RYBENINHA
DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS
“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."
Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)
SINAL DE "Libras"
quarta-feira, 30 de junho de 2021
Bate papo sobre praticas exitosas durante o ensino não presencial para estudantes surdos - 24/07/2021
Letramento Bilíngue Acadêmico e Produção de Gêneros Textuais em Videolibras - 30/06/2021
domingo, 27 de junho de 2021
Funbel abre 200 vagas para curso Básico de Libras
A Fundação de Desenvolvimento Social de Belford Roxo (Funbel) abrirá nos dias 28, 29 e 30 de junho, de 8h às 16h, as inscrições para a formação de turmas para o Curso Básico em Libras (Língua Brasileira de Sinais) promovido por sua Central Municipal de Intérpretes de Libras (Cemil). A duração é de três meses e estão sendo oferecidas 200 vagas.
O início das aulas está previsto para a primeira semana de julho. As vagas são limitadas e por ordem de inscrição. A novidade é que as aulas serão online e ao vivo.
No momento da inscrição, que será presencial, o candidato saberá sobre o início do curso e o horário. As aulas serão ministradas pelo professor Carlos Fidalgo com turmas de manhã e à noite. “O curso abordará aspectos linguísticos da Libras, permitindo que os participantes adquiram vocabulário básico para comunicação em Libras com os surdos em situações do dia a dia”, resumiu a presidente da Funbel, Clarice Santos, destacando que, por causa da pandemia, as aulas serão online, porém ao vivo.
As inscrições poderão ser feitas no setor da Cemil, localizada na Funbel, Rua Adélia Sarruf, 39, Areia Branca, Belford Roxo. Documentos necessários: RG, CPF, comprovante de residência e uma foto. (originais e xerox).
Em caso de dúvidas ou para obter mais informações, basta entrar em contato com a Cemil pelo telefone / whatsapp (21)2662-0012.
FONTE: https://www.librasol.com.br/funbel-abre-200-vagas-para-curso-basico-de-libras/
Educação do Estado do Acre oferta Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais
A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) oferta o Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras), por meio do Centro de Apoio ao Surdo do Estado do Acre (CAS), aberto ao público em geral.
A inscrição ocorre na segunda-feira, 28, pelo endereço: https://www.even3.com.br/librasbasico2021. Os requisitos exigidos são: mínimo de 18 anos e o Ensino Médio completo.
ACRE – As aulas terão inicio dia 5 de julho, durante a semana, no período da manhã, por meio do Google Meet.
O curso foi elaborado para atender um público de pessoas interessadas em aprender Libras para se comunicar com pessoas surdas. As aulas serão práticas e teóricas, trabalhando com o participante o conhecimento em várias áreas da Libras.
“Voltamos oferecer o curso básico de Libras para a comunidade em geral, com o intuito de dar continuidade às nossas atividades divulgando a Língua de Sinais e colocando à disposição da comunidade que esteja interessada em fazer a inscrição”, concluiu a professora Joana D’Arc, coordenadora do Centro de Apoio ao Surdo do Estado do Acre
A metodologia do curso foi desenvolvida para que a sinalização compreenda cuidados com a estruturação do sistema linguístico, auxiliando em um espaço melhor formulado para uma língua de modalidade visual.
O curso pretende capacitar o aluno a se comunicar por meio da Libras de uma maneira prática e dinâmica, contando com material impresso, vídeos, exercícios e explanações ministradas por professores surdos e ouvintes.
FONTE: https://www.librasol.com.br/educacao-do-estado-oferta-curso-basico-de-lingua-brasileira-de-sinais/
INES disponibiliza biblioteca digital com materiais para e sobre a educação de surdos
O Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) disponibiliza, por meio do Núcleo de Educação Online (NEO), o Repositório Digital Huet. Trata-se de uma biblioteca digital com materiais em Libras e Português para e sobre a educação de surdos.
