RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

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"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

sábado, 18 de setembro de 2021

Surdos relatam desafios na trajetória escolar e carreira acadêmica: ‘precisamos de mais garantias de acessibilidade’

 Número de estudantes surdos nos cursos superiores cresceu ao longo dos anos, mas é bem menor que os com deficiência física, segundo dados do Inep.

Ingressar em um curso universitário é um desafio para a maioria das pessoas e não é diferente para estudantes com deficiência auditiva. Para os que sabem a Língua Brasileira de Sinais (Libras), a presença de intérpretes em sala pode ajudar, mas o desafio da inclusão vai além desse ponto (veja vídeo aqui).

(Nesta sexta-feira (3), os telejornais da Globo em Pernambuco apresentam uma série de reportagens especiais sobre inclusão.)

Professor do curso de Libras da UFPE Antonio Cardoso

Professor de Libras e coordenador do núcleo de acessibilidade da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Antonio Cardoso é surdo e foi um dos primeiros docentes com deficiência auditiva na instituição. Ele aprendeu libras ainda criança, mas encontrou obstáculos durante a formação escolar por falta de intérpretes em sala de aula.

“Precisamos de mais garantias de acessibilidade. Nós já temos a LBI [Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência], que assegura a inclusão. […] Precisamos ampliar mais e entender que a pessoa surda precisa da libras, precisa aprender desde cedo”, afirmou Cardoso.

Dados do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa (Inep), mostram que, em 2015, apenas 33 pessoas surdas estavam inscritas em cursos superiores em Pernambuco, número que passou para 123 em 2019, um aumento de 272%.

No entanto, apesar do crescimento, a quantidade de estudantes surdos ainda é considerada pequena por especialistas. Alunos com deficiência física, por exemplo, em 2019, 1.101 pessoas estavam matriculadas em cursos superiores no estado.

Tanto na rede pública, quanto na rede particular de ensino, libras, que é uma das línguas oficiais do país, passou a ser a primeira língua lecionada a pessoas surdas a partir de uma lei nacional. O português escrito ficou como a segunda língua ensinada às pessoas com deficiência auditiva.

Para a professora do departamento de fonoaudiologia da UFPE Adriana di Donato, a língua brasileira de sinais exige uma estratégia de ensino que precisa ser elaborada e pensada para o ambiente escolar desde a primeira infância.

Professora do departamento de fonoaudiologia da UFPE Adrian di Donato

“Não basta colocar um intérprete na sala de aula e dizer que isso é um modelo inclusivo para toda e qualquer pessoa surda. Para algumas pessoas, pode servir, pode ser adequado, mas para outros grupos não”, contou.

Segundo ela, apesar da lei, ainda é a família da criança ou adolescente que deve optar pela melhor maneira de ensino.

“A FAMÍLIA TEM O DIREITO DE ESCOLHER QUAL É A MODALIDADE DE ENSINO QUE ELA ENTENDER SER MAIS ADEQUADA AO SEU FILHO. SE É UM MODELO INCLUSIVO TRADICIONAL, ONDE A CRIANÇA ESTÁ NA ESCOLA COM UM INTÉRPRETE, OU NÃO, CASO ELA USE A LÍNGUA DE SINAIS. TEM CRIANÇAS SURDAS, POR EXEMPLO, QUE SÃO IMPLANTADAS E QUE TEM O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL E UMA PERCEPÇÃO ACÚSTICA AUDITIVA MUITO BOA”, APONTOU.

Falta de oportunidade
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 6,7% dos entrevistados com deficiência não possuem instrução ou têm apenas o ensino fundamental incompleto. Em relação ao recorte de pessoas surdas, o número sobe para 71% sem instrução formal. Enquanto isso, apenas cerca de 30,9% das pessoas sem deficiência não completam o ensino fundamental.

“Consegui passar no primeiro ano do ensino médio com ajuda de um colega, mas não tinha muito contato com os professores. Ao chegar no segundo ano, reprovei mesmo me esforçando muito. Fiquei muito sentido com essa reprovação e desisti da escola, porque não tinha intérprete, não tinha acessibilidade. Por sete anos desisti desse sonho”, declarou Antônio Cardoso.

