Eu amo a Bíblia em Língua de Sinais, veja links
:DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS

“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."
Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)
LIBRAS
" A Língua de Sinais é, nas mãos de seus mestres, uma linguagem das mais belas e expressivas, para a qual, no contato entre si é como um meio de alcançar de forma fácil e rápida a mente do surdo, nem a natureza nem a arte proporcionaram um substituto satisfatório." J. Schuyler Long
LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota
LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão
quarta-feira, 19 de março de 2014
4 MESES DE IMPLANTE COCLEAR ATIVADO
Por Crônicas da Surdez em Crônicas por aí, Implante Coclear
Acabei de perceber que hoje é dia 18 e deixei passar o dia 11/03, quando completei 4 meses de implante coclear ativado. Esse último mês não foi fácil. Dia 25/01 tive consulta em Porto Alegre e comentei com a fonoaudióloga que tinha começado a perceber uma coisa esquisita. No final do dia, bem na hora de dormir, notava que o que eu ouvia vinha junto com um “rrrrrrrr”. Era coisa pouca e rápida mas, mesmo assim, quando a gente usa algo como aparelho auditivo ou IC nota na hora quando há algo de errado, por mais que venha o Papa dizer “você está doido!”. Eis que o tal “rrrrrrr” começou a dar as caras com mais frequência. Foi piorando cada vez mais, a ponto de me enlouquecer. Comecei a ficar absurdamente irritada, chorava por qualquer motivo, era grossa com as pessoas, precisava de remédio pra dormir e me acalmar. Até que, numa sexta-feira, me desesperei e fui atrás de solução. Quando tive esperança de ter resolvido, voilà: o IC passou a desligar e ligar sozinho a cada 10 minutos além do “rrrrrrrrrr” ser incessante, o tempo inteiro, da manhã à noite. Novela mexicana define. Último capítulo: nova programação do IC deixou ele bem mais baixo. E uma pessoa desatinada por ouvir sempre mais e o mais rápido possível sente dificuldade com isso. Dos males, o menor, afinal, em dias de desespero absoluto cheguei a imaginar que o problema era na parte interna do implante.
Moral da história: um IC bilateral salva a pessoa de uma situação dessas. Se um pifar, tem o outro para te salvar do silêncio. Na verdade, o problema não é o IC pifar (no meu caso é sim porque moro numa cidade sem suporte algum para implante coclear, qualquer coisa preciso sair correndo para POA ou Rio feito louca às pressas) mas voltar pro silêncio (no meu caso, pro silêncio e pro zumbido). Já comentei aqui que a barra mais difícil de segurar é a psicológica, e por experiência própria continuo afirmando isso categoricamente. Não acho lá muito legal ou útil comentar todos os pormenores de algum problema com IC porque penso que isso pode assustar alguém que está prestes a tomar a decisão mais importante da própria vida. Mas acho importante deixar registrado que a barra psicológica é intensa. Você volta a ser ‘normal’ de supetão, mas sequer estava preparado emocionalmente para essa ‘normalidade’. A cobrança das pessoas ao redor aumenta muito. Todos acham que você virou um ser humano perfeito que escuta e entende tudo e que nunca mais passará por perrengue algum relacionado à surdez. Nos primeiros meses pós-cirurgia todos são compreensivos e calmos mas, após algum tempo acostumados à sua nova condição, isso desaparece. Lembro de um dia em que fui almoçar com o Alexandre Lopes e o Pietro Rigamonti, da POLITEC. O Ale me olhou e disse: “Nossa, Paula, como a sua voz está diferente! Você está falando baixo, pausado, articulando bem cada palavra“. Aí, olhei para o meu namorado (na real os três foram almoçar e eu fui de intrusa) e disse: “Tu conhece só o meu depois. O meu antes, tu não conhece.” Então, é especialmente esquisito quando alguém passa a te conhecer após essa ‘normalidade’ (as aspas são pelo fato de que IC desligado ou sem bateria é volta à jato para a falta de som) sem ter conhecido a pessoa que você era pré-IC. Muita piração? Pois é, concordo. Não vejo a hora de fazer implante coclear no ouvido esquerdo…
Deixando o chororô de lado, vamos falar de coisa boa. O quarto mês de IC me trouxe uma das maiores surpresas de todas. Daquelas impensáveis. Me convidaram para ir ao cinema assistirPeabody&Sherman. Um desenho animado. Um desenho animado DUBLADO. Não dá pra ler lábios de personagens de desenho animado. Nunca na minha vida entendi uma palavra de qualquer filme/desenho/programa dublado. Pânico. Terror. Taquicardia. Vontade de sair em disparada no melhor estilo Forrest Gump. E agora, José? Pra não bancar a medrosa apavorada 2014, fui. Mas fui pensando que iria ficar mexendo no celular o filme inteiro, já que não entenderia porcaria nenhuma. Comprei um penico de pipoca doce e me toquei a encarar o dragão.

