Saiba mais em https://bit.ly/PosTraducaoLibras
Prezadas(os) colegas,
O 1º Simpósio do Grupo de Estudos e Pesquisas Porlibras (https://www.unioeste.br/portal/porlibras) em parceria com o Programa de pós-graduação em Letras da UNIOESTE, campus de Cascavel abordará eixos temáticos relacionados à linguagem, cultura e ensino envolvendo tanto as pesquisas em línguas orais quanto em línguas de sinais.
O primeiro eixo aborda o Léxico e os Estudos Linguísticos com foco nas Línguas, em especial das línguas de Sinais e da Libras.
O segundo eixo aborda o estudo e descrição de fenômenos linguísticos, culturais e de diversidade, incluindo aspectos fonético-fonológicos, morfossintáticos, semântico-lexicais, argumentativos, onomásticos e de variação linguística.
O terceiro eixo trata de práticas linguísticas, culturais e de ensino relacionados com a formação de professores e as manifestações da linguagem em diversos contextos, incluindo línguas estrangeiras, contato linguístico, bidialetais, bilíngues, de imigração e de fronteira, e fenômenos midiáticos.
O quarto eixo trata de análises de processos discursivos que se constituem a partir de discursividades linguístico/imagético-contextuais e sua relação com a memória e interdiscurso.
O quinto eixo foca em estudos de abordagens das diversas linguagens artísticas e culturais, sua aplicação nos diferentes níveis de ensino e práticas relacionadas à formação leitora nos processos educacionais e culturais.
Por fim, o Sexto eixo trata de estudos comparados no âmbito da literatura comparada, considerando as relações possíveis entre a literatura e as outras artes, com a finalidade de investigar as relações entre os distintos campos da Arte e sua correlação entre linguagem, literatura e sociedade.
O evento será realizado na modalidade on-line síncrono, com carga horária de 20 horas realizado nos dias 25 e 26 de maio de 2023. O evento contará com uma palestra de abertura com a professora Dra. Liona Paulus da Universidade de Köln (Alemanha) e uma mesa-redonda abordando os seis eixos temáticos supracitados. No dia 26, em salas das Plataformas Teams ou RNP, serão apresentadas Comunicações previamente inscritas e aprovadas com resumo expandido, com posterior publicação nos anais digitais do evento mediante pagamento de uma taxa de R$9,90 por submissão. O evento será acessível em Libras.
FONTE: https://www.even3.com.br/1-simposio-porlibras-estudos-linguisticos-culturais-e-de-diversidade-das-linguas-orais-e-de-sinais-e-a-relacao-linguagem-e-sociedade-329701/
BAHIA – De acordo com a gerente da CIL, Jaqueline França, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é entendida como língua natural das pessoas surdas. “Ela favorece aos surdos a estruturação do pensamento, o acesso ao conhecimento de mundo e a aprendizagem dos conteúdos curriculares”.
Jaqueline acrescenta que a aprendizagem da Libras deverá efetivar-se nos primeiros anos de vida ou quando os surdos já adultos estão passando por processo de transição da língua oral para a língua de sinais. “Assim, a língua poderá trazer benefícios, tanto para os próprios surdos, quanto para a dinâmica familiar, escolar e social”.
Os interessando podem se inscrever, presencialmente, na sede da CIL, localizada na Avenida Braulino Santos n° 1157, bairro Candeias no horário de 8h às 12h, com a apresentação do RG e comprovante de residência.
Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone/whatsapp (77) 98849-4954, ou pelo email cilpmvc@gmail.com.
FONTE: https://www.librasol.com.br/secretaria-municipal-de-educacao-abre-inscricoes-para-curso-de-libras-como-primeira-lingua-para-surdos/
No ato da inscrição, os interessados devem levar originais e cópias de um documento oficial com foto e comprovante de conclusão do ensino médio. São disponibilizadas 40 vagas com turmas no período da manhã e tarde. O início das aulas está marcado para o dia 15 de maio, com carga horária de 120 horas e duração de três meses.