Estudante do ensino médio, Maria Juliana se prepara para prestar vestibular

Apesar das dificuldades, o professor, na época ainda estudante, resolveu voltar às salas de aula e conseguiu concluir o ensino médio. Depois disso, a vontade de continuar estudando foi maior do que os obstáculos encontrados no caminho. “Descobri o magistério na escola. Éramos três surdos na sala de aula, eu tinha 32 anos quando me formei”, contou.

Segundo a professora Donato, o preconceito ainda é um grande desafio dentro das salas de aula. “O que nos incomoda muito enquanto fonoaudiólogos é ouvir que surdo não aprende, que tem problema de memória. Na verdade, […] é a forma com que se utiliza estratégias inadequadas, estratégias para pessoas ouvintes. Daí deseja-se que a pessoa surda desenvolva-se a partir de uma perspectiva de aprendizagem que não é a dela.

A estudante Maria Juliana, de 20 anos, aluna do terceiro ano do ensino médio na Escola Barbosa Lima, no Recife, contou que quer prestar vestibular para o curso de letras em libras, na UFPE. Ela disse que aprendeu libras aos 10 anos, cerca de sete anos após ter pedido a audição.

“Na verdade eu nasci ouvindo e com o passar do tempo, aos 3 anos, eu perdi completamente a audição e fiquei surda […] Existem algumas dificuldades, o que é normal. Mas o nosso desejo é de aprender sempre”, declarou.

“Para o futuro eu tenho um sonho, o objetivo de fazer a graduação em letras e ter diversas experiências nessa área. A minha família também quer me ver feliz, com uma boa autoestima e sendo bem sucedida”, contou a jovem.

FONTE: https://www.librasol.com.br/surdos-relatam-desafios-na-trajetoria-escolar-e-carreira-academica-precisamos-de-mais-garantias-de-acessibilidade/

São Luís recebe primeira escola integral para o ensino de pessoas surdas

 


A unidade atende 82 alunos com deficiência auditiva e oferece libras como língua materna e a língua portuguesa, como segunda língua.

A prefeitura entregou nesta quinta-feira (16) a primeira Escola Municipal Integral Bilíngue, localizada no bairro Camboa. O novo prédio foi requalificado, por meio do programa Escola Nova e o espaço, segundo a prefeitura, vai promover a inclusão e a melhoria do ensino-aprendizagem de crianças, jovens e adultos surdos.

A unidade atende 82 alunos com deficiência auditiva e oferece Libras como língua materna e a língua portuguesa, como segunda língua.

Esta é a primeira vez, desde a sua fundação, em 2016, que a Escola Municipal Integral Bilíngue tem um espaço totalmente dedicado para o funcionamento das atividades voltadas para a comunidade surda. Anteriormente, a unidade funcionou em quatro salas emprestadas e depois migrou para um espaço na U.E.B Luís Viana, no bairro Alemanha.

Para receber os alunos, o prédio onde agora funciona a Escola Municipal Integral Bilíngue, passou por obra de requalificação da estrutura interna e externa. Foram feitos serviços de revisão do forro, da estrutura da cobertura, das esquadrias, instalação de novas portas, janelas, iluminação com a colocação de novas luminárias. Além disso, também foram trocadas as lâmpadas, instalada uma nova infraestrutura para o ar-condicionado e ganhou pintura interna, externa e da quadra de esportes.

As aulas no novo prédio começam na segunda-feira (20). O espaço conta com uma sala de Educação Infantil; seis salas para turmas do 1º ao 6º anos (uma sala de cada); uma sala de Educação de Jovens e Adultos (EJA); duas salas de recursos; brinquedoteca; biblioteca; e sala de informática com 10 computadores.

A escola municipal conta com um ensino integral e todos os componentes curriculares são ministrados na língua de sinais, como língua materna e na língua portuguesa, escrita como segunda língua. Todos os professores são qualificados e habilitados para atender às necessidades dos alunos.

