Adriana Costa do Nascimento*
Carmem da Silva Mascarenhas*
RESUMO
Este
 artigo tem como objetivo evidenciar a importância da língua de sinais 
na educação dos surdos em classes regulares. Para a realização desta, 
foi feito uma pesquisa bibliográfica para reflexões, estudo e 
embasamento sobre os assuntos pertinentes ao tema apresentado, 
destacando-se analises acerca da língua de sinais e suas caracterização 
do surdo desde a perda auditiva até a formação de sua identidade 
cultural surda, bem como no desenvolvimento cognitivo e participação no 
contexto das escolas normais no processo de escolarização destes alunos.
 Como metodologia optou-se por um estudo de campo dentro de um enfoque 
qualitativo e quantitativo onde foram aplicados questionários com 30 
professores em três instituições de ensino no município de Salvador-Ba. 
Através das respostas desses educadores, com suas respectivas opiniões 
pode-se observar suas dificuldades comunicativas com estes sujeitos, 
confirmando-se a grande importância do uso desta forma de linguagem na 
educação dos surdos em escolas regulares, evidenciando-se a necessidade 
de uma educação bilíngüe que valorize a língua natural do surdo, dando 
condições para que este possa desenvolver-se para a vida social, a 
cidadania e para o trabalho.
Palavras – chave: Língua de Sinais, Educação dos Surdos, Escola Regular.
Carmem da Silva Mascarenhas*
RESUMO
Palavras – chave: Língua de Sinais, Educação dos Surdos, Escola Regular.
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