Campo-grandenses e vereador Coronel Alírio Villasanti acreditam que inserção desses profissionais facilitam acesso a todos.
As pessoas com deficiência auditiva poderão ter o direito a um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), nos Batalhões da Polícia Militar e nas Delegacias de Polícia do Estado de Mato Grosso do Sul, caso o projeto de lei do deputado estadual Antonio Vaz (Republicanos) seja aprovado e sancionado.
O parlamentar acredita que os batalhões e delegacias do Estado devam ter ao menos um policial apto a atender a demanda vinda dos surdos. “Garantindo todo um suporte desde um atendimento corriqueiro até mesmo nas situações emergenciais. Isso proporciona um tratamento adequado e igualitário aos cidadãos de nosso Estado”.
Para o vereador Coronel Alírio Villasanti (PSL), que prestou serviços por décadas na Polícia Militar e não está mais na ativa, a proposta do republicano é a salutar.
“Penso que sim e damos mais dignidade a esse segmento tão preciso. Colaborando com essas pessoas que precisam ser compreendidas nessas demandas. Acho que tudo que vem a favorecer a cidadania é necessário. É mais um serviço que pode ser colocado e que vem agregar, disse o vereador.
Ele conta que quando estava na ativa não viu muitos casos de deficientes auditivos procurando batalhões, mas que sempre existe o incentivo dos comandantes para que o policial militar se qualifique.
“Os comandantes, por iniciativa própria, acabam orientando policiais a fazerem os cursos de Libras”. Alírio disse que essas orientações de qualificação são frequentes na Polícia Militar. Ele cita que em Bonito, por exemplo, os militares são orientados a fazer o curso de inglês para atender melhor as demandas.
O projeto
O projeto de lei garante que os espaços de atendimento de segurança pública estejam aptos a atender a pessoa com deficiência auditiva. A Lei 10.436, de 24 de abril de 2002 dispõe sobre Libras e a reconhece como meio legal de comunicação e expressão das pessoas com surdez. O projeto tem como objetivo propiciar um canal efetivo de diálogo entre o usuário de serviço público e os policiais civis e militares, promovendo a inclusão social.
FONTE: https://www.topmidianews.com.br/politica/coronel-aposentado-concorda-com-pl-que-garante-interprete-de-libras/147357/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!
Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.
BJOS SINALIZADOS.