FONTE: https://www.librasol.com.br/sao-luis-recebe-primeira-escola-integral-para-o-ensino-de-pessoas-surdas/

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

VIII SIMPÓSIO NACIONAL DE LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA - 28/09/2021

 


Olá! Estamos iniciando o nosso Simpósio Nacional da Língua Brasileira de Sinais - Libras. E com a temática sobre o método letronico e como abordar em crianças e adultos, estimulando o aprendizado em L1 e L2.
Teremos palestrantes e pesquisadores na área com estudos na França.
Será no dia 28 de setembro das 16h, mês em que comemoramos o dia do surdo.

Então, não percam esta oportunidade de conhecer ainda mais os estudos na área. Venham, estamos esperando por vocês.

FONTE: https://www.instagram.com/p/CTzjKf4FpNd/

OFICINAS SETEMBRO AZUL NO SELI - 20 A 23/09/2021




No dia 26/09 é comemorado o dia do surdo. E nós do Instituto Seli estamos organizando uma semana inteira com oficinas para que vocês possam aprimorar seus conhecimentos. Pensamos exclusivamente no futuro de cada um, então não perca as oportunidades disponíveis, condições de pagamento especiais. Faça seu cadastro e aguarde um de nossos consultores entrar em contato.
Vamos juntos aprender e nos conectarmos, porque um mundo que divide opiniões e cria muros se divide. Nós do Instituto Seli queremos mostrar que aquilo que nos une é maior do que aquilo que nos separa.
Seli, uma língua, um gesto, uma missão.

FONTE: https://www.facebook.com/photo/?fbid=596080385107468&set=gm.2953353581649086


6ª SEMANA TILSP DA UFSCar - 20 A 24/09/2021

 


Vem aí a 6a Semana TILSP da UFSCar!!
De 20 a 24 de setembro de 2021!
Não perca!
Inscrições através do formulário: https://docs.google.com/.../1FAIpQLSev.../viewform

FONTE: https://www.facebook.com/100016223765131/posts/932461087304675/?d=n

CURSO - ESTRATÉGIAS DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ALUNOS SURDOS - CAS PARÁ



FONTE: https://www.facebook.com/photo/?fbid=2383687945095986&set=a.702752039856260

 

segunda-feira, 13 de setembro de 2021

ESCOLA BILÍNGUE: AVANÇOS E DESAFIOS - 27 A 30/09/2021



Oi pessoal

Associação Cultural Édouard Huet - ACEH

*Semana Alusiva ao Setembro Azu* l: Escola Bilíngue: Avanços e Desafios

▫️Dia 27/09 - Palestra Ana Regina

▫️Dia 28/09 - Palestra Antonio Abreu

▫️Dia 29/09 - Palestra Denise Coutinho

▫️Dia 30/09 - Palestra Carolina Longman

Facebook sobre vídeo aqui: https://www.facebook.com/100004413603765/posts/2099302783560155/

📝📽️ Olha, você entrar no YOUTUBE na descrição do link da inscrição aberta.

📍Compartilhar os seus amigos, família e redes sociais.

Não percam, oportunidade!!

Obrigado muito! 

FONTE: https://www.facebook.com/photo/?fbid=2099349373555496&set=a.103177453172708

DIA I NTERNACIONAL DO TRADUTOR - UFSC - 30/09/2021

 


No próximo 30 de setembro, dia de São Jerônimo, comemoramos o Dia Internacional da Tradução, uma data que já vem sendo celebrada desde 1991, quando foi proposta pela Federação Internacional de Tradutores (FIT). Para o ano de 2021, o tema proposto pela FIT é “Unidos na Tradução”.

Com o objetivo de marcar esta data, a Universidade Federal de Santa Catarina, por meio dos cursos de Letras Libras, do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução e do Núcleo de Pesquisas InterTrads, promoverá duas oficinas direcionadas ao aperfeiçoamento e atualização dos profissionais dos serviços de tradução e de interpretação e uma mesa de debate sobre a atuação profissional de tradutores e intérpretes, contando com interpretação simultânea realizada pela Coordenadoria de Tradutores e Intérpretes de Libras – CTILSP-UFSC.

