenvolvimento da linguagem e aquisição da língua das crianças surdas. É uma disciplina de caráter teórico-prático, com foco nas brincadeiras e narrativas em Libras.
Módulo 2: Libras, Cultura e Educação
Módulo 3: Compreensão das práticas e planejamento de atividades para surdos
- Leituras para Surdos (30h) - O objetivo desta disciplina é o de estudar e demonstrar a diferença entre as línguas (L.S. e L.P) a partir das diferentes formas de leitura (de mundo, de sinais de português). Disciplina de caráter prático.
- Laboratório de atividades pedagógicas (30h) - Esta disciplina de caráter inteiramente prático propõe a produção de materiais bilíngues amparados nas aprendizagens das disciplinas anteriores. O objetivo aqui é a produção de sequências didáticas, vídeos de contação e narração de histórias e jogos educativos.
2. Proposta pedagógica
Nome do curso: Formação de práticas pedagógicas nos anos iniciais em Educação Bilíngue de Surdos
Cronograma:
Docentes | Disciplinas | Período | Carga Horária |
Profa. Clarissa Bengtson | Ambientação digital | 12/08 a 16/08 | 15h |
Profa. Sandra Regina Leite Campos | Infância Desenvolvimento da Linguagem | 26/08 a 13/09 | 45h |
Profa. Sylvia Lia Grespan Neves | Libras no Contexto Escolar | 23/09 a 04/10 | 30h |
Profa. Claudia Regina Vieira | Bilinguismo sociocultural | 14/10 a 25/10 | 30h |
Metodologia:
A metodologia será desenvolvida a partir de ferramentas tecnológicas disponibilizadas no ambiente de aprendizagem por meio da Plataforma Moodle. O objetivo principal é o de garantir qualidade nos processos de ensino e aprendizagem com propostas inovadoras, integrando as tecnologias de informação e comunicação na educação. A Plataforma Moodle da Universidade Federal do ABC (UFABC) destina-se a atividades educacionais e acadêmicas por meio da criação de salas de aula virtuais. Assim, serão criadas salas virtuais para cada disciplina presente no curso de aperfeiçoamento. O professor pesquisador e o professor formador poderão, por exemplo, visualizar e editar a sala de aula virtual, interagir e avaliar todas as atividades dos usuários-estudantes, solicitar a inserção de usuários. Apenas os docentes responsáveis pela turma/disciplina e associados a ela nos sistemas de controle acadêmico podem ser cadastrados com esse perfil. Os tutores poderão visualizar a sala de aula virtual, interagir e avaliar todas as atividades dos usuários-estudantes. Os cursistas, professores da Educação básica pública, poderão visualizar a sala de aula virtual, interagir e participar de todas as atividades. Neste perfil são cadastrados todos os estudantes deferidos em cada disciplina.
A avaliação será realizada no ambiente de aprendizagem (plataforma Moodle) e os parâmetros serão estabelecidos para todas as disciplinas, sendo solicitadas as seguintes medidas avaliativas: (a) Fórum de discussão, (b) Postagem de tarefas/atividades; e, (c) Plano de aula/Estudo de caso.
a) Fórum de discussão: acesso e participação no fórum de discussão de cada disciplina no ambiente de aprendizagem, por meio da plataforma Moodle – UFABC. Em todas as disciplinas, os alunos terão a oportunidade de acessar a plataforma para discutir sobre os conteúdos, assim como as tarefas das disciplinas. Desse modo, os alunos trocarão informações entre si e receberão feedback dos tutores de cada disciplina.
b) Postagem de tarefas/atividades no ambiente de aprendizagem, por meio da plataforma Moodle – UFABC: serão postadas tarefas e atividades relacionadas aos conteúdos das disciplinas, em que os alunos terão um prazo para a realização e receberão feedback dos tutores.
c) Plano de aula/Estudo de caso: em todas as disciplinas, os alunos irão elaborar um plano de aula/estudo de caso, a partir da prática vivenciada em sala de aula, aplicando os conteúdos expostos e trabalhados nas mesmas.
Além das medidas avaliativas descritas, no início do curso será solicitado que os(as) cursistas respondam a um questionário contendo questões sobre a formação e atuação profissional junto aos estudantes com deficiência, fatores que motivaram a realizar o curso de aperfeiçoamento. Ao final da disciplina, os(as) cursistas responderão outro questionário visando analisar, dentre outros aspectos, os possíveis impactos da formação continuada na prática pedagógica dos professores participantes.
3. Contato:
Dúvidas: renaforsp@unifesp.br
4. Edital de alunos
EDITAL N° 001/2024 Formação de práticas pedagógicas em Educação Bilíngue de Surdos
5. Edital de tutor
Chamada Pública n. 002/2024 Unifesp - Forblin
FONTE:
https://netel.ufabc.edu.br/forbilinsobre
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!
Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.
BJOS SINALIZADOS.