RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

terça-feira, 12 de dezembro de 2023

COLÓQUIO DAS MÃOS - VIDEOCAST - 12/12/23

 

7

Convidadas Bianca Sousa e Claudia Hayakama vai aparecer no nosso colóquio das mãos, não vai perder a oportunidade? Venham inscrever aí!

FONTE:
https://www.instagram.com/p/C0uql9CJYjn/

Ufop abre 1 vaga para docente de Libras em novo Concurso Público

 


A oportunidade é para candidato com graduação e mestrado.

No estado de Minas Gerais, a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) anunciou a abertura de inscrições para um novo Concurso Público.

Há uma vaga na área de Libras/Educação, necessário ter titulação mínima: Graduação em cursos de Licenciatura em qualquer área; Especialização: Certificação de proficiência no ensino da Libras/PROLIBRAS, ou Cursos de Libras com carga-horária mínima de 180h, ou especialização em Libras com carga-horária mínima de 180h; e Mestrado em Letras ou em Estudos Linguísticos ou em Linguística ou em Educação.

Quando admitido, o profissional deverá atuar em jornada de 40 horas semanais com dedicação exclusiva de trabalho, referente remuneração mensal no valor de R$ 4.875,18 (vencimento básico).

Para participar

Os interessados podem se inscrever exclusivamente pela internet, no período de 15 de janeiro de 2024 a 22 de fevereiro de 2024 no e-mail concursodocente@ufop.edu.br. A taxa de inscrição é de R$ 146,26.

Como forma de classificação, os concorrentes serão avaliados por meio das seguintes etapas: prova Escrita; Didática sem arguição; e Prova Prática. Informações complementares podem ser obtidas por meio do edital completo que consta em nosso site.

Validade

O prazo de validade do concurso é de um ano, prorrogável por igual período, contado a partir da data da publicação da homologação do concurso no Diário Oficial da União.

FONTE:
https://www.librasol.com.br/ufop-abre-1-vaga-para-docente-de-libras-em-novo-concurso-publico/?fbclid=IwAR1UcOHsAyl38FGnV9mxYulfnlIZveJrURQIqRK4ktJuT7A02dPLE4SaWJc

IFNMG está com 70 vagas abertas em cursos gratuitos de Libras

 


Inscrições podem ser feitas até 3 de janeiro pela internet. As oportunidades estão sendo oferecidas pelo Centro de Línguas (Celin).

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) está com 875 vagas abertas em cursos gratuitos de espanhol, inglês, libras e redação para o Enem. As inscrições podem ser feitas até 3 de janeiro pela internet. As oportunidades estão sendo oferecidas pelo Centro de Línguas (Celin).

Espanhol básico – 140 vagas – 160 horas
Espanhol intermediário – 105 vagas – 160 horas
Espanhol para fins específicos – 70 vagas – 80 horas
Inglês básico – 140 vagas – 160 horas
Inglês intermediário – 105 vagas – 160 horas
Inglês para fins específicos – 70 vagas – 80 horas
LIBRAS básico – 35 vagas – 160 horas
LIBRAS avançado – 35 vagas – 160 horas
Redação para o Enem – 175 vagas – 180 horas

Segundo o IFNMG, além de preencher o formulário, os candidatos precisam anexar documento com foto, CPF e cópia do comprovante de escolaridade de acordo com o requisito do curso (veja o edital).

O resultado da seleção, que será feita por meio de sorteio, deve ser divulgado em 10 de janeiro.

“Os cursos serão vinculados a diferentes campi do instituto e estão previstos para iniciar no final de janeiro de 2024, e terminar em outubro de 2024. Os objetivos de cada curso estão descritos no edital. As aulas síncronas a distância serão realizadas uma vez por semana, com duração de um hora e meia, em dias e horários que variam de acordo com cada unidade ofertante.”

Dúvidas e informações podem ser encaminhadas para o e-mail: celinproexcifnmg@gmail.com.

Os documentos relativos ao Edital podem ser acessados neste link.

