RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

QUIZ - LIBRAS X ACESSIBILIDADE





Escrevam um breve comentário sobre as perguntas A e B:

A- Por que ainda existe resistência em promover a acessibilidade para as pessoas surdas?

B- Qual o papel da Libras para a acessibilidade das pessoas surdas?


5 comentários:

  1. A- Acredito que a resistência em promover a acessibilidade para pessoas surdas se relaciona tanto à cultura ouvintista, quanto ao preconceito (capacitismo) em geral. Seja por desconhecimento, falta de interesse, visão preconceituosa e/ou falta de experiência e vivência com pessoas com deficiência.

    B- O papel da Libras é garantir a acessibilidade comunicacional, principalmente.

    ResponderExcluir
  2. A- Devido ao contexto histórico em que as pessoas surdas eram discriminadas e taxadas de incapazes, ainda existe o preconceito e os surdos ficam subjugados às práticas ouvintistas, tendo de imitar os ouvintes, por meio de reabilitação de fala e treinamento auditivo, assim a sociedade muitas vezes se preocupa apenas em ‘curar’ os surdos.

    B- A Libras permite aos surdos se comunicarem, interagirem e vivenciarem experiências, seja com outros surdos ou com ouvintes, de modo que não sejam privados desse direito. Laysa Franca Colares

    ResponderExcluir
  3. O diferente assusta, causa estranheza, isso faz com que umas das coisas mais difíceis para o ser humano é lidar com aquilo que é diferente dele próprio.
    A acessibilidade para as pessoas surda é de extrema importância, pois favorece uma melhor compreensão entre surdos e ouvintes. Além disso, a utilização das libras contribui para a inclusão social e consequentemente a eliminação na exclusão social.

    ResponderExcluir
  4. A- Por que ainda existe resistência em promover a acessibilidade para as pessoas surdas? Porque aquilo que é diferente traz dúvidas, incertezas e a falta de conhecimento dificulta a visibilidade dessas pessoas na nossa sociedade. Acho que falta também incentivo por parte do poder público em realizar uma abrangência maior da linguagem de sinais para todos aqueles que querem aprender.

    B- Qual o papel da Libras para a acessibilidade das pessoas surdas? Traz visibilidade para esses sujeitos que através de uma língua própria podem ser comunicar, serem vistos e irem em busca dos seus direitos, além de tornarem pessoas inclusivas, deixando de lado a exclusão social, ou parte dela.

    ResponderExcluir
  5. Por que ainda existe resistência em promover a acessibilidade para as pessoas surdas, acredito que não tem mais resistência, estamos em um melhor crescimento nesta área.

    Ao definir o papel da Libras para a acessibilidade das pessoas surdas, tem um papel na possibilidade de COMUNICAÇÃO em tempo real.

    ResponderExcluir

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.