O Repositório contém diversos materiais desenvolvidos por profissionais do INES e de outras instituições. Estão disponíveis entre os materiais: livros, animações, documentos manuscritos e trabalhos apresentados em congressos.
O INES, ao criar o Repositório, objetivou oferecer a todos os usuários um ambiente de busca unificada de informações, que estavam dispersas em diversas instituições. Dessa forma, a biblioteca digital trabalha reunindo, armazenando, organizando e preservando materiais específicos para a educação de surdos.
O Repositório Huet foi construído com o auxílio de profissionais surdos e ouvintes de diversas formações e setores do INES e de outras instituições, resultando num sistema que atendesse aos parâmetros de acessibilidade da informação para surdos. A biblioteca é composta por quatro comunidades:
Jornalismo, composto por documentários, jornais e reportagens.
Conheça o Repositório Digital Huet.
FONTE: https://www.librasol.com.br/ines-disponibiliza-biblioteca-digital-com-materiais-para-e-sobre-a-educacao-de-surdos/
quinta-feira, 24 de junho de 2021
A DIVERSIDADE DE PERFIS NA SUPERDOTAÇÃO E A PRÁTICA DO PROFESSOR - 24/06/2021
Já ativou a contagem regressiva para nosso grande evento de amanhã?
Temos poucas vagas, então não perca mais tempo e faça sua inscrição!Fecharemos o 1º semestre do Ciclo de Palestras 2021 com chave de ouro.
Está imperdível!
Link na nossa Bio do Instagram.
FONTE: https://www.facebook.com/inodap/photos/a.1268477816640630/1864317560389983/
LIBRAS PARA CRIANÇAS
FONTE: https://www.facebook.com/photo/?fbid=875443299729413&set=a.117715795502171
I SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MULHER SURDA DO ESTADO DE MATO GROSSO - 24 E 25/06/2021
Para pesquisadores sobre a mulher surda. https://www.al.mt.gov.br/institucional/evento/48/visualizar
PRÁTICAS LUDOPEDAGÓGICAS COM BEBÊS E CRIANÇAS SURDAS E O USO DA LIBRAS - 24/06/2021
quarta-feira, 23 de junho de 2021
CURSO: APRENDENDO A MELHORAR O PORTUGUÊS ESCRITO PARA SURDOS, AMPLIANDO CULTURAS E VISÕES DO MUNDO
CAFÉ COM LIBRAS: Os parâmetros da Libras - 12/07/2021
sexta-feira, 18 de junho de 2021
IFB publica guia com dicas para melhorar a comunicação por e-mail com os surdos
A Comissão de Comunicação do IFB Campus São Sebastião criou um guia com dicas práticas para ajudar na comunicação dos servidores com a pessoa surda.
Apesar de ser a segunda língua oficial do Brasil, a Libras ainda é pouco utilizada por ouvintes, o que dificulta a interação com os surdos ou com alguma deficiência auditiva, já que há grande foco na oralidade e no Português escrito, restando ao surdo acompanhar a tradução do conteúdo pelo intérprete de Libras.
O material elaborado “Dicas para melhorar a comunicação por e-mail com os surdos” foi elaborado pelos membros da comissão: Eduardo Júnior, Filipe Maurício, Diego Oliveira, Guiomar Alves (docente surda), Renan Santana (tradutor/intérprete da língua brasileira de sinais/português) e Thais Louzada. A comissão é composta por docentes e um Tradutor/Intérprete de LIBRAS.
Acesse o material abaixo.
Dicas para Melhorar a Comunicação por E-mail com Servidores Surdos.pdf
FONTE: https://www.librasol.com.br/ifb-publica-guia-com-dicas-para-melhorar-a-comunicacao-por-e-mail-com-os-surdos/?fbclid=IwAR0lmanI_opL-2jWuPmXl1g0I1nT2PkRG2g7jqTuLmEFj7MJYJcLCLeFCeI
quinta-feira, 17 de junho de 2021
Projeto garante intérprete de libras nos batalhões da PM em MS
Campo-grandenses e vereador Coronel Alírio Villasanti acreditam que inserção desses profissionais facilitam acesso a todos.