Eis que começou o filme. Eis que entendi TUDO o que o cachorro disse (a dublagem foi feita pelo ator Alexandre Borges). Minha cara de espanto era essa aí acima. “COMO ASSIM EU ESTOU ENTENDENDO UM MALDITO FILME DUBLADO COM VOZ DE CRIANÇA?”. Da série ‘coisas que só um implante coclear faz por você’. Algumas coisas que o Sherman disse eu não entendi, mas,who cares? Aprendi que conviver com crianças é muito divertido, pois elas têm solução para tudo. Algumas pérolas que ouvi de crianças no último mês:
- Você consegue ler a boca do vento?
- Você entende o que as pessoas falam de longe olhando para a boca delas? Você podia ser espiã!
- Como assim se você tirar o IC você não ouve nada? Que mentira, isso não existe.
- Já sei como você pode entrar na piscina comigo: vamos pegar um prego e prender o IC na sua cabeça para ele não cair!
Em tempo: já consigo tirar longas sonecas usando meu implante. Se bobear, posso até dormir a noite inteira com ele caso esqueça de tirar. 
http://cronicasdasurdez.com/4-meses-de-implante-coclear-ativado/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+CronicasSurdez+%28Cr%C3%B4nicas+da+Surdez%29
Postado por
Daniane Pereira - Uma Professora Muito Maluquinha
às
10:14
Nenhum comentário:
Links para esta postagem
| Reações: |
sexta-feira, 14 de março de 2014
CURSO DE LIBRAS - BAT Biblioteca Anísio Teixeira - BA
Referência no atendimento aos surdos, a BAT Biblioteca Anísio Teixeira
(BAT), promoverá entre os dias 1° e 14 de abril, duas turmas para o
Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras), uma turma no
período matutino e outra no período vespertino. Inscrição gratuita na
BAT, rua Frei Vicente, nº 16 - Pelourinho. As vagas são limitadas.
Postado por
Daniane Pereira - Uma Professora Muito Maluquinha
às
11:11
2 comentários:
Links para esta postagem
| Reações: |
segunda-feira, 10 de março de 2014
domingo, 9 de março de 2014
Inscrições abertas para curso: Práticas pedagógicas inclusivas
Nova turma: 15, 22 e 29 de março, 05 e 12 de abril de 2014. Aulas aos sábados das 8h às 17h (1 hora de intervalo).
Carga horária: 40 horas.
Local: Instituto APAE DE SÃO PAULO
Carga horária: 40 horas.
Local: Instituto APAE DE SÃO PAULO
Objetivo: problematizar a produção cotidiana das práticas
pedagógicas para uma escola que inclui e apresenta a possibilidade de
diversificar a produção de conhecimento.
Público-alvo: profissionais de educação da rede pública e
privada: coordenadores, diretores, auxiliares escolares e professores
(ensino profissionalizante, fundamental, médio e superior).
Metodologia adotada: utilizaremos uma metodologia teórica e prática. Serão dados, por fim, estudos de casos.
Conteúdo do curso: práticas pedagógicas, atividade
diversificada, leitura, escrita, linguagem matemática, registro de
conhecimento produzido e educação inclusiva.
Cronograma:
| ENCONTRO | CONTEÚDO DO ENCONTRO |
| 1º Encontro | Manhã: Afinal, o que são práticas
pedagógicas inclusivas? O que precisamos desmistificar nas práticas
pedagógicas em relação aos alunos com deficiência para ensinar a todos?
Tarde: Oficina Expedição Investigativa I – Que práticas compõem a minha docência? Registro no portfólio formativo. |
| 2º Encontro | Manhã: Por que diversificar o ensino?
Tarde: Oficina Expedição Investigativa II – Que procedimentos pedagógicos são necessários para elaborar atividades diversificadas? Registro no portfólio formativo. |
| 3º Encontro | Manhã: Escrita e leitura: percursos de investigação
Tarde: Oficina Expedição Investigativa III – Experenciando práticas diversificadas de leitura e escrita Registro no portfólio formativo. |
| 4º Encontro | Manhã: Dos números a linguagem matemática: percursos de investigação
Tarde: Oficina Expedição Investigativa IV – Experenciando práticas diversificadas na linguagem matemática Registro no portfólio formativo. |
| 5º Encontro | Manhã: Tematização de práticas a partir das Expedições investigativas vividas com seus alunos Tarde: Análises do portfólios construídos no decorrer do processo formativo. |
Investimento: R$ 550,00
Para mais informações:
(011) 5080-7007
http://tudobemserdiferente.wordpress.com/2014/03/07/inscricoes-abertas-para-curso-praticas-pedagogicas-inclusivas/
Postado por
Daniane Pereira - Uma Professora Muito Maluquinha
às
18:05
Nenhum comentário:
Links para esta postagem
| Reações: |
Curso de extensão: “O Individuo Surdo E A Libras Na Clínica Fonoaudiológica 2014” - SP
A
CECAF - Saúde e Educação convida aos interessados a participar do curso
de extensão: “O Individuo Surdo E A Libras Na Clínica Fonoaudiológica
2014”, ministrado pela Profa. Dra. Maria Cecilia de Moura.
