RYBENINHA

SINAL: BEM -VINDOS
DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS

“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."
Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)
SINAL DE "Libras"

"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."
LIBRAS

LIBRAS
LIBRAS

Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão
QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar
segunda-feira, 22 de janeiro de 2024
SIGN10 conference - DEZEMBRO DE 2024
SIGN10 conference
9-12 December 2024
SIGN10 Conference at the University of the West Indies, St Augustine Campus, Trinidad & Tobago
3-7 December 2024
Training for deaf people from across the Caribbean
FONTE:
https://sites.google.com/view/sign10/home
domingo, 21 de janeiro de 2024
CURSOS FIC - LIBRAS
CURSOS RÁPIDOS E GRATUITOS - IF BRASÍLIA
CURSO GRATUITO - SURDEZ E LIBRAS: ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS


Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com dados do Censo Escolar 2022, dos 47,3 milhões de estudantes matriculados na rede básica de educação, mais de 61 mil possuem algum grau de surdez. Pelo levantamento feito pelo IBGE, o Brasil conta com mais de 10 milhões de pessoas surdas, seja a deficiência leve, moderada, severa ou profunda. Pensando nisso, o Câmpus Goiânia abre inscrições para o curso de extensão Surdez e Libras – aspectos teóricos e práticos. São 30 vagas disponíveis, sendo 24 para a comunidade externa e 6 para estudantes e servidores do câmpus. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até dia 21 de fevereiro.
O curso, que é de graça, tem o objetivo de promover o entendimento sobre a identidade e da cultura surda na perspectiva de possibilitar a comunicação básica com pessoas com deficiência auditiva por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e outros métodos. As aulas são presenciais, às terças e quintas-feiras, entre as 13h30 e 15 horas, no Câmpus Goiânia, localizado na Rua 75, número 46, Centro. As atividades do curso iniciarão em 5 de março, com previsão de término em 20 de junho, totalizando 60 horas.
A formação será por meio de aulas expositivas e interativas, fazendo o uso de vários vídeos em Libras que mostram situações reais que os estudantes podem passar. Os cursistas terão acesso a conteúdo eclético que revela a regionalização dos sinais e o respeito a ser apresentado às diferenças. A ideia é colaborar com a formação para que o participante da ação de extensão se comunique com mais facilidade com pessoas surdas, auxiliando-as com essa necessidade específica ou sendo multiplicadores da formação.
Os participantes que realizarem o curso na íntegra receberão certificados de 60 horas.
Inscrições
Podem participar da seleção pessoas das comunidades interna ou externa que tenham 18 anos ou mais. As inscrições serão realizadas mediante preenchimento do formulário disponível na página de Cursos de Extensão do Câmpus Goiânia. O prazo é até 21 de fevereiro.
Os candidatos serão selecionados por sorteio eletrônico, que será realizado no dia 26 de fevereiro, às 14 horas, e poderá ser acompanhado pelos inscritos por meio do Google Meet – o link será enviado ao e-mail registrado no momento da inscrição.
A lista da ordem dos classificados e lista de espera será divulgada no dia 26 de fevereiro, até as 19 horas. O prazo de matrícula dos convocados em primeira chamada será de 27 a 29 de fevereiro, podendo haver uma divulgação referente à segunda chamada no dia 1º de março, caso haja vaga ociosa.
Confira mais informações sobre a chamada pública.
Qualquer dúvida, basta entrar em contato com a Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Câmpus Goiânia pelo telefone 3227-2884 ou gepex.goiania@ifg.edu.br .
CURSO EAD: TECNÓLOGO EM TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DA LIBRAS/PORTUGUÊS
Curso de formação em Línguas Indígenas de Sinais capacita mais de 120 professores
A linguagem é rica em sabedoria e deve ser acessível a todos, independentemente da forma escolhida para se comunicar. Seja oral ou por sinais linguísticos, a comunicação é fundamental para todos, sem distinção de etnia. Com o progresso das pesquisas em linguística e educação de indígenas surdos, e das línguas indígenas de sinais no Brasil, houve a necessidade de fornecer informações e apoio direto aos professores e surdos atuantes em escolas indígenas e urbanas. Essa ação foi uma resposta ao investimento na formação específica, alinhada à política linguística para o ensino de línguas a esses profissionais.