As pessoas com deficiência auditiva poderão ter o direito a um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), nos Batalhões da Polícia Militar e nas Delegacias de Polícia do Estado de Mato Grosso do Sul, caso o projeto de lei do deputado estadual Antonio Vaz (Republicanos) seja aprovado e sancionado.
O parlamentar acredita que os batalhões e delegacias do Estado devam ter ao menos um policial apto a atender a demanda vinda dos surdos. “Garantindo todo um suporte desde um atendimento corriqueiro até mesmo nas situações emergenciais. Isso proporciona um tratamento adequado e igualitário aos cidadãos de nosso Estado”.
Para o vereador Coronel Alírio Villasanti (PSL), que prestou serviços por décadas na Polícia Militar e não está mais na ativa, a proposta do republicano é a salutar.
“Penso que sim e damos mais dignidade a esse segmento tão preciso. Colaborando com essas pessoas que precisam ser compreendidas nessas demandas. Acho que tudo que vem a favorecer a cidadania é necessário. É mais um serviço que pode ser colocado e que vem agregar, disse o vereador.
Ele conta que quando estava na ativa não viu muitos casos de deficientes auditivos procurando batalhões, mas que sempre existe o incentivo dos comandantes para que o policial militar se qualifique.
“Os comandantes, por iniciativa própria, acabam orientando policiais a fazerem os cursos de Libras”. Alírio disse que essas orientações de qualificação são frequentes na Polícia Militar. Ele cita que em Bonito, por exemplo, os militares são orientados a fazer o curso de inglês para atender melhor as demandas.
O projeto
O projeto de lei garante que os espaços de atendimento de segurança pública estejam aptos a atender a pessoa com deficiência auditiva. A Lei 10.436, de 24 de abril de 2002 dispõe sobre Libras e a reconhece como meio legal de comunicação e expressão das pessoas com surdez. O projeto tem como objetivo propiciar um canal efetivo de diálogo entre o usuário de serviço público e os policiais civis e militares, promovendo a inclusão social.
FONTE: https://www.topmidianews.com.br/politica/coronel-aposentado-concorda-com-pl-que-garante-interprete-de-libras/147357/
Empresário lança livro sobre construção de carreira em Libras no Brasil
Obra oferece um link de acesso ao mesmo conteúdo em áudio e videobook, inclusive com adaptação de termos e metafóras.
Postos de vacinação oferecem atendimento em Libras no Recife
“É a primeira vez que isso acontece comigo.” A arquiteta Ana Beatriz Ramos, de 25 anos, se emocionou ao ser vacinada no último sábado (29) contra o novo coronavírus. Mais do que uma dose de esperança para vencer a pandemia da covid-19, ela celebrou o acolhimento que recebeu no local escolhido por ela, o que normalmente não acontece em outros tipos de atendimentos. Surda, Ana foi vacinada com a primeira dose do imunizante no drive thru do Geraldão, na Imbiribeira, Zona Sul do Recife, e atendida desde a triagem por um intérprete de Libras, a Língua Brasileira de Sinais. A vacinação acessível foi instituída pela Prefeitura do Recife quando o agendamento para pessoas com deficiência foi aberto, no último dia 24 de maio.
“Nunca tive a experiência de ir a um local vacinar e ter atendimento acessível. Eu vi a divulgação sobre isso e fiquei muito feliz, porque isso é essencial para mim, enquanto surda, e para toda a comunidade surda em geral”, comemorou. “Espero que futuramente isso continue se perpetuando. Hoje vou tomar minha primeira dose bastante contente por esse atendimento”.
Até o dia 30 de maio, 387 pessoas com deficiência auditiva haviam sido vacinadas contra a covid-19 na capital pernambucana. Dessas, 65 têm perda auditiva bilateral, 74 parcial e 165 têm perda total. Outras 83 possuem algum outro tipo de deficiência auditiva. Quanto ao grupo maior, formado por pessoas com outras deficiências, o número de vacinados já chega a 5.313.