FONTE:

https://www.librasol.com.br/ifnmg-esta-com-70-vagas-abertas-em-cursos-gratuitos-de-libras/?fbclid=IwAR0xyUdfCWdqvZ19NQ3xViXlrqNmRd-VDgeEk1DD85w9vIBLzH7lNc4mNqc

quarta-feira, 29 de novembro de 2023

DICIONÁRIO DE LIBRAS EM SALA DE AULA: USOS E FUNÇÕES PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO L2 PARA SURDOS - 07/12/23

 


O Grupo de Estudos e Pesquisas PORLIBRAS tem o prazer de convidar a todos os interessados para participarem conosco da Palestra a ser proferida pela Profª. Me. Joyce Cristina Souza da UFSC/UFSCAR

📝Anote na sua agenda:
Dia: 07 de dezembro de 2023
Horário: 18 horas (Brasília)
Link para inscrição: https://forms.gle/FfD4ppTuuN87T8vUA

_Esperamos você!_

FONTE:

https://www.facebook.com/photo/?fbid=336965672418253&set=a.113823291399160

terça-feira, 28 de novembro de 2023

TRT-8 lança 3º Glossário de Termos Trabalhistas em Libras

Vídeo ensina palavras, expressões e frases que são usadas no âmbito da Justiça do Trabalho

Desde 2002, o Brasil reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão no país. No entanto, mesmo com a lei que determina o uso da Libras, as pessoas surdas ainda enfrentam diariamente diversas dificuldades para acessar serviços básicos do dia a dia.

É por isso que, anualmente, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) oferta para magistrados(as), servidores(as) e terceirizados(as) o curso básico de Libras, que capacita o quadro funcional no contato direto com pessoas surdas que precisem de serviços trabalhistas. No entanto, além do contato inicial com as estruturas básicas da língua, o curso também conta, há dois anos, com a produção de um recurso muito importante: o Glossário de Termos Trabalhistas em Libras.

O glossário está na sua 3ª edição e ensina os sinais, em Libras, de palavras e frases mais usadas no âmbito da Justiça do Trabalho. A iniciativa está alinhada ao planejamento estratégico do TRT-8, bem como à Estratégia Nacional do Poder Judiciário, que traz os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) como um dos seus pilares.

O Glossário de Termos Trabalhistas em Libras do TRT-8 atende especialmente aos objetivos 8 e 10, relacionados à promoção do trabalho decente e a redução das desigualdades, promovendo então o acesso à Justiça e a efetivação do direito das pessoas com deficiência. Para conferir o glossário, basta acessar o canal do YouTube do TRT-8.

Neste ano, cerca de 25 servidores(as) e terceirizados(as) do quadro funcional do TRT-8 participaram do curso, que foi ofertado na modalidade híbrida, ou seja, com aulas presenciais e online. O curso teve duração de quatro meses, com início em maio e encerramento em setembro, e é uma realização da Escola de Capacitação e Aperfeiçoamento Itair Sá da Silva (Ecaiss) do TRT-8, em parceria com a Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão e a Coordenadoria de Relacionamento Institucional, Acessibilidade, Inclusão e Sustentabilidade.

Para a chefe da Seção de Capacitação de Servidores do TRT-8, Claudilena Puget da Fonseca, a proposta da Ecaiss é capacitar servidores e servidoras que têm contato direto com o público. “Nós não estamos formando a pessoa em Libras, mas sim para ter um contato inicial com o nosso público externo, saber dar uma informação”, explica.

A servidora Isabela Miranda Martins, assistente de secretaria na Vara do Trabalho de Altamira, foi uma das participantes e veio até a capital para participar da capacitação. “Vim pra Belém participar deste curso que pra mim é de extrema importância. O Tribunal precisava mesmo disso justamente para acolher mais ainda as pessoas. Nós recebemos inúmeras pessoas na Justiça do Trabalho para tirar dúvidas e nós precisamos saber como nos comunicar, ter essa receptividade e acessibilidade dentro do nosso Tribunal”, conta.

Duas professoras ministraram o curso básico de LibrasAdelma Cassia das Neves Aline dos Santos Silva. A facilitadora Aline dos Santos Silva é não ouvinte, o que promoveu a troca de experiência real dos participantes com pessoas surdas.

Aline parabenizou e elogiou a oferta do curso pelo TRT-8. “Saber que pessoas ouvintes têm interesse em aprender Libras foi muito importante. Eu fiquei muito admirada vendo que os funcionários (as), os alunos (as) aprenderam de maneira bem fluente porque eles tiveram muito esforço. A acessibilidade dentro do Tribunal é muito importante para que haja comunicação”, finalizou.

FONTE:

https://www.librasol.com.br/trt-8-lanca-3o-glossario-de-termos-trabalhistas-em-libras/?fbclid=IwAR3Fji7NU09BWfck4gAbCobX4VadayvgiUqzZvsj_HR79fXwhGAmrbcB3QA