As aulas acontecerão as sextas-feiras, das 13h00 às 17h30, a partir do dia 14 de março de 2014.
Participe!
Mais informações: http://migre.me/ibt2h
As aulas acontecerão as sextas-feiras, das 13h00 às 17h30, a partir do dia 14 de março de 2014.
Participe!
Mais informações: http://migre.me/ibt2h
Postado por
Daniane Pereira - Uma Professora Muito Maluquinha
às
18:03
Nenhum comentário:
Links para esta postagem
| Reações: |
Surdos rendem mais no escritório. Porque não ficam horas na conversa...
Nesse país enorme que é a Índia, existe uma vasta população de surdos, muitas vezes com uma vida triste, pois na sua cultura a deficiência é vista como castigo de males que a pessoa fez no passado - i.e. noutras encarnações. Só recentemente tiveram início campanhas sistemáticas para os integrar no mercado de trabalho. Uma delas conseguiu que milhares fossem colocados em empregos, os quais podem ser em quiosques, fábricas, escritórios, etc.
Pretende-se que o indivíduo faça a sua parte pela
economia (um estudo estimou em 15% a contribuição potencial das pessoas
com deficiência) e fique em estado de sustentar a sua família. Para muita gente, isso já representa a felicidade. Essencial é que o surdo seja encarado como um empregado normal, tão capaz de produzir como qualquer outro.
Nalguns casos, porém, a sua condição torna-se uma vantagem. Assim explicam vários encarregados de colocar surdos em escritórios: eles
tendem a produzir substancialmente mais do que os colegas, dado que
perdem muito menos tempo em conversa fiada, no escritório ou fora
dele...
http://expresso.sapo.pt/surdos-rendem-mais-no-escritorio-porque-nao-ficam-horas-na-conversa=f856578#ixzz2v748fp3X
Postado por
Daniane Pereira - Uma Professora Muito Maluquinha
às
17:37
Nenhum comentário:
Links para esta postagem
| Reações: |
sexta-feira, 7 de março de 2014
TV INES - CAFÉ COM PIMENTA.
MARÇO
É MÊS DE ESTREIAS NA TV INES – Na sexta-feira, 14 de março, às
11h45min, estreia CAFÉ COM PIMENTA. O novo programa, apresentado pelo
professor, pesquisador e ator surdo Nelson Pimenta, convida
personalidades para um bate-papo regado a café, humor e temas
relevantes. No primeiro episódio, Nelson Pimenta conversa com a
pesquisadora Wilma Favorito, que relembra o início de sua carreira e
fala sobre a educação de surdos, cultura e políticas públicas.
CLIQUE: http://tvines.com.br/
BAIXE GRATUITAMENTE NOSSO APLICATIVO
Para equipamentos com Android:
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.ines.tv
E equipamentos com iOS (iPhones e iPads):
https://itunes.apple.com/us/app/tv-ines/id609048808?mt=8
Postado por
Daniane Pereira - Uma Professora Muito Maluquinha
às
07:58
Nenhum comentário:
Links para esta postagem
| Reações: |
quinta-feira, 6 de março de 2014
OFICINA ARTE GRAFITE SURDOS - PORTO VELHO / RO
É nesse sábado - dia 08 de Março
Inscrições com Indira Stedile pelo FB.
Vagas Limitadas!
Vai ser na Escola Bilíngue Porto Velho neste sábado, 9h.
Inscrições com Indira Stedile pelo FB.
Vagas Limitadas!
Vai ser na Escola Bilíngue Porto Velho neste sábado, 9h.
Postado por
Daniane Pereira - Uma Professora Muito Maluquinha
às
14:40
Nenhum comentário:
Links para esta postagem
| Reações: |
ABECEDÁRIO DA XUXA - JANUÁRIA 2014.1
MINHA TURMA DO 8º PERÍODO DE PEDAGOGIA DA UNIMONTES - CAMPUS JANUÁRIA EM 28/02/14
Postado por
Daniane Pereira - Uma Professora Muito Maluquinha
às
14:18
5 comentários:
Links para esta postagem
| Reações: |
25 anos ASBLU - Associação dos Surdos de Blumenau
Pessoal Santa Catarina, nós vamos comemorar Eventos Especial 25 anos ASBLU - Associação dos Surdos de Blumenau... Venha conhecer nós eventos ASBLU, nós esperamos vocês...
