RYBENINHA
DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS
“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."
Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)
SINAL DE "Libras"
quinta-feira, 30 de junho de 2022
I SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE - 27 A 29/09/2022
Novo livro da Turma da Mônica traz clássico da literatura em Libras
História é contada por Sueli, primeira personagem surda da turma
“Turma da Mônica Conto Clássico em LIBRAS – O Lobo e os Sete Cabritinhos”, livro da On Line Editora, parceira da Mauricio de Sousa Produções (MSP), conta um clássico da literatura na Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A novidade será apresentada ao público na 26ª Bienal Internacional do Livro, que se inicia neste sábado (2) e vai até o dia 10 de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo.
A história contada pela primeira vez pela personagem surda da Turma da Mônica, a Sueli, tem como objetivo contribuir para o papel da família e responsáveis diante da inclusão escolar e social da criança surda e leitora, bem como oportunizar recursos aos educadores, no intuito de favorecer o desenvolvimento dessa criança na sua primeira língua.
Segundo a especialista, trata-se de uma iniciativa que surgiu a partir da reflexão sobre a escassez desse gênero literário adequado no mercado. “As experiências educacionais vivenciadas e desenvolvidas ao longo de uma trajetória, uma vez que são multiplicadas, podem se transformar em um acervo significativo na contribuição para o enriquecimento da prática de muitos educadores em favor do desenvolvimento e letramento do educando surdo, o que ainda permite que as famílias possam desenvolver a leitura compartilhada em seus lares”.
quarta-feira, 29 de junho de 2022
Com interpretação de shows em Libras, inclusão social marca o São João 2022 de Caruaru
Músicas são interpretadas na Língua brasileira de sinais por Álvaro Ferreira no Pátio de Eventos.
Com interpretação de shows na Língua Brasileira de Sinais (Libras), a inclusão social tem marcado o São João 2022 de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. As apresentações de Elba Ramalho, Alceu Valença, João Gomes, Xand Avião, Tarcisio do Acordeon, Mano Walter e Nattan foram interpretadas em Libras por Álvaro Ferreira no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga.
No domingo (26), por exemplo, Nattan demonstrou empolgação para viver essa experiência. Ainda no camarim, o cantor quis saber mais a respeito do projeto de inclusão e acessibilidade do Maior e Melhor São João do Mundo a e aprendeu algumas palavras para se comunicar em Libras.
“É muito gratificante ver o acolhimento e o reconhecimento com esse projeto, com a comunidade surda. Isso só demonstra o quanto os artistas podem ser fortes instrumentos para a construção de uma cultura inclusiva”, afirmou Álvaro.
FONTE: https://www.librasol.com.br/com-interpretacao-de-shows-em-libras-inclusao-social-marca-o-sao-joao-2022-de-caruaru/?fbclid=IwAR3wTiEzss2wGyjECWioL8HZzWL13wRCCAaCKA7AaOfJ080YzHLu9q7CII0
domingo, 26 de junho de 2022
V - BOOK GRAMÁTICA DA LIBRAS
Acesse o link e confira este grande material gratuito!
https://editora-arara-azul.com.br/site/produtos/detalhes/126
quinta-feira, 23 de junho de 2022
UNIOESTE abre vagas em graduação gratuita EAD em Libras
As inscrições para a seleção da graduação gratuita EAD em Libras, que será ofertada pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, vão começar em 22 de junho.
O curso Letras – Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Literatura Brasileira e Surda – Licenciatura é voltado para pessoas que terminaram o ensino médio.
As inscrições vão terminar às 17 horas do dia 13 de julho de 2022, pelo site www.unioeste.br/ead. A taxa de inscrição no processo seletivo é de R$ 50, mas é possível solicitar a isenção.
Para mais informações sobre a graduação gratuita EAD em Libras acesse o edital.