Para as oficinas, contaremos com a participação de Carolina Fomin (Instituto Singularidades/ FFomin Acessibilidade e Libras) falando sobre “Empreendedorismo para Tradutores e Intérpretes” e de João Gabriel Duarte Ferreira (UFSCar/ UFSC) falando sobre “A tradução e a interpretação: aspectos práticos e profissionais”. Já para a mesa de debate, “Unidos na Tradução”, teremos a participação do tradutor e intérprete de Libras-português: Ricieri Palha (Acessibiliart Libras), da intérprete de conferências e formadora de intérpretes: Raffaella Quental (PUC-Rio), e da audiodescritora Alexandra Frazão Seoane (UECE).

Estamos certos de que esse evento é uma oportunidade de celebrarmos o Dia Internacional da Tradução aprofundando nossos conhecimentos e contribuindo com a visibilidade de nossa profissão.

INSCRIÇÕES: 

http://inscricoes.ufsc.br/tradutor2021

Após a inscrição, os interessados receberam um e-mail com instruções de acesso ao evento.

O evento emitirá certificado conforma a participação nas oficinas ou do debate.

PROGRAMAÇÃO  – DIA 30/09

Oficina – 14h ÀS 16H (Webconf):
“Empreendedorismo para Tradutores e Intérpretes”
Com Carolina Formin
(Instituto Singularidades/ FFomin Acessibilidade e Libras)

Oficina – 16h30 às 18h30 (Webconf):
“A tradução e a interpretação: aspectos práticos e profissionais”
Com João Gabriel Ferreira
(UFSC / UFSCar)

Debate – 19h às 20h30 (Youtube):

  • Ricieri Palha
    Intérprete de Libras
  • Raffaela Quental
    Intérprete de Conferências
  • Alexandra Frazao Seoane
    Audiodescritora
  • Carlos Henrique Rodrigues
    Moderador

FONTE: https://intertrads.paginas.ufsc.br/dia-internacional-do-tradutor-2021/


sábado, 11 de setembro de 2021

Pela 1ª vez em MS, bar coloca intérprete de Libras para surdos curtirem noitada com shows

 




Ação permite que os surdos de Campo Grande aproveitem shows e conheçam vários estilos musicais.
Quem disse que surdo não sai, curte a noite e tem vida social? Muitas vezes excluídos dos eventos, festas e manifestações culturais por falta de acessibilidade, o grupo minoritário tem sede de lazer em Mato Grosso do Sul. Pensando nisso, um bar de Campo Grande decidiu criar um projeto para incluir essas pessoas que desejam curtir a boa e velha noitada campo-grandense. Ao lado de uma intérprete de libras, agora os surdos têm a oportunidade de se divertirem igual a todo mundo.

Nesta sexta-feira, 10 de setembro, foi comemorado o Dia da Língua Brasileira de Sinais. Então, decidimos contar essa história pra mostrar o quanto a Libras é importante para transformar, melhorar e conscientizar a vida de muitas pessoas.

A ideia de traduzir shows em libras surgiu da parceria entre Danielle de Rezende Gimenez e Jodascil Gonçalves Lopes. Ela se tornou intérprete de língua de sinais em 2013, é professora de Português e atualmente faz curso de Direito. Foi na sala de aula, inclusive, que ela conheceu o professor Jodascil, que ministra aulas em uma faculdade de Campo Grande.

Ele, que é dono do Tasco Bar, recebeu a proposta de colocar tradução em libras durante os shows musicais. A ideia foi amplamente aceita pela equipe e Danielle comanda a tradução até hoje no espaço.