PAUTA:
Dia: 17 de maio de 2014
*Competição de Local: FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau (Rua Antônio da Veiga).
- 7:00 manhã, Recepção com café de manhã. ( Pão de Frances + Café com leite= combo valor R$ 2,00 ).
- 7:30 manhã, Reunião de Congresso Técnico e Presidente.
- 8:00 manhã, Abertura e Hino Brasil.
* Modalidade de Taxa vou mandar para email ANEXO TAXA:
- Futsal Masculino
- Voleibol Feminino
- Tênis de Mesa Individual Masculino
- Tênis de Mesa Individual Feminino
- Tênis de Mesa Dupla Masculino
- Tênis de Mesa Dupla Feminino
- Voleibol Areia Misto
- 21:00 noite, Baile Especial 25 anos de ASBLU.
* Entrada com sócio: R$ 20,00 reais
* Entrada sem sócio: R$ 30,00 reais
* Modalidades Atletas: GRÁTIS ENTRADA BAILE
* Bebidas Pagar cada valor
* Lanches Pagar cada valor
*Baile de Local: CCT Fortaleza Alta (Rua: Hildegard Dorow, 126, Bairro: Fortaleza Alta - Blumenau - SC).
Contrato: asblu.diretor.esporte@hotm
Att. André Felipe do Nascimento.
Diretor de Esporte ASBLU.
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=746940455400123&set=p.746940455400123&type=1&theater
Postado por
Daniane Pereira - Uma Professora Muito Maluquinha
às
10:19
Nenhum comentário:
Links para esta postagem
| Reações: |
Palhaços com carimbo das mãozinhas
Oi gente linda!!!
Falando em circo, olha só o que vem por aí... Palhacinhos super sapecas
feitos com carimbos das mãozinhas gorduchas dos pimpolhos... tem coisa
mais gostosa?
Estes palhaços super divertidos são do blog Mauriquices, e são verdadeiramente uma inspiração pra quem quer colocara mão na tinta e sair carimbando por aí. São 04 modelos pra você escolher.
Pra fazer estes palhacinhos você pode usar algum molde daqui e variar somente a forma do cabelo e roupa... que tal?
http://www.pragentemiuda.org/2012/02/palhacos-com-carimbo-das-maozinhas.html
Postado por
Daniane Pereira - Uma Professora Muito Maluquinha
às
10:07
Nenhum comentário:
Links para esta postagem
| Reações: |
quarta-feira, 5 de março de 2014
XXXIV Semana do Tradutor e I Simpósio Internacional de Tradução (SIT)
Estão
abertas as inscrições para a XXXIV Semana do Tradutor e I Simpósio
Internacional de Tradução (SIT), que acontecerá de 22 a 26 de setembro
de 2014 na Unesp de São José do Rio Preto/SP.
A Semana do Tradutor é uma reunião científica realizada anualmente desde 1980 e congrega pesquisadores, profissionais e estudantes da tradução com o objetivo de intensificar o diálogo e o intercâmbio de experiências entre todos aqueles que se dedicam aos estudos da tradução. Participe!
A Semana do Tradutor é uma reunião científica realizada anualmente desde 1980 e congrega pesquisadores, profissionais e estudantes da tradução com o objetivo de intensificar o diálogo e o intercâmbio de experiências entre todos aqueles que se dedicam aos estudos da tradução. Participe!
XXXIV Semana do Tradutor Unesp/IBILCE
semanadotradutor.wix.com
A Semana acontecerá entre 22 e 26 de setembro, e no ano de 2014 contará também com o I SIT (Simpósio Internacional de Tradução).
Postado por
Daniane Pereira - Uma Professora Muito Maluquinha
às
19:13
Nenhum comentário:
Links para esta postagem
| Reações: |
Miss Mundo Surda Thaisy Payo é madrinha dos amigos com Síndrome de Down
Publicado em por Fabiano de Abreu
A Miss Thaisy Payo foi a madrinha dos amigos com Síndrome de Down
na ala Boi da Cara Preta, desfiando pela Morro da Casa Verde de São
Paulo.
Postado por
Daniane Pereira - Uma Professora Muito Maluquinha
às
12:06
Nenhum comentário:
Links para esta postagem
| Reações: |
terça-feira, 4 de março de 2014
Assinar:
Postagens (Atom)















































http://acessibilidadeparasurdos.blogspot.com.br/