FONTE: https://www.horabrasil.com.br/2022/06/21/unioeste-abre-vagas-em-graduacao-gratuita-ead-em-libras/
Biblioteca virtual disponibiliza literatura infantil e juvenil a surdos e deficientes visuais
Criado há 10 anos, o Bibliolibras é um projeto que possibilita o acesso de surdos e deficientes visuais à literatura infantil e juvenil na língua portuguesa. A proposta após a escritora e professora de Línguas, Sueli Maria Regino, fundadora do projeto, identificar que os alunos com deficiência auditiva e visual não tinham a mesma experiência literária em Português que os demais alunos.
Por conta disso, Sueli começou a contar as histórias, fábulas, lendas brasileiras, contos curtos, entre outros. “Enquanto eu contava a história em Português, o surdo não usufruía da história que eu contava, mas acompanhava o intérprete de Libras muito atentamente. Por que precisava que alguém lesse esse texto? Para que o intérprete de Libras [Língua Brasileira de Sinais] pudesse fazer a interpretação para o aluno surdo”, contou Sueli.
A professora narrou ainda a vivência de um aluno que não perdia uma única apresentação de histórias. “É tão emocionante ver o resultado desse trabalho. No dia que eu contei a história de João e Maria, esse aluno disse: ‘Professora, sabe que desde pequenininho, eu sabia que existia essa história? Só não sabia como ela era'”.
Segundo Sueli, o estudante explicou que quando criança os professores davam quebra-cabeças para ele e em um dos jogos havia desenhos de João e Maria. Mas ninguém contou a ele como era realmente a história. “Nesse momento eu percebi a importância desse projeto”, declarou a escritora.
No entanto, Sueli acreditou que era preciso dar um passo a mais e, assim, adicionou uma nova fase do projeto. “Hoje, a Bibliolibras pode ser utilizada pelo aluno surdo, de qualquer idade, temos textos para crianças, adolescentes e também temos agora uma parte do acervo para os textos literários da graduação”, informou.
Clique aqui e conheça a Bibliolibras
Além disso, a Bibliolibras também atende à demanda de alunos de baixa visão e cegas, autistas. O projeto teve início com 12 contos dos Irmãos Grimm e está em constante construção, com a edição de novos livros audiovisuais e outras coleções. “É uma biblioteca universal. Acredito que a tendência é aumentar”, reforçou a professora.
FONTE: https://sagresonline.com.br/biblioteca-virtual-disponibiliza-literatura-infantil-e-juvenil-a-surdos-e-deficientes-visuais/
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PROFESSOR INTERLOCUTOR
Sabemos dos desafios cotidianos em sala de aula para com nossos alunos Surdos, por vezes não somos preparados de forma eficaz para auxilia-los.
Curso de Formação Continuada - ESPECTRO DA SURDOCEGUEIRA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E APOIO A INCLUSÃO
Curso de Formação Continuada - ESPECTRO DA SURDOCEGUEIRA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E APOIO A INCLUSÃO que será realizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem. O Curso terá 90 horas e será desenvolvido em 03 (três) módulos, tendo como objetivo geral proporcionar formação continuada, a professores e profissionais da rede pública de ensino que atendam estudantes surdocegos e que tenham interesse em trabalhar com pessoas surdocegas e/ou com deficiência múltipla sensorial.
LINK FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfEXi3sw6PJef4YJA8y9EBx-iDYcXKEO7ZE1g-qj6W19uQ_Uw/viewform
LINK EDITAL E FONTE: https://portal.ifba.edu.br/barreiras/noticias-2022/junho/edital-no-08-de-20-de-junho-de-2022-chamada-publica-cursistas-ead-no-08-2022
CINEMA COMENTADO – SURDEZ EM FOCO: CINE DEBATE DO FILME “A FAMÍLIA BÉLIER” - 29/07/2022
III Seminário de Pesquisa em Linguística da Libras e Cultura Surda - LibrasCult - 23/06/2022
INES abre inscrições para o III Seminário de Pesquisa em Linguística da Libras e Cultura Surda - LibrasCult
A Divisão de Estudos e Pesquisas (DIESP) e o Departamento de Desenvolvimento Humano, Científico e Tecnológico (DDHCT) do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) estão com inscrições abertas para o evento “III Seminário de Pesquisas em Linguística da Libras e Cultura Surda - LibrasCult”, segundo encontro do Fórum Bilíngue do INES em 2022.
