Doze equipes de dois Estados participam de competição em Rio Claro neste sábado.
A Associação dos Surdos de Rio Claro (ASRC) realiza neste sábado, dia 13, competição de futebol de salão interestadual no município. Estão confirmadas delegações de Franca, Campinas, Belo Horizonte, Tupã, São Paulo, Jundiaí, Americana, São José do Rio Preto, Jaú e Araraquara.
De acordo com a organização do evento, as partidas serão realizadas no Centro Social Urbano (CSU) Mitiko Nevoeiro localizado na Avenida 25 com a Rua 17 no bairro do Estádio e no miniginásio de Esportes Mané Bortolotti, localizado na Rua 9 esquina com a Avenida da Saudade – anexo ao Ginásio de Esportes Felipe Karan.
Todas as equipes participantes são formadas por atletas federados que disputam competições oficiais em diversos Estados. Cada partida terá a duração de dois tempos de 15 minutos cada. As 12 equipes participantes foram divididas, através de sorteio, em quatro grupos de três denominados A, B, C e D.
Pela fórmula de disputa, na primeira fase as equipes se enfrentam entre si dentro de cada grupo. Classificam-se uma equipe de cada grupo. Desta forma, explicam os organizadores, restaram quatro equipes que se enfrentarão nas semifinais. Destes dois confrontos, serão definidos os finalistas bem como as equipes que vão disputar o terceiro lugar.
Integrante da Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania, através da União dos Vereadores do Estado de São Paulo, a Uvesp, o vereador Júlio Lopes destaca a importância da atividade esportiva que será realizada em Rio Claro. “O esporte é uma forma eficaz de possibilitar a inclusão social a pessoas com deficiência”, sinaliza o parlamentar.
Para Júlio Lopes, Rio Claro que já conta com representante nas paraolimpíadas na categoria tênis de mesa através de Carlos Alberto Carbinatti Junior, pode ampliar a sua participação nos jogos que serão realizados no Brasil em 2016 incentivando atletas em outras áreas esportivas.
“É preciso apoiar as pessoas com deficiência que buscam alternativas para a prática esportiva”, disse o vereador ao defender a retomada do basquete adaptado no município. “Estamos falando de integração social quando defendemos investimentos no esporte adaptado”, enfatiza.
Encerrada a competição, atletas e integrantes das comissões técnicas, bem como os organizadores vão participar de confraternização no Mello Eventos. Na oportunidade, além da entrega de troféus e medalhas também será realizada a comemoração do 10º aniversário da Associação dos Surdos de Rio Claro.

 http://www.camararioclaro.sp.gov.br/blog/2013/07/11/rio-claro-sedia-i-copa-de-futsal-para-surdos-com-participacao-de-12-equipes/