RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

sábado, 1 de novembro de 2025

Comissão aprova cadastro nacional para intérpretes de Libras

 


Proposta segue em análise na Câmara

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara do deputados aprovou o Projeto de Lei 1215/25, que cria o Banco de Intérpretes de Línguas e Sinais composto por profissionais qualificados, com experiência em línguas estrangeiras e em Libras. O acesso será gratuito para cidadãos brasileiros com deficiência auditiva e para turistas estrangeiros.

A coordenação do projeto ficará a cargo do Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério da Saúde, a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência e outras entidades competente.

A iniciativa vai oferecer serviços tanto de forma presencial quanto por meio de plataformas digitais, incluindo interpretação remota por vídeo, facilitando o acesso em locais de difícil alcance.

A relatora, Silvia Cristina (PP-RO), foi favorável ao texto, de autoria do deputado Saulo Pedroso (PSD-SP). Ela observou que a contratação direta dos intérpretes não será feita pelos ministérios, que atuarão apenas na organização e manutenção da plataforma digital.

“O objetivo é permitir que os intérpretes sejam demandados conforme a necessidade, tanto por órgãos públicos quanto por empresas privadas, respeitando-se as peculiaridades contratuais de cada ente”, disse.

Próximos passos

A proposta, que tramita em 
caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

FONTE:

https://www.librasol.com.br/comissao-aprova-cadastro-nacional-para-interpretes-de-libras/

Unesp aplica prova com tradução em Libras neste domingo (02/11/25)

 


Três candidatos surdos farão videoprova nas cidades de Campinas, Rio Claro e São José do Rio Preto

O vestibular 2025 da Unesp (Universidade Estadual Paulista) será aplicado neste domingo (2), e entre os mais de 65 mil inscritos, três candidatos surdos realizarão a prova em um formato especial: a videoprova em Libras (Língua Brasileira de Sinais).
Esses vestibulandos solicitaram o recurso no momento da inscrição — um em cada cidade de aplicação: Campinas, Rio Claro e São José do Rio Preto, no interior de São Paulo.
Por meio desse sistema, o candidato tem acesso às questões em vídeos traduzidos para Libras, exibidos em um dispositivo eletrônico fornecido pela Fundação Vunesp, responsável pela organização do exame.
Além do material em vídeo, os concorrentes recebem também o caderno de prova impresso, com as mesmas perguntas transcritas.
Durante a aplicação, haverá ainda um intérprete de Libras disponível para dar instruções gerais e apoio técnico sobre o uso do equipamento, mas sem traduzir ou explicar o conteúdo das questões, que devem ser compreendidas exclusivamente por meio dos vídeos.
Para participantes com deficiência, como no caso dos candidatos surdos, será concedida uma hora adicional, totalizando seis horas de exame.
A Unesp passou a oferecer a possibilidade de tradução integral da prova em Libras em 2023, com suporte técnico da Fundação Vunesp, tornando-se a primeira entre as universidades estaduais paulistas a adotar o formato.
“A tradução do vestibular para Libras representa um avanço significativo no acesso de estudantes surdos ao ensino superior. Esperamos que sirva de inspiração para outras instituições”, disse Célia Maria Giacheti, pró-reitora de Graduação da Unesp.

Sobre a prova

A aplicação da primeira fase acontece em 35 cidades paulistas, com início às 14h (horário de Brasília). Os portões serão abertos a partir das 13h e fechados pontualmente às 13h40.
É preciso apresentar um documento oficial com foto e levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
Não será permitido o uso de celulares, relógios inteligentes, fones de ouvido ou qualquer dispositivo eletrônico.

A prova terá cinco horas de duração, contendo 90 questões objetivas de linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática.

FONTE:

https://www.cnnbrasil.com.br/educacao/unesp-aplica-prova-com-traducao-em-libras-neste-domingo-2/

Unicap forma a primeira pessoa surda doutora em Direito no Brasil

 


A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) viveu um momento histórico e emocionante com a defesa da tese de Mirella Correia e Sá Cavalcanti, a primeira pessoa surda do Brasil a conquistar o título de doutora em Direito. A defesa foi acompanhada por familiares, amigos e colegas, muitos deles integrantes da comunidade surda.

Mirella apresentou sua tese em Língua Brasileira de Sinais (Libras), com o apoio de duas intérpretes. Sob orientação do Prof. Sérgio Torres Teixeira e coorientação da Profª Flora Oliveira da Costa, a pesquisadora defendeu a tese intitulada Acesso à Justiça: Um Estudo dos Obstáculos Enfrentados pela Comunidade Surda. O trabalho faz uma revisão crítica dos principais documentos jurídico-normativos que garantem o direito de acesso à Justiça às pessoas surdas usuárias de Libras e realiza um exame empírico das barreiras enfrentadas por essa população no sistema judiciário brasileiro. 

Surda oralizada, Mirella percorreu toda a sua trajetória acadêmica na Unicap: graduação, mestrado e doutorado. “A Unicap foi fundamental na minha caminhada. Encontrei professores que acreditaram em mim, e a Universidade aprendeu comigo também. Foi uma construção conjunta de acessibilidade. Eu sempre lutei para que meus direitos fossem respeitados, e a Unicap respondeu, garantindo o suporte que eu precisava”, contou. Além da conquista acadêmica inédita, Mirella também celebra outra realização recente: foi aprovada como professora substituta de Direito na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

FONTE:

https://jesuitasbrasil.org.br/unicap-forma-a-primeira-pessoa-surda-doutora-em-direito-no-brasil/

IFSul Sapiranga empossa novo Diretor-Geral, o Prof. Valter Lenine Fernandes

 


Primeiro diretor surdo de uma instituição federal de ensino no Rio Grande do Sul assume a gestão do Câmpus Sapiranga

Na última quarta-feira, 29 de outubro, o Câmpus Sapiranga do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) realizou a solenidade de ratificação da posse do novo Diretor-Geral, professor Valter Lenine Fernandes, e de sua equipe de gestão. O evento marcou um momento histórico: Valter é o primeiro diretor surdo de uma instituição federal de ensino no Estado do Rio Grande do Sul.

A cerimônia foi presidida pelo reitor do IFSul, professor Carlos Correa, e contou com a presença de 49 autoridades e lideranças regionais. Compuseram a mesa de autoridades o reitor Carlos Correa; a ex-diretora-geral do câmpus Sapiranga, professora Marta Tessmann; o novo diretor-geral, professor Valter Lenine Fernandes; a deputada estadual Sofia Cavedon, representando a presidência da Assembleia Legislativa do RS; a supervisora pedagógica Daniara Naissenger, representando a prefeita municipal de Sapiranga; o chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Marcos Rijo; o chefe do Departamento de Administração e Planejamento, professor Eduardo Schmidt Fernandes dos Santos; e a estudante Isabel Arnold, do curso técnico em Planejamento e Controle da Produção (EJA-EPT).

Entre as lideranças presentes na tribuna de autoridades, destacaram-se o prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Rodrigo Massulo, e o vice-prefeito de Balneário Pinhal, Jorge Fonseca.

Durante a abertura, o novo diretor-geral recebeu homenagens por meio de vídeos enviados pelo deputado federal Paulo Pimenta e pelo senador da República Paulo Paim, ambos ressaltando a importância de sua trajetória e de sua representatividade na educação pública.

Em seu discurso de posse, Valter destacou seu compromisso com uma gestão democrática e inclusiva:

“Assumo a gestão com o compromisso de ser incansável na defesa da educação pública, inclusiva e transformadora, colocando sempre o ser humano no centro de nossas decisões. Que possamos, juntos, escrever uma história de esperança e de futuro para o Câmpus Sapiranga, para o IFSul e para o Brasil, sob o lema: ‘Nada sobre nós sem nós’.”

O evento foi encerrado com uma fala emocionada da estudante Isabel Arnold, que celebrou a eleição do novo diretor com palavras de afeto e resistência:

“Hoje celebramos uma conquista: conseguimos eleger o Valter!”, afirmou, antes de encerrar seu discurso citando trechos da música Tente Outra Vez, de Raul Seixas:
“Não diga que a canção está perdida, tenha fé em Deus, tenha fé na vida... Tente outra vez... (...) Basta ser sincero e desejar profundo, você será capaz de sacudir o mundo.”

Eleito em abril deste ano por maioria de votos nos três segmentos da comunidade acadêmica — discentes, técnicos e docentes —, o professor Valter Lenine Fernandes cumprirá mandato de quatro anos (2025–2029) à frente do Câmpus Sapiranga.

FONTE:

https://www.sapiranga.ifsul.edu.br/ultimas-noticias/1238-ifsul-sapiranga-empossa-novo-diretor-geral-o-prof-valter-lenine-fernandes

Curso terminologia na área jurídica - ROGER PRESTES

 


Curso terminologia na área jurídica, o curso abrirá novas turmas: segunda-feira às 15h a 17h e 19h a 21h, e quarta-feira 15h a 17h e 19h a 21h, não perca inscrição o curso excelente para a sua formação e sua aprendizagem.
Mais informação:

https://chat.whatsapp.com/Cu72dh4TjXsJDfnwidtFiK?mode=wwt

FONTE:

https://www.instagram.com/reel/DQfUTKZkaPS/?igsh=OHJzdG8zZGY0dXQx

WORKSHOP DEAF INTERNACIONAL - 08/11/25

 


Chegou ❤️‍🔥

Garante a sua vaga!!!!

Irei fazer um encontro exclusivo na minha casa!

E-mail: leo.bacastilho@gmail.com

Que irei mandar os detalhes de pagamento e endereço, e também irei enviar as indicações e dicas para antes do workshop.
Qualquer dúvidas pode mandar aqui.
Estou ansioso para receber vocês na minha casa!!!

Vamos colaborar os artistas surdos!
Beijos e abraços!!!!

FONTE:

https://www.instagram.com/p/DQfHCZRCQeJ/?igsh=Z2NheDJuYmNmdHpm