O evento acontecerá no dia 23 de junho de 2022, quinta-feira, das 14h às 20h, totalmente online. Haverá palestras com pesquisadores surdos sobre diferentes temas, transmitidas ao vivo no canal de YouTube INES DDHCT.
Clique aqui para inscrever-se
No LibrasCult 2022 acontecerão três lives, com diferentes temas. Confira abaixo os links para acessar cada live e a programação do evento:
Saiba mais sobre o Fórum Bilíngue clicando aqui.
FONTE: https://www.gov.br/ines/pt-br/ciencia-e-tecnologia/informativos-ddhct/inscricoes-abertas-para-o-iii-seminario-de-pesquisa-em-linguistica-da-libras-e-cultura-surda-2013-forum-bilingue-do-ines
quarta-feira, 22 de junho de 2022
ndiano surdo de 11 anos cai em buraco de 24 metros e fica quatro dias preso com escorpiões e cobras
Cerca de 150 profissionais participaram da operação de resgate de 104 horas, que contou com militares do exército indiano e da Agência Nacional de Resposta a Desastres
Uma corrida contra o tempo aconteceu Chhattisgarh, na Índia, onde um garoto surdo e mudo de 11 ano caiu em um poço de 24 metros de profundidade, na última sexta-feira. Foram necessários quatro dias para que as equipes de resgate conseguissem salvar o menino Rahul Sahu do fosso onde habitavam cobras e escorpiões.
Cerca de 150 profissionais participaram da operação de resgate de 104 horas, que contou com militares do exército indiano e da Agência Nacional de Resposta a Desastres. O chefe de polícia do distrito de Janjgir disse a imprensa que o jovem está no hospital e bem.
— Dado que o garoto não consegue falar ou ouvir temos um grande desafio — completou o policial.
O poço em que a criança caiu fica localizado nos fundos da casa em que Sahu mora com a família. As máquinas usadas pelas equipes de resgate na escavação para resgatar o garoto revelaram escorpiões e cobras onde Rahul Sahu estava.
FONTE; https://www.librasol.com.br/indiano-surdo-de-11-anos-cai-em-buraco-de-24-metros-e-fica-quatro-dias-preso-com-escorpioes-e-cobras/?fbclid=IwAR0h3Pm-_NkPxylRwN1ErCgxPmgYNKFE46rZt-mEtMEtjcUUG8iZDZAU62s
Correios incentiva o uso da língua de sinais
Libras está na lista de cursos oferecidos a todos os empregados pela Universidade Correios desde 2011
Instituição com mais de três séculos e meio de existência e com presença em todos os municípios brasileiros, os Correios sabem bem a importância do seu papel na sociedade para a promoção da cidadania em todos os aspectos. Um deles reside no trabalho para incentivar a inclusão social. Nesse sentido, entre os projetos e programas desenvolvidos pela estatal para incentivar a acessibilidade, um dos focos é a comunidade surda.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que o número de pessoas com deficiência auditiva no Brasil ultrapasse 10 milhões de brasileiros, o que corresponde a cerca de 5% da população. Desse total, 2,7 milhões apresentam surdez profunda, ou seja, não ouvem nada.
Para a maior parte do povo surdo, a comunicação só é possível por meio da língua de sinais. No Brasil, há exatos 20 anos, a Libras, sigla de Língua Brasileira de Sinais, foi reconhecida como meio legal de comunicação e expressão no país pela lei nº 10.436/2002.
Libras está na lista de cursos oferecidos a todos os empregados pela Universidade Correios desde 2011. Com um total de 16 horas, “Aprendendo Libras como Segunda Língua – nível básico” foi desenvolvido pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e tem como intenção principal o atendimento ao cliente. Na modalidade online, a proposta é oferecer as noções básicas da Língua Brasileira de Sinais, de forma descomplicada, prática e aplicável no dia a dia, podendo ser a porta de entrada para quem deseja se aperfeiçoar.