Gerente da Pessoa com Deficiência da Secretaria Executiva de Direitos Humanos do Recife, Paulo Fernando Silva defende que assegurar o direito de pessoas surdas se vacinarem com intérpretes é essencial para a inclusão desse público. “Promover a acessibilidade comunicacional por meio dos intérpretes de Libras dispostos nos pontos de vacinação é uma iniciativa que visa assegurar a inclusão das pessoas com deficiência auditiva em um serviço essencial de saúde, sobretudo, em tempos de pandemia. Dessa forma, a pessoa tem acesso às informações que têm direito no local da vacina.”
FONTE: https://defesa.com.br/postos-de-vacinacao-oferecem-atendimento-em-libras-no-recife/
Sancionada lei que institui inclusão de intérprete de Libras em telejornais e em propagandas e programas governamentais do RN Saiba mais em: https://agorarn.com.br/ultimas/sancionada-lei-que-institui-inclusao-de-interprete-de-libras-em-telejornais-e-em-propagandas-e-programas-governamentais-do-rn/ | Agora RN
Prefeitura de SFI oferece Curso de Libras para docentes da rede de ensino
A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), através da Secretaria de Educação e Cultura (SMEC), irá oferecer gratuitamente o Curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) aos docentes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, da rede municipal, que estejam atuando com estudantes surdos. O curso terá duração de três meses e será ministrado pelo professor em Libras da rede municipal, Lucas Vilaça Ribeiro.
A abertura será no dia 25 de junho com uma palestra ministrada pelo professor Lucas, através da plataforma do Google Meet. No dia 30 de junho começam as aulas presenciais, sempre às quartas-feiras, na sede da SMEC. O encerramento será no dia 29 de setembro e os professores receberão certificado de participação.
Segundo a Secretaria de Educação, caso o número de professores não complete o quantitativo de vagas ofertadas, estas serão preenchidas com outros interessados na capacitação. O curso, na observação do secretário de Educação, Robson Santana, será uma grande oportunidade para os participantes.
“Hoje há muita demanda de conhecimentos em Libras, por essa razão, é necessário que os profissionais estejam aptos para lidar com esse público, pois a Libras faz o papel principal que toda língua desenvolve, que é conectar pessoas e permitir que comunicações sejam feitas, que o mundo seja compreendido pelos surdos por meio da língua de sinais”, ressaltou.
Segundo informações do professor Lucas, o objetivo do curso é que os profissionais da educação consigam se comunicar através da língua de sinais e atender essa demanda nas escolas, além de compreender a sua importância como agentes transmissores de novos conhecimentos adquiridos durante todo o processo de ensino-aprendizagem.
“Para isso, utilizaremos diferentes estratégias para efetivação dos objetivos propostos, como provas práticas e teóricas, vídeos sobre Libras, contato com surdos, reflexão e discussão sobre os temas abordados, exposição de conteúdos, entre outros assuntos”, finalizou.
Mais ações – Nesta quarta-feira (9), às 10h, acontecerá o projeto “Pais e Filhos”, que tem como finalidade dar aulas de Libras aos pais e/ou responsáveis e familiares de alunos surdos da rede municipal. A proposta visa dar aulas toda a semana, na sede da SMEC.
FONTE: https://www.librasol.com.br/prefeitura-de-sfi-oferece-curso-de-libras-para-docentes-da-rede-de-ensino/
Concurso para professor efetivo de Linguística da Libras está com inscrições abertas
A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, da Universidade Federal do Cariri (Progep/UFCA), lançou o Edital nº 17/2021, do concurso público para o cargo de professor do Magistério Superior – 40h/Dedicação exclusiva (link para uma nova página), do Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Artes (IIsca), no setor de estudos Linguística da Língua Brasileira de Sinais.
As inscrições estão abertas até o dia 8 de julho, exclusivamente de forma online, pela Plataforma Forms (link para uma nova página), mediante uma taxa de inscrição.