“Eles [surdos] não têm muito lugar para sair. Eles querem sair, querem passear, mas acabam não fazendo por conta da acessibilidade. Eles vão pra um lugar, vão comprar alguma coisa, mas as pessoas não sabem língua de sinais. Da mesma forma que a gente quer sair pra relaxar, eles também querem”, disse Danielle. Foi então que o projeto Tasco Acessível foi implementado no local há mais de um ano. Porém, a pandemia de Covid-19 suspendeu o evento por um tempo.

Cerca de um mês atrás o projeto voltou a ser implementado em Campo Grande, dessa vez com shows acessíveis semanalmente, às sextas-feiras.

“A comunidade surda tem frequentado bastante e tem nos elogiado bastante, elogiado muito o trabalho da Danielle. Eles se sentem acolhidos, tendo um espaço de cultura pra eles, porque as minorias têm essa carência da inclusão, que a gente conseguiu graças a Danielle. Então, eles se sentem contemplados e isso tem sido muito satisfatório pra nós”, disse Jodascil.

De acordo com ele, é o primeiro a bar a ter uma programação fixa semanal com intérprete no Estado.

O jovem Matheus Moreno, de 26 anos, já foi ao local para conhecer a iniciativa. Para ele, ter a chance de ‘escutar’ a música através dos sinais transformou a sua vida. Agora, ele até tem uma canção favorita: Milu, de Gustavo Lima.

“Eu consigo sentir a música sertaneja pela vibração do som e entendo a letra através da leitura labial. Às vezes, os cantores cantam rápido demais e eu confesso que senti certa dificuldade em compreender as letras no começo, mas eu me acostumei e agora consigo compreender. Gosto de ouvir a música tocando e sentir o ritmo dela. Quando eu ouço um sertanejo mais romântico ou de “sofrência”, eu consigo sentir a emoção que o cantor quer passar, meu corpo até arrepia”, revelou.

Questionado sobre o porquê a música Milu foi eleita a sua favorita, ele revela que é uma música muito animada e visual. “Quando escuto me sinto relaxado, despreocupado e presto atenção apenas na música. É uma sensação maravilhosa, sinto uma espécie de paz mesmo”, explica Matheus.

Esse era exatamente o objetivo do projeto, que leva ritmos diferentes todas as semanas para que os surdos tenham contato com vários estilos e, claro, sintam várias emoções.

“É um momento de interação entre eles. Então, eles veem o dia do bar acessível como um ponto de encontro, eles vão pra curtir a música, pra sentir qual é o ritmo”, contou Danielle.

O ação Tasco Acessível está sendo realizada todas as sextas-feiras no ambiente, localizado na rua Manoel Inácio de Souza, nº 1293, em Campo Grande.

FONTE: https://www.librasol.com.br/pela-1a-vez-em-ms-bar-coloca-interprete-de-libras-para-surdos-curtirem-noitada-com-shows/?fbclid=IwAR3o91xUAhHW80yh5AdL1JRLQ0Ht17KFryXlj6cm6CAuST5w-a3-vIB4eIw

quarta-feira, 8 de setembro de 2021

EDITAL 80_UFU_PROEXC_2021_Seleção de Cursistas_ Curso de Aperfeiçoamento de Educação de Surdos em Tempos de Pandemia - 2ª edição - UFU



O curso de aperfeiçoamento intitulado “Educação de Surdos em Tempos de Pandemia - 2ª edição”, é proposto pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (FACED/UFU) com apoio da Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos (DIPEBS/SEMESP/MEC).

O presente projeto tem como objetivo promover a formação continuada de professores que atuam em escolas e ou desejam atuar futuramente na Educação de Surdos instrumentalizando-os para a investigação de fundamentos, princípios e práticas pedagógicas mais apropriadas aos estudantes surdos da Educação Básica nas demandas de oferta do ensino escolar remoto em todo o Brasil.