Para garantir o uso e difusão da Língua Indígena de Sinais nas comunidades indígenas, os professores indígenas David Kaique, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, e Bruno Henrique, da Universidade Federal de São Carlos, propuseram a ideia do curso de extensão para a formação EaD de professores indígenas em Línguas Indígenas de Sinais (LIS), que veio de encontro com o estudo que vinha sido desenvolvido pela professora da Faculdade de Educação, Shirley Vilhalva, por meio da pesquisa Mapeamento das línguas de sinais emergentes: um estudo sobre as comunidades linguísticas indígenas de Mato Grosso do Sul. A iniciativa surgiu da urgência em formar profissionais comprometidos com o ensino, aprendizagem e atendimento a estudantes indígenas surdos em escolas indígenas e urbanas, assegurando a acessibilidade comunicacional em suas comunidades.
Após a apresentação da ideia à professora da Faed e ao docente do Câmpus de Aquidauana, Bruno Roberto Nantes Araújo, o curso tomou forma e destacou-se como uma ação pioneira. Passou a não apenas proporcionar uma formação especializada para os professores indígenas em LIS, mas também a contribuir para a política linguística e educacional, desempenhando um papel crucial no processo de curricularização da LIS no Brasil.
O professor do Câmpus de Aquidauana e coordenador do curso, Bruno Roberto Nantes Araujo, destaca a relevância do projeto. “De forma geral, este projeto foi muito importante para todos nós, professores e extensionistas. Pudemos compreender a complexidade e a necessidade e a urgência de compartilhar os conhecimentos tão recentes sobre as línguas indígenas de sinais e sobre educação de indígenas surdos. Da valorização das línguas orais e das línguas de sinais de cada etnia, do seu reconhecimento e da materialização dessas línguas indígenas de sinais em seus povos, engrandecendo suas culturas diversas, suas ancestralidades e cosmovisões. Das diversas identidades indígenas surdas, da preocupação do atendimento educacional especializado para estes estudantes indígenas surdos, principalmente no que tange à sua Língua Indígena de Sinal (LIS). A necessidade dessa formação aos profissionais que estão já atuando, e fortalecendo e transformando suas práticas educativas e didáticas. Pode trazer protagonismo aos professores indígenas e surdos em novas pesquisas e ações nas escolas indígenas e escolas no contexto urbano”, ressalta.
A formação também ocorreu com a vice-coordenação da professora da Faculdade de Educação, Shirley Vilhalva, especialista em docência e tradução em Libras e referência nacional no tema, que pesquisa há 40 anos sobre surdos e surdocegos, e há 32 anos sobre indígenas surdos. Vilhalva relata o sentimento de avanço na área. “Para mim, como professora e pesquisadora surda foi muito emocionante, no sentido de conseguir estar mais próximos dos profissionais indígenas que estão buscando conhecimento sobre Libras e agora a LIS. Durante o Curso eu me empenhava também em mostrar a realidade surda em todos os aspectos de atualização de pesquisas sobre a Língua Indígena de Sinais”, disse.
Um dos idealizadores do curso, David Kaique Rodrigues dos Santos, que também é indígena da etnia Pataxó Hãhãhãe, comenta sobre a inclusão da língua no currículo de formação de professores. “A Língua Indígena de Sinais é uma língua, sendo assim, um patrimônio cultural. Portanto, é crucial que lutemos por políticas linguísticas e educacionais que assegurem os direitos dos indígenas surdos. Isso inclui a oficialização da LIS, sua inclusão como componente curricular na Educação Básica, a incorporação da LIS no currículo de formação de professores como obrigatório no Ensino Superior e discussões sobre a LIS em diversos espaços, instituições e frentes”, disse.
O curso
Realizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFMS e transmitido pelo Canal Institucional no YouTube, o curso teve aulas assíncronas, facilitando a participação de indivíduos com diferentes horários disponíveis. O público-alvo abrangeu professores de comunidades indígenas, formados em cursos de licenciatura, bacharelado em Letras Libras, estudantes de licenciaturas e bacharelado em Letras Libras, pedagogia e profissionais da educação básica pública ou privada (gestores, técnicos e professores).