O curso é voltado para pessoas maiores de 18 anos que possuem o ensino médio completo. A prioridade de inscrição é para profissionais que atuam na educação e em setores de atendimento ao público em órgãos governamentais, mas toda a comunidade pode participar.
De acordo com a chefe do CAS, Lindomar Araújo, a instituição mantém uma agenda anual de cursos de Libras, buscando oferecer mais oportunidades para as pessoas interessadas em aprender a língua. O objetivo é ampliar o uso e difusão da Libras. “Isso promove a acessibilidade de comunicação para a população surda que interage por meio dessa língua”, pontua.
O curso é uma ação exclusiva do CAS, que é ligado ao Departamento de Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), com profissionais, equipamentos e local de realização sob sua responsabilidade. A iniciativa visa atender a demanda crescente por profissionais capacitados em Libras, tanto na área da educação quanto em outros setores que lidam com o público surdo.
FONTE: https://www.librasol.com.br/centro-de-apoio-ao-surdo-oferta-curso-basico-de-libras/
A Fundação Wall Ferraz está ofertando 400 vagas em cursos gratuitos de Libras e empreendedorismo, em Teresina. As oportunidades de qualificação profissional são para jovens que tenham entre 16 e 29 anos.
As atividades serão realizadas no formato híbrido, com palestras e atividades complementares virtuais e encontros presenciais no Centro de Convenções de Teresina, localizado na Avenida Marechal Castelo Branco, número 1275, bairro Cabral.
Inscrições devem ser realizadas pelo Whatsapp: (86) 9 9414-6019, com seleção feita por ordem de inscrição.
Segundo o presidente da Fundação Wall Ferraz, Maykon Silva, no curso de libras, o jovem poderá aprender a pensar verbalmente e visualmente com mais rapidez, pois a língua gestual envolve a mente e a expressão do corpo e do rosto. Já no curso de empreendedorismo, serão apresentadas técnicas e formas de empreender no mundo atual, fomentando a geração de renda própria.
“Os alunos receberão material didático e fardamento gratuitamente e terão o acompanhamento de instrutores durante todo o curso com aulas práticas e teóricas. Ao terminarem os cursos, os alunos estarão aptos a colocarem em prática o conteúdo ensinado em sala de aula e ingressarem no mercado de trabalho”, explicou.
O projeto “Juventude em ação e negócios” é uma parceria com o Instituto de Gestão e Desenvolvimento Social.
FONTE: https://www.librasol.com.br/fundacao-wall-ferraz-oferece-400-vagas-para-curso-gratuito-de-libras-saiba-como-se-inscrever/
SÃO PAULO – O Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado Alcyr de Oliveira – NAPE, vinculado a Secretaria Municipal de Educação, está com inscrições abertas para mais um Curso de “Língua Brasileira de Sinais” (Libras), direcionado para a comunidade em geral e a todos os interessados em se comunicar com deficientes auditivos.
O curso, com duração de 20 horas, será realizado no período de 08 a 19 de maio de 2023 e será disponibilizado nos seguintes horários: de manhã, das 9 às 11 horas; a tarde, das 13 às 15 horas e a noite, das 19 às 21 horas.
As inscrições seguem até o dia 4 de maio e deverão ser feitas pelo telefone (14) 3811-3160 ou (14) 99731-0754. As vagas são limitadas a 30 inscritos por turma.
LIBRAS
A Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi desenvolvida a partir da língua de sinais francesa. As línguas de sinais não são universais, cada país possui a sua.
A Libras possui estrutura gramatical própria, onde os sinais são formados por meio da combinação de formas e de movimentos das mãos e de pontos de referência no corpo ou no espaço.
Segundo a legislação vigente, Libras constitui um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas com deficiência auditiva do Brasil, na qual há uma forma de comunicação e expressão, de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria.
Serviço:
Fonte: Acontece Botucatu
FONTE: https://www.librasol.com.br/nape-abre-inscricoes-para-curso-de-libras-em-botucatu-2/