As etapas do concurso ocorrerão em dia, horário e local descrito no Calendário de Provas, que está previsto para ser publicado no Portal da UFCA (link para uma nova página), em 9 de setembro de 2021.
As provas têm previsão para ocorrer entre 8 e 12 de novembro de 2021. As datas poderão ser alteradas por motivo de força maior e, caso ocorram, serão devidamente publicadas no site para conhecimento dos candidatos.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail
FONTE: https://www.librasol.com.br/concurso-para-professor-efetivo-de-linguistica-da-libras-esta-com-inscricoes-abertas/
Câmara de BH derruba veto e aprova lei que obriga cinemas e teatros a ter intérprete de Libras
A norma, prevista no Estatuto de Pessoa como Deficiência foi aprovada pela CMBH, em dois turnos, mas havia sido vetada pelo prefeito, Alexandre Kalil (PSD).
A Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) aprovou, nesta quinta-feira (10), o projeto de lei (PL) que obriga as salas de cinema e teatro da capital mineira a oferecer, ao menos, uma sessão com legenda e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A norma, prevista no Estatuto de Pessoa como Deficiência foi aprovada pela CMBH, em dois turnos, mas havia sido vetada pelo prefeito, Alexandre Kalil (PSD).
Contudo, em reunião nesta quinta-feira, o Plenário derrubou o veto do Executivo, e o texto virou lei. A matéria retorna agora para o prefeito, que tem 48 horas para promulgar e publicar a lei. Caso não o faça, o ato caberá à presidente da Câmara ou ao vice.
Os estabelecimentos têm também que contratar intérpretes de Libras e as salas de cinema devem ofertar uma sessão, no mínimo, com legenda, de acordo com o Estatuto de Pessoa como Deficiência e com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
No que se refere aos cinemas, o projeto esclarece que a disponibilização das legendas depende da presença da legendagem nas cópias dos filmes distribuídos nacionalmente.
Mesmo considerando “louvável” a proposta, o prefeito atribuiu a responsabilidade do processo de legendagem e autoração de cópias e da contratação de profissionais de Libras a autores, produtores, distribuidores e promotores, eximindo os proprietários das salas de exibição.
Segundo o Executivo, a Secretaria Municipal de Cultura recomendou o veto à proposição, justificando que a medida depende de ações a serem desenvolvidas por diversas pessoas envolvidas na cadeia produtiva cultural, e que a oferta de legendagem e de profissional intérprete de Libras nos teatros constitui medida a cargo dos promotores de atividades culturais.
Ao debater a proposta, Reinaldo Gomes Preto Sacolão (MDB), autor da proposição, defendeu a constitucionalidade do texto e atribuiu a uma má-vontade da prefeitura em cobrar dos empresários a execução de uma medida já prevista em lei federal.
“As pessoas com deficiência já têm limitações demais na cidade. Não é só criar rampas para as pessoas andarem. Isso já é uma realidade que não tem volta. Várias outras cidades já implementaram”, argumenta.
Já o líder de governo, Léo (PSL), foi enfático ao rejeitar a proposta e defender a manutenção do veto do prefeito. Para o parlamentar, o que o projeto faz é criar uma obrigação a mais para os empresários que acabarão por retornar esta conta a todos os cidadãos.
“Se algum cinema ou sala quiser fazer [tradução em Libras] para atrair as pessoas como fazem alguns produtores culturais, tudo bem, seria um atrativo a mais. Mas nós não podemos obrigar a iniciativa privada ter mais um custo, porque isso será repassado para o bolso de todos”, diz.
A votação pela manutenção ou não do veto acabou apertada e com 21 votos contrários e 18 a favor, o veto foi derrubado e a proposta mantida.
FONTE: https://www.librasol.com.br/camara-de-bh-derruba-veto-e-aprova-lei-que-obriga-cinemas-e-teatros-a-ter-interprete-de-libras/