RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quarta-feira, 4 de junho de 2025

Câmpus Palhoça Bilíngue elege primeira pessoa surda como diretora-geral

 


Servidora do Câmpus Palhoça Bilíngue desde a sua criação, em 2009, a professora Simone Gonçalves de Lima da Silva é a primeira pessoa surda eleita para o cargo de direção-geral de um câmpus do IFSC.

Nas eleições do dia 15 de maio, ela recebeu, em candidatura única, 352 votos dos estudantes, 40 dos professores e 25 dos técnicos administrativos. A chapa eleita tem Samanta Coelho de Freitas como chefe do Departamento de Administração e a professora Bruna Crescêncio Neves como chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Simone aceitou o desafio de concorrer à direção-geral do câmpus pelo compromisso com a comunidade surda, com a educação e com a democracia. “Meu compromisso é de dar visibilidade à língua de sinais e aos cidadãos surdos, que são sempre postos as margens por serem um grupo minoritário. E além disso, acredito que a educação é um dos pilares da democracia, precisamos garantir que continue sendo um direito de todos, gratuita, laica e de qualidade”, afirma. “Como pessoa surda, assumir um cargo de direção-geral representa a quebra de paradigmas, principalmente em relação a ideia de que a pessoa surda é incapaz e dependente e que a língua de sinais é inferior às demais línguas orais”, destaca.

Após a posse, prevista para 10 de agosto, Simone pretende dar continuidade aos projetos em andamento e elaborar novos planos para captação de recursos para estrutura do ginásio, espaço para eventos e ampliação da distribuição de alimentos.

Sobre a comunidade externa, tem como meta continuar fortalecendo as parcerias já construídas e estabelecer acordos com prefeituras do entorno, secretarias de educação, conselhos municipais, entre outros, para obter recursos, apoio técnico, acesso a programas e projetos, além da participação em reuniões promovidas pelo poder público para apresentar o Câmpus Palhoça Bilíngue à comunidade. “No que se refere ao setor produtivo, buscaremos promover estágios, visitas técnicas, projetos em parceria com empresas locais, que possam agregar valor à formação dos estudantes”, destaca Simone, lembrando que a gestão estará aberta às colaborações com as associações locais com projetos de pesquisa e extensão, promovendo o engajamento dos estudantes em soluções de problemas da comunidade.

Segundo Simone, o compromisso da nova gestão é com a educação inclusiva e atenta às necessidades de todos os públicos. “A Educação Bilíngue de Surdos é, sim, uma prioridade, mas nosso olhar vai além — buscamos acolher e oferecer qualidade a toda a comunidade acadêmica. Contamos com o apoio de vocês para construirmos, juntos, um câmpus cada vez mais forte, diverso e comprometido com a educação pública de excelência”, completa.

Para saber mais, acesse o Plano de Gestão da equipe eleita

FONTE:

https://www.librasol.com.br/campus-palhoca-bilingue-elege-primeira-pessoa-surda-como-diretora-geral/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.