RYBENINHA
DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS
“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."
Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)
SINAL DE "Libras"
domingo, 12 de março de 2023
quarta-feira, 8 de março de 2023
Intérpretes de línguas de sinais na cabine de interpretação simultânea: práticas realizadas no Brasil - 21/03/2023
terça-feira, 7 de março de 2023
CURSO DE LIBRAS - IF SUL DE MINAS
Bora garantir sua inscrição! Basta ter 16 anos completos, CPF, e-mail e acesso à internet.
Acesse nosso site: portal.mch.ifsuldeminas.edu.br para saber mais.
CURSO DE LIBRAS - APAS JABOTICABAL
Maiores informações:
(16) 3204-1282
IFSuldeMinas abre Curso de Libras Básico EAD
Oportunizar aos participantes experiências que favoreçam o trabalho e o convívio com pessoas surdas, por meio da aprendizagem dos princípios da Educação desse segmento da população, assim como, do reconhecimento da importância da Libras – Língua Brasileira de Sinais, no processo formativo da pessoa surda.
Reconhecer o sujeito Surdo, sua história, cultura e língua;
Fomentar as discussões e as situações problema para a conscientização do papel do professor em ambientes escolares com Surdos e áreas afins;
Demonstrar a particularidade linguística do Surdo e a influência que a Língua de Sinais exerce no processo educacional.
INSCRIÇÕES (Clique aqui) De de 23/02/2022 a 13/03/2022
Resultado Final (14/03/2023)
DATA PREVISTA PARA INÍCIO DO CURSO (16/03/2023)
Orientações sobre dúvidas, local e horário do curso, favor entrar em contato pelo Telefone (35) 3295-9735 ou pelo e-mail: cursosfic.machado@ifsuldeminas.edu.br
*É de inteira responsabilidade do candidato aprovado dentro das vagas acompanhar as informações enviadas para o seu e-mail, antes da data prevista para o início do curso, que conterá todas as informações necessárias para acessar o curso
FONTE:
https://www.librasol.com.br/ifsuldeminas-abre-curso-de-libras-basico-ead/?fbclid=IwAR0KO5ZxFiaDOsb5xG5fkRDF1F1YhSxyxzkxjEA026EFJRzXD_awe9lrq8Y
CURSO DE LIBRAS BÁSICO II - CAS DIAMANTINA
Não perca!
Aproxime seu celular no código QR ou clique no link abaixo
https://forms.gle/8SqmkV42WDd5nyU39
O CAS/Diamantina espera ansiosamente por vocês!
CAPACITAÇÃO MATEMÁTICA PARA SURDOS - CAS DIAMANTINA
Aproxime seu celular no código QR ou clique no link abaixo
https://forms.gle/6zHfTkqZzaYYSVAYA
O CAS/Diamantina espera ansiosamente por vocês!
EDITAL DE SELEÇÃO - PESQUISA COM LÍNGUAS INDÍGENAS
Na página do Edital (link abaixo), estão a lista completa de documentos necessários, as regras de participação, prazos e condições. Participe!
bit.ly/Edital_MLP
CURSO DE LIBRAS - APADA
OFICINA LIBRAS KIDS - CAS DIAMANTINA
Aproxime o celular do código QR ou clique no link abaixo:
https://forms.gle/eUy8RXqLVvipT5Lk8
OFICINA DE CONVERSAÇÃO EM LIBRAS - CAS DIAMANTINA
Venha aprender a se comunicar em Libras! Esperamos por você.
OFICINA DE EXPRESSÃO FACIAL E CORPORAL - CAS DIAMANTINA
Professor surdo da UFPR defende tese de doutorado em formato bilíngue
Uma pesquisa sobre os aspectos históricos, culturais e de gestão educacional dos primeiros estudantes surdos que frequentaram o Instituto Nacional de Educação dos Surdos (Ines). Essa foi a tese que o professor Danilo da Silva Knapik defendeu na conclusão do curso de doutorado em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O professor é o segundo estudante surdo a defender uma tese de doutorado na instituição e o primeiro a apresentá-la em uma versão bilíngue completa – língua portuguesa escrita e Libras. O trabalho foi orientado pelas professoras Laura Ceretta Moreira e Noemi Nascimento Ansay e defendido em setembro de 2022.
Em sua tese intitulada “Contexto Socioeducacional do Instituto Nacional de Educação de Surdos (1856-1868): O Protagonismo de Estudantes Surdos”, Knapik realiza uma uma abordagem qualitativa dos documentos encontrados sobre o Instituto Nacional de Educação dos Surdos e os primeiros estudantes surdos que frequentaram a instituição. Através da análise do material, o pesquisador conseguiu compreender a situação a qual os alunos estavam submetidos naquele período e quais eram os principais problemas enfrentados pelo instituto.
Dentre os registros analisados, foram encontrados dados sobre mortes de estudantes, precariedades estruturais no instituto, castigos e maus-tratos aplicados em alunos surdos e a denúncia feita pelo estudante surdo Manoel Pereira de Carvalho, que apresentava as agressões praticadas dentro da instituição. O conteúdo da carta, segundo o pesquisador, foi um importante impulsionador para o começo da pesquisa: “Essa carta despertou meu interesse acadêmico, pois permite compreender o contexto daquele período, bem como os acontecimentos que levaram um aluno surdo a denunciar as práticas arbitrárias naquela instituição de ensino”, conta.
O material de análise foi coletado através de fontes documentais do acervo histórico do Ines, do Arquivo Nacional, da Biblioteca Nacional e do The Center for Research Libraries (CRL). Grande parte dos materiais era composta por cartas de correspondência em formato manuscrito trocadas entre diretores, pais, Comissão Inspetora e funcionários do governo, além de atas de reunião, pareceres, relatórios, despachos, ofícios, regimentos, propostas educacionais, matrículas de alunos e documentos de contratação de professores e demais empregados.
O Ines é a primeira escola de surdos no Brasil. Fundada em 1856 pelo professor surdo Edouard Huet, a instituição era frequentada por estudantes de diferentes regiões do país. No instituto, os alunos aprendiam através do método de ensino com base na língua de sinais que Huet trouxe da França.
O pesquisador destaca que a área da história de surdos carece de mais pesquisas acadêmicas publicadas no Brasil. Além disso, ele ressalta que com o aumento das produções sobre o tema será possível uma melhor compreensão sobre diferentes aspectos que caracterizam a vida dos surdos em outras épocas: “Com o aumento das pesquisas realizadas com esses registros históricos ainda não pesquisados, haverá uma ampliação na área dos estudos sobre a história dos surdos, pois será possível a existência de diversas perspectivas históricas e não apenas um único foco no embate dicotomizado, como tem sido até o momento”, ressalta.
FONTE: https://www.ufpr.br/portalufpr/noticias/professor-surdo-da-ufpr-defende-tese-de-doutorado-em-formato-bilingue/?fbclid=IwAR3DfktrsgF2MDABHDgaBGUwTlGzeqjgVikDFXy7XRzLZym299Gmw8R0dP8
sábado, 4 de março de 2023
VIII ENCONTRO DO GRUPO DE ESTUDOS EM LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA (GELIS) - 17/03/23
- POSSUI TEXTO ALTERNATIVO.