De 2014 ao início de maio de 2022, mais de 27 mil empregados concluíram o curso e muitos sentiram-se estimulados, a partir desse primeiro contato com a língua de sinais, a seguirem os estudos, ampliando a fluência em Libras.
A língua de sinais não pode ser confundida com uma linguagem e, muito menos, com mímica ou gestos aleatórios. Como toda língua falada, ela possui uma gramática própria, tem as suas próprias construções, semânticas e regionalismos. Inclusive não existe uma língua de sinais universal, cada país tem a sua, assim como é com os idiomas verbais. “Pesquisas de 1960 já detalhavam a estrutura das línguas de sinais e comprovaram que possuem os mesmos universais linguísticos das línguas orais. Tudo que podemos fazer utilizando as línguas orais, também podemos fazer utilizando as línguas de sinais: poesias, metáforas, memes, piadas, discursos formais e informais, produzir textos acadêmicos, jornalísticos etc. Existem muitos regionalismos em Libras, por exemplo, o sinal para ‘pai’ no Rio Grande do Sul é diferente do utilizado em Santa Catarina, que é o sinal composto de ‘homem + benção’”, explica a professora do IFSC e doutora em Linguística Simone Gonçalves de Lima da Silva.
Para além do curso, os Correios também divulgam a língua de sinais e incentivam a acessibilidade por meio da Filatelia. Em 2020, a empresa lançou a emissão especial Alfabeto em Libras. A folha composta por 30 selos traz cada uma das representações dos sinais que simbolizam as 26 letras do alfabeto em Libras e quatro expressões muito usadas: Brasil, Brincar, Eu te Amo e Acessível em Libras. O lançamento foi acompanhado de um vídeo sobre a importância da língua de sinais.
FONTE: https://www.librasol.com.br/correios-incentiva-o-uso-da-lingua-de-sinais/?fbclid=IwAR3k-5g9AI0-QWxek5tfzdsxsS2t0e2JoFYm0FcaRm1i9QL8OZ0_MqbjMEM
Show de Whindersson Nunes em Teresina testa aparelho inclusivo para pessoas surdas ‘sentirem’ espetáculo
Em setembro, cerca de 15 surdos participarão do Rock in Rio, para mais uma etapa na produção do MR, aparelho que capta vibrações sonoras.
Cerca de 15 mil pessoas participaram do show de despedida de Whindersson Nunes no ultimo sábado (18), em Teresina. Dentre eles, três pessoas com surdez completa assistiram ao espetáculo com MR, um protótipo de aparelho que capta as vibrações sonoras, desenvolvido pela startup piauiense TRON, que defende o ensino da robótica nas escolas.
Essa foi a primeira vez que o teste foi realizado no Piauí. Em conversa com o g1, o sócio fundador da startup, o físico Gildário Lima, contou que o teste de sábado foi importante para o projeto, pois pela primeira vez os participantes acompanharam um evento completo, acompanhados de intérpretes e mais profissionais que participam do desenvolvimento do objeto.
“O teste de sábado foi importante porque pela primeira vez os surdos acompanharam o show todo, nos anteriores eram testes de momento, então a gente começou a deixar o dispositivo mais móvel, eles se situaram nas cadeiras da frente para acompanhar”, pontuou Gildário.
“Ele consegue perceber o som ambiente quando o dispositivo está na versão ambiente, então tudo de som que rola no ambiente ele capta, processa e transforma isso para vibrações mecânicas espalhadas no corpo. Uma segunda forma de captação do dispositivo é por meio de um smartphone, onde eu conecto o dispositivo em um aparelho e todos os sons que saem do aparelho, música, independente do barulho externo, vai ser convertido também para experiência desse aparelho”, explicou Gildário.
ALFABETIZAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS: REFLEXÕES NECESSÁRIAS - 23/06/2022
EDUCAÇÃO BILÍNGUE EM CONTEXTOS DE LÍNGUA DE PRESTÍGIO E LIBRAS - 27/06/2022