FONTE: http://www.editais.ufu.br/node/5365

DIREITOS HUMANOS E A PESSOA SURDA MIGRANTE - 02/09/2021



LIVE DE FINALIZAÇÃO DO PROJETO ACESSANDO DIREITOS/MISORDO

O projeto “Acessando Direitos: assistência jurídica a surdos migrantes”, que integra o Programa de extensão Migrante Surdo – MiSordo da UFRR em parceria com o Programa TILSJUR (Tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais na esfera jurídica e policial), da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, promove a live de finalização de suas ações na UFRR.
O projeto foi criado na perspectiva de colaborar com as necessidades apresentadas pela comunidade surda migrante: dificuldade no acesso aos Direitos Humanos; necessidade de assistência, orientação, pareceres jurídicos e informações em sua língua de uso sobre direitos e deveres no Brasil. As ações do projeto visam, também, contribuir com as políticas e a visibilidade das especificidades no acolhimento e proteção deste grupo.

FONTE: https://www.facebook.com/ProgramaMiSordo/photos/a.104386478046065/364618725356171/

OFICINA "RECURSOS PARA INCLUSÃO NA SALA DE AULA" - 25/10/2021




*Evento:* OFICINA
*Tema:* Recursos para inclusão na sala de aula
*Data:* 25 de outubro de 2021
*Organizadores*: Observatório UFF

*Onde*: YouTube @observatorio.uff

Card de fundo Verde. No topo, centralizado, o nome do evento, escrito na cor branca. No centro, dentro de 2 círculos, fotografias de duas mulheres: a da esquerda tem cabelos na altura dos ombros, lisos, pele negra, usa óculos com armação preta; a mulher da direita tem pele negra, cabelos encaracolados na altura do queixo. Abaixo das fotos está escrito o nome das palestrantes, a da esquerda é Débora Alessandra, psicóloga, professora e mestre no ensino das ciências da saúde e do meio ambiente. Abaixo da foto da mulher que está a direita, está escrito Érika Eliziar, pedagoga, professora, mediadora da aprendizagem e especialista em psicopedagogia. Abaixo da apresentação está escrito em azul a data: 25 de Outubro, 19h às 21 h, abaixo está símbolo do Youtube em vermelho escrito Youtube em letras brancas. Abaixo está escrito em letras amarelas: A oficina será transmitida pelo canal do Youtube @observatorio.uff.
Do lado esquerdo em um triângulo branco está a logo do observatório UFF, um círculo (engrenagem) onde cada quadrante é de uma cor (diversidade), dentro destes espaços de cores está o desenho de uma pessoa, com braços abertos, dando as mãos. Sobre o círculo (engrenagem), em letras pretas, está escrito @observatorio.uff.
À direita tem o símbolo de duas mãos brancas sinalizadas com fundo azul indicando que a live terá interpretação em Libras. Fim de Descrição.

FONTE: https://www.facebook.com/photo?fbid=422997546090986&set=a.208483147542428

WEB TILS - 08; 09 E 10/09/2021



Falar do Setembro Azul também é falar do Tradutor Intérprete de LIBRAS, da sua valorização, atuação e da sua importância na comunidade surda. A ASSOL -Associação dos Surdos de Sobral, com apoio da FEBRAPILS, APILCE e UVA, realizará o Webinar TILS, evento online e gratuito. Participe. Links no perfil da ASSOL @assolsobral

FONTE: https://www.facebook.com/Febrapils/photos/a.2627763723916865/5026479450711935/

EPAE - ESPAÇO PEDAGÓGICO ALEXANDRE ELIAS REFERÊNCIA NO ENSINO DA LIBRAS

 


EPAE - ESPAÇO PEDAGÓGICO ALEXANDRE ELIAS REFERÊNCIA NO ENSINO DA LIBRAS
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Neste mês comemoramos o Setembro Surdo, mês este de visibilidade, reflexão e valorização de suas lutas e conquistas.
De 20 a 26/09 teremos uma MEGA programação com Palestras on-line e nosso Espaco Pedagógico, privilegia seus alunos com a preferência em adquirir o acesso às inscrições do primeiro lote.
Em breve abriremos o 2° lote para quem ainda não é do Epae!!!


FONTE: https://www.facebook.com/interpretealexandreelias/photos/pcb.1664228373765761/1664227357099196/