O corpo docente, composto por 12 professores voluntários de diferentes estados e instituições de ensino, incluiu indígenas surdos, indígenas ouvintes atuantes na educação de indígenas surdos e parceiros professores de instituições superiores. O curso foi estruturado em seis unidades, cada uma ministrada por especialistas na área e abordou temas como Teoria da Educação de Surdos, Interculturalidade e Formação Docente, Produção de Material Didático Específico para Indígenas Surdos, Práticas de Ensino para Docentes Indígenas, Didática e Metodologia do Ensino, e Conceitos e Aspectos das LIS.
A ênfase foi na aplicação prática dos conhecimentos, incluindo a importância da cultura e identidade dos povos originários. A formação buscou valorizar e preservar as línguas de sinais utilizadas dentro das terras indígenas, aldeias e comunidades, bem como as línguas de sinais empregadas pelos indígenas surdos no ambiente urbano. O curso teve um grande impacto, beneficiando cerca de 122 participantes indígenas e sobressaindo-se pela participação de não indígenas na área, que receberam certificados especiais.
FONTE:
https://www.ufms.br/curso-de-formacao-em-linguas-indigenas-de-sinais-capacita-mais-de-120-professores/?fbclid=IwAR1zIBTzbPwzWAEe_DKROhqpoAu0WQ_-tTK8OiD5oajlXqi7ldgOVv8ChBY
sexta-feira, 19 de janeiro de 2024
FENEIS CONTRATA
Edições Uern lança livro escrito por estudante surda da rede pública do RN
No próximo dia 23, será lançado o livro “O Silêncio da Vivi”, da estudante Ana Viviane Dantas dos Santos, do Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo (CAS). O título é publicado pelas Edições Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Edições Uern).
A publicação tem como organizadoras as professoras Mízia Emanuella Mendes Veras, do CAS, e a Suzana Carneiro de Azevedo Fernandes, da Faculdade de Enfermagem da Uern. A solenidade de lançamento será às 15h, no Teatro Lauro Monte
“O Silêncio da Vivi” é o primeiro livro de uma escritora surda da escola pública. Este livro é o resultado de um projeto da V Feira de Conhecimentos Científicos, e teve a colaboração do projeto de extensão “Vigilância E Promoção em Saúde no Contexto Escolar: ações e estratégias de enfrentamento (VPSE)”, da Faen/Uern.
O título conta a trajetória de vida da própria autora, sua experiência de interação familiar e social, e como aprender a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) foi importante para ela poder se comunicar com o mundo. O exemplar também tem uma versão em Libras.
O livro será lançado em formato físico e em E-book, que ficará disponível na página das Edições Uern.
FONTE:
https://portal.uern.br/blog/edicoes-uern-lanca-livro-escrito-por-estudante-surda-da-rede-publica-do-rn/
Curso de Tradução e Interpretação de Libras - Turma 18 INTENSIVO - IEEL














FONTE:
https://www.facebook.com/photo/?fbid=865229638943850&set=a.502409885225829
CURSO DE LIBRAS - ASTE
Curso de Libras da ASSBC
Ótima notícia para fechar 2024 com chave de ouro: já estão abertas as inscrições para o Curso de Libras da ASSBC. As novas turmas começam no mês de Fevereiro de vão até junho ou começo de julho. Para de inscrever é fácil, só entrar em contato por via WhatsApp com a Najla, no número indicado POST. Favor mandar todas as mensagens por escrito, sem áudio. A taxa de inscrição é R$80,00 e já inclui a apostila do curso. A mensalidade custa R$130,00 reais, corra porque no último semestre as vagas acabaram rapidinho.
FONTE:
https://www.facebook.com/photo/?fbid=399464352741625&set=a.199234196097976
Cel divulga chamada de inscrição para cursos de idiomas às comunidades interna e externa
O Centro de Estudos de Línguas, da Faculdade de Letras, da Universidade Federal do Amazonas (Cel/Flet/Ufam) divulga Edital de inscrição para cursos presenciais e online para o primeiro semestre de 2024, sendo o público-alvo pessoas a partir de 13 anos, interessadas em aprender outro idioma. As inscrições para novos alunos serão recebidas de forma online, no período de 01 a 16 de fevereiro de 2024; reinscrições para alunos veteranos de 07 a 16 de fevereiro de 2024 e o início das aulas a partir de 02 de março de 2024. As vagas serão ofertadas à comunidade interna e externa da Ufam.
São cursos regulares sequenciais de Espanhol, Francês, Inglês, Libras, Japonês, Português Língua Estrangeira, Português para SIS, PSC e Enem, Produção de Texto em Língua Portuguesa e Português para Surdos. Cursos de Proficiência em Leitura e Compreensão de Textos em Espanhol, Proficiência em Leitura e Compreensão de Textos em Francês, Proficiência em Leitura e Compreensão de Textos em Inglês (online de segunda a quinta-feira), das 19h30 às 21h e aos sábados (08h30 às 11h30), exclusivos para acadêmicos de mestrado e doutorado.
Acesse o Edital.
6.Retificação 01 Edital nº 002/2024-CEL/FLet/UFAM Oferta de Cursos CEL 2024/1
FONTE:
https://ufam.edu.br/noticias-destaque/5624-cel-divulga-chamada-de-inscricao-para-cursos-de-idiomas-a-comunidade-universitaria.html
CURSO DE LIBRAS - INES
FONTE:
https://www.instagram.com/p/C2NnURkuPR0/?igsh=MWlxZG94OTc0djlmNQ%3D%3D&img_index=2
quarta-feira, 17 de janeiro de 2024
Veja os sinais e como cuidar de cães e gatos surdos
Deficiência auditiva em pets pode ser causada por infecção, acidentes e pelo avanço da idade.
Não há nada mais preocupante para um tutor de pet do que perceber que seu animal de estimação não está bem de saúde. Uma das maiores preocupações está em receber um diagnóstico de um problema que, em alguns casos, pode não ser irreversível, como a surdez.
Animais com deficiência auditiva exigem cuidados especiais
Embora cães e gatos possam ser dotados de um sentido auditivo maior do que os humanos, com uma capacidade que chega a 40.000 Hz (hertz) para os cães e até 1.000.000 Hz (hertz) para os felinos, muitos podem ter a audição afetada ao decorrer da vida.
A surdez pode acometer animais que tiveram infecções crônicas causadas por bactérias e fungos ou, ainda, infecções virais, como a cinomose. Acidentes com queda ou trauma, que também não foram tratados de forma rápida, podem lesionar o nervo auditivo do pet.
Diagnóstico da surdez em animais
De acordo com a veterinária Thais Matos, o diagnóstico de surdez nos animais de estimação é realizado por meio de exames, radiografias do ouvido e pelo histórico de vida do animalzinho.
"O tutor pode observar se há mudanças no comportamento do pet, como o fato dele ignorar quando é chamado ou quando recebe alguma ordem. Ainda, se está dormindo mais que o normal e não está ouvindo os barulhos da casa, ou seja, quando a família acorda, sai ou chega, pode ser um sinal de problemas com o aparelho auditivo", afirma
Surdez causada por infecções
A veterinária explica que deve ser observado quando a surdez é causada por infecções. "Quando a causa é por infecção, otite, ácaros, entre outros, observamos alguns sintomas físicos, como dores agudas e evidentes, o pet passa a sacudir a cabeça de modo frequente e coçar a região do ouvido, há presença de crostas na parte externa da orelha, cera negra e a perda de equilíbrio", afirma Thaís Matos.
Idosos são mais propensos a surdez.
A médica veterinária diz que pets idosos são propensos à surdez. "No caso dos felinos, por exemplo, existe uma grande probabilidade de os gatos perderem a audição após os 10 anos de vida. Com a idade avançada, além de outros fatores que interferem no bem-estar, o animal de estimação pode ainda ter a audição comprometida", explica.
Sentidos de olfato e visão são aliados
Mesmo perdendo a audição ou nascendo surdos, cães e gatos podem contar com o sentido do olfato e da visão. "Como o animal não poderá responder aos chamados do seu tutor, então, para que o pet se aproxime, ele deverá ver ou sentir o cheiro da pessoa. Cães são muito bons em recordar aromas que são familiares. Por exemplo, na hora da comida, o tutor só terá que colocar a ração em seu prato e esperar alguns segundos se a ração for úmida ou a comida estiver quente", conta Thaís Matos.
Cuidados essenciais com esses animais
Ao cuidar de um pet com surdez, o indicado é que se aproxime sempre devagar, de forma que o animal possa vê-lo com clareza. Se ele estiver dormindo e deseja acordá-lo, nada de movimentos bruscos, o melhor nesta situação é acariciá-lo suavemente e colocar a mão perto do nariz dele. Assim, ele irá identificar o cheiro do tutor ou das pessoas da família.
Não é orientado abordar um cachorro ou gato com deficiência auditiva por trás ou de surpresa, pois ele pode se assustar e, automaticamente, atacar. Além disso, é recomendado passeios com o uso de coleira, para que os animais de estimação não se sintam desorientados, utilizar plaquinhas de identificação sempre (para casos de perda) e treinar os sentidos dos pets.
Se o seu pet apresentar os sinais mencionados ou qualquer outro sintoma que interfira no seu bem-estar, não hesite em buscar ajuda profissional do veterinário.
FONTE:
https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/pets/veja-os-sinais-e-como-cuidar-de-caes-e-gatos-surdos,8b38ec2cd3b80c6ac4abb2179fed040aqoej6bkt.html?utm_source=clipboard
Cidadãos surdos de SP já podem solicitar atendimento em Libras no app do Poupatempo
Ação integra o programa São Paulo São Libras e quebra barreiras comunicacionais com inclusão e acesso igualitário aos serviços públicos
Os 592 mil cidadãos com deficiência auditiva que vivem no estado de São Paulo agora podem solicitar atendimento em Libras diretamente no aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR, que oferece acesso a mais de mil serviços digitais.
Com apenas alguns cliques, os usuários podem contar com a presença virtual de intérpretes de Libras para auxiliá-los em suas demandas no Poupatempo e em qualquer outro serviço público estadual, garantindo uma experiência mais fluida, eficiente e igualitária.
“Esse é um marco histórico no estado de São Paulo e revoluciona a rotina das pessoas surdas, permitindo a comunicação direta em Libras por meio do aplicativo. É uma iniciativa que não apenas abre portas para a comunidade surda, mas também representa um avanço significativo na busca por uma sociedade mais inclusiva, onde todos têm igualdade de acesso aos serviços públicos. A tecnologia é uma aliada para criarmos mudanças reais e positivas na vida das pessoas”, destaca o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.
Essa expansão inovadora é parte integrante do programa São Paulo São Libras do Governo de SP, promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD).
A implementação no aplicativo foi realizada em parceria com a Prodesp, a empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo responsável pelo desenvolvimento do app. São 1,1 mil serviços digitais disponíveis, incluindo renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, verificação de débitos de veículos, informações sobre pontos na CNH, Carteira de Trabalho Digital, seguro-desemprego, atestado de antecedentes criminais, serviços municipais, entre outros. Além disso, é possível agendar gratuitamente datas e horários para atendimentos presenciais nos postos do Poupatempo.
Ao incorporar o atendimento em Libras diretamente no aplicativo, o Governo de São Paulo não só simplifica o acesso a uma ampla gama de serviços, mas também reafirma seu compromisso com a inclusão e a acessibilidade para todos os cidadãos, eliminando barreiras de comunicação de forma abrangente e inclusiva.
Como baixar o app Poupatempo SP.GOV.BR
O app está disponível para os sistemas Android e iOS. Para baixar, basta entrar na loja de aplicativos de seu celular (Google Play ou App Store) e buscar por “Poupatempo SP.GOV.BR”.
O acesso ao aplicativo será feito com autenticação da plataforma federal GOV.BR. O cadastro na plataforma federal pode ser feito pelo site ou pelo aplicativo GOV.BR, que também está disponível para Android e iOS. É totalmente gratuito e feito por qualquer pessoa que tenha CPF.
São Paulo São Libras
Lançado em outubro, o programa já se estende para 1,3 mil delegacias, 20 Polos de Empregabilidade Inclusiva (PEIs) e 233 Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) em diversas áreas do estado.
Em um avanço adicional, neste mês de janeiro, essa iniciativa foi ampliada para o app SOU.GOV.BR, desenvolvido pela Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD), visando a inclusão de 1,3 mil servidores paulistas que declararam ter deficiência auditiva.
Dentro dos serviços públicos do estado, o programa opera por meio de uma plataforma online acessível aos servidores quando um indivíduo com deficiência auditiva busca atendimento. Essa plataforma conecta-os a uma Central de Interpretação de Libras, um serviço que oferece interpretação simultânea por meio de videochamada, em tempo real, realizada por intérpretes de Libras. Na prática, o intérprete utiliza a linguagem de sinais para se comunicar com a pessoa surda e traduz as informações para o servidor em português.
Para garantir uma implementação eficiente, todos os servidores estaduais recebem treinamento sobre como utilizar o sistema e solicitar a presença de um intérprete. A Central funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, contando com cerca de cem intérpretes de Libras qualificados e experientes na interpretação simultânea entre Libras e português. Esses profissionais foram contratados por meio de parcerias com a organização da sociedade civil AME-SP e o ICOM.
Escola Bilíngue para Surdos abre inscrições para alunos do 6º ao 9º ano e EJA
Este ano, a Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Professor Telasco Pereira Filho, localizada no bairro São José do Egito, ampliou o número de vagas e agora, terá turmas de Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (Semed), somará as matrículas ofertadas da Educação Infantil e Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano.
As pré-matrículas para todos os segmentos poderão ser realizadas de 12 a 16 de janeiro, no site https://imperatriz.ma.gov.br/portaldoaluno/.
O ensino bilíngue para surdos por meio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), e da Língua Portuguesa é prevista na lei n.º 14.191/21, e desde 2012 é ofertada na rede municipal de ensino.
Vale destacar que a Escola de Educação Bilíngue para Surdos funciona em Tempo Integral, com atividades complementares, tais como: danças, teatro, música, esporte, reforço escolar, entre outras práticas pedagógicas.
O secretário de Educação, José Antonio Pereira, frisa que a ampliação de matrículas representa oportunidade de acesso ao ensino. “Teremos mais alunos com outras faixas etárias tendo acesso às atividades de aprendizagem da escola, fortalecendo as práticas pedagógicas inclusivas e mostrando o avanço da educação municipal”, declara.
A gestora da escola, Elisandra Lima, destaca o compromisso da rede de educação do município com a inclusão das pessoas com deficiências. “Todas essas conquistas têm sido um diferencial no que diz respeito a educação bilíngue, a oferta de mais etapas de ensino, bem como a ampliação de turmas de tempo integral. Além disso, oportuniza aos alunos mais contato com sua língua materna que é a Libras, bem como o que preconiza os documentos normativos, com uma educação de forma integral, garantindo o direito de aprendizagem, respeito a cultura e identidade surda”, observa.
FONTE:
https://imperatriz.ma.gov.br/noticias/educacao/escola-bilingue-para-surdos-abre-inscricoes-para-alunos-do-6-ao-9-ano-e-eja.html
Com certificado, workshop aborda atendimento ao paciente surdo em PP
“Saúde em Libras: como atender o paciente surdo” é o tema do workshop que será realizado pela Associação de Surdos e Surdas de Presidente Prudente e Região “Dorvalino Paixão” (ASSPP) entre os dias 15 e 19 de janeiro, das 19h às 22h, no Salão Paroquial da Catedral de São Sebastião.
A capacitação contará com a emissão de certificado com carga horária de 15 horas. Durante os encontros, os participantes aprenderão os cuidados e a atenção necessária para uma comunicação inclusiva, clara e efetiva ao surdo.
Podem se inscrever interessados em geral, mas, principalmente, profissionais e estudantes das áreas da saúde, já que serão abordadas situações de atendimento em consultórios, em diálogos com surdos integrantes da associação.
O curso será ministrado pelo surdo, pedagogo e educador social da ASSPP, Flávio Gonçalves, juntamente com a intérprete da associação Miriã Moraes; além da participação da intérprete convidada Isabela Marinho, que é tradutora e intérprete Português-Libras no Instituto Federal de São Paulo em Presidente Epitácio, cedida atualmente como coordenadora de Monitoramento e Avaliação da Educação Básica no Ministério da Educação (MEC).
Inscrições
As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo celular/whatsapp (18) 98183-9010. O valor da inscrição é de R$ 100, que serão revertidos na impressão das apostilas e, também, para a entidade, que é sem fins lucrativos e assiste surdos e seus familiares.
O curso será realizado no Salão Paroquial da Catedral de São Sebastião, que está localizado na Rua Barão do Rio Branco, 681, Centro. A ASSPP utiliza o espaço em parceria e como parte das Ações Pastorais coordenadas pelo monsenhor José Antônio de Lima.
FONTE:
https://portalprudentino.com.br/noticia/noticias/presidente-prudente-noticias/com-certificado-workshop-aborda-atendimento-ao-paciente-surdo-em-pp
Cursos de Extensão de Língua Brasileira de Sinais (Libras) - Módulos I e II.
