A Gol iniciou, na semana passada, um 
projeto piloto para melhorar o atendimento a deficientes auditivos. A 
empresa instalou dois terminais nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos 
que permitem ao usuário se comunicar com os atendentes da Gol usando a 
Língua Brasileira de Sinais (Libras). A meta da empresa é colocar a 
plataforma em pelo menos dez aeroportos até o fim do ano.
Por meio do terminal, o usuário pode se 
conectar por vídeo a uma central de tradução. Um intérprete fluente em 
Libras traduzirá as palavras do passageiro para um funcionário da Gol no
 aeroporto, em tempo real. No momento, a Gol mantém seis atendentes que 
dominam a língua de sinais. O serviço está disponível de segunda a 
sexta, das 7h às 19h, e aos sábados entre 7h e 13h. A equipe de call 
center é terceirizada, formada por colaboradores da Amigos Metroviários 
dos Excepcionais (AME), uma instituição sem fins lucrativos que dá 
consultoria a empresas sobre projetos de acessibilidade.
A iniciativa faz parte de um projeto da 
Gol para aprimorar o atendimento a pessoas com necessidades especiais, 
disse o diretor de operações aeroportuárias da empresa, André Lima. 
“Fizemos estudos no fim do ano passado e entendemos que precisamos de 
soluções que permitam que esse passageiro tenha mais autossuficiência.”
No ano passado, dos 36 milhões de 
passageiros transportados pela Gol, aproximadamente 1 milhão informaram 
ter necessidades especiais. Dentro desse grupo, há cerca de 15 mil 
passageiros surdos. Segundo dados do IBGE, quase 2 milhões de pessoas no
 Brasil são surdas ou têm grave deficiência auditiva.
A Gol vai testar como os passageiros 
interagem com o terminal em junho e julho. Até o fim do ano, a empresa 
oferecerá o atendimento em Libras nos principais aeroportos – Santos 
Dumont, Galeão, Brasília, Confins, Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza, 
Recife e Salvador, além dos aeroportos de Congonhas e Guarulhos.
Dificuldades
A presidente da Associação dos 
Deficientes Auditivos-Visuais e Deficientes Auditivos (Adavida), 
Aparecida de Fátima Negresiolo, não consegue citar uma empresa que 
preste atualmente atendimento adequado para o cliente surdo. “Algumas 
empresas oferecem um número de telefone específico para atender 
deficientes auditivos, mas, na prática, isso não vem funcionando bem”, 
diz. Um dos pleitos das ONGs que lutam pela inclusão social da população
 surda é a contratação de intérpretes em libras em locais públicos.
A Caixa Econômica Federal é uma das 
empresas com projetos mais avançados nesta área. O banco começou a 
treinar os funcionários para atendimento em Libras em 2008 e atualmente 
possui cerca de 4 mil trabalhadores que compreendem a linguagem de 
sinais. O banco também oferece atendimento específico na sua central de 
atendimento para esse público. Só em 2013, o banco recebeu 69,6 mil 
ligações neste canal.
 http://turismoadaptado.wordpress.com/2014/06/24/por-acessibilidade-gol-testa-atendimento-em-libras/

Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!
Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.
BJOS